Alegria e solidariedade. Estas são as marcas principais do Renascer 2010, tradicional retiro de carnaval que será realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Além da doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados às vítimas do terremoto no Haiti, a população poderá exercer a solidariedade através da doação de sangue.  A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará  (Hemoce) vai estar nos três dias do encontro,  das 9h às 16h, à disposição de quem quiser fazer a doação de sangue ou cadastro de medula óssea.

Como faz questão de ressaltar a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, o Renascer já se tornou um ponto tradicional de coleta de sangue durante o carnaval. Esta importante parceria já ocorre desde 2003 e atrai não apenas participantes do evento, mas toda a população que aproveita o feriadão para fazer a doação.

Nágela explica que a meta do hemocentro é manter um bom estoque de bolsas de sangue para o carnaval, período em que ocorrem muitos acidentes, o que aumenta a demanda por sangue nos hospitais.  “Trata-se de uma parceria importante, pois o público presente no Renascer, além de um público tradicional, que todos os anos aproveita o evento para fazer sua doação, com pessoas que não fazem ingestão de bebidas alcoólicas. Isso que nos ajuda na manutenção do estoque para este período”, afirma Nágela. 

Vale ressalta que em 2009, durante os três dias de Renascer, foram 282 candidatos à doação, 187 que efetivamente puderam doar e 159 que se cadastraram para doação de medula óssea. A meta este ano é aumentar este número, através das campanhas de divulgação e conscientização antes e durante o carnaval.

Renascer

Viver uma alegria passageira, tudo mundo vive. Mas viver uma alegria que não passa, só há uma opção: o Renascer 2010. É com esta certeza que a Comunidade Católica Shalom realiza, pelo 24º ano, o seu retiro de carnaval. O evento será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Ele traz o tema “A alegria nasce do amor”(Papa Bento XVI). A entrada é gratuita. Durante os três dias de encontro, o Renascer irá arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados às vítimas do terremoto no Haiti. Mais de 12 mil pessoas são esperadas, diariamente, neste grande evento de alegria e oração.

A idéia se espalhou e, hoje, o Renascer acontece em mais de 30 cidades brasileiras, entre elas: Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Curitiba, Teresina, São Luís, Belo Horizonte, além dos municípios cearenses de Aracati, Aquiraz, Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Pacajus, Quixadá e Itapipoca.

Serviço:

Renascer 2010 – “A alegria nasce do amor!”
Data: 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio Paulo Sarasate;
Presenças: Moysés Azevedo, Emmir Nogueira, Pe Antônio Furtado, Frei Patrício Sciadini O.C.D.
Entrada Gratuita
Informações: (85) 3261 4444/ 3295 4583/ 30876047

Por Rocélia Santos

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles