O carnaval é sem sombra de dúvidas a maior festa popular no país do samba. Em alguns estados a folia começa cada vez mais cedo e se prolonga dias depois da data de encerramento. A programação de TV em sua cobertura enfatiza a folia, a alegria e a diversão dos brincantes. O saldo negativo da festa só é detalhado depois dos três dias quando nada mais se pode fazer.

As  grandes patrocinadoras do evento e de sua cobertura são as cervejarias. E,  coincidentemente a maioria das mortes, seja no trânsito, seja em brigas estão relacionadas à bebida. Seria teoria da conspiração unir as duas premissas e pretender a partir delas estabelcer uma possível relação?

Eu suponho que não. Viajar, divertir-se, brincar é saudável e revigora os ânimos de qualuqer pessoa. Entanto, o execesso na bebida, tida como o combustível do folião é altamente prejudicial. O resultado é visto todos os anos no balanço final do carnaval. Comemora-se algumas mortes a menos ou o apresentador diz franzindo a testa, “aumentou o número de mortos neste carnaval segundo dados divulgados por…”

Há quem se libere nesse período de qualquer espécie de lei . O imperativo é curtir. O respeito aos próprios limites são relegados à última instância ou talvez à penúltima, pois existe o respeito ao próximo, quase sempre ocupante do posto de lanterninha na escala de valores do carnaval.

Por banalidades, descuidos, alta velocidade, pequenas brigas muitas vidas no país do samba chegam a seu fim prematuramente. A TV bem poderia ser mais coerente no seu papel de informar e também formar seus telespectadores. Poderia ir bem mais além da lei, aliás, não fosse isso talvez nem se recomendaria o beba com moderação ou se for dirigir não beba.

Opção diferente

Para quem quer curtir uma emoção diferente no carnaval fica a dica dos retiros de carnaval. A onda pegou e Fortaleza se tornou a capital desses retiros. Em quadras, ginásios, associações, paróquias tem sempre algum grupo reunido e munido de muita alegria. Quem já experimentou esse tipo de evento garante que a diversão é garantida e que a alegria não se acaba na quarta-feira de cinzas, permanece indeterminadamente.

O ANCORADOURO fará a cobertura do Renascer, o maior dos encontros de carnaval no estado e também pioneiro. A entrada é gratuita. Acontece no Ginásio Paulo Sarasate, de domingo a terça-feira, sempre das 8h às 19h. Nesse ano o tema do evento é a alegria nasce do amor. Para quem deseja fazer uma experiência radical eis uma excelente oportunidade. Participe e descubra o que existe esses retiros que a cada ano crescem e se espalham pelo Brasil.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles