Em Fortaleza acontece um fenômeno, multiplicam-se os retiros de carnaval. Em escolas, ginásios, quadras tem sempre um grupo reunido oferecendo uma opção diferente para quem deseja passar os dias de carnaval de um jeito novo.

O maior deles acontece num ginásio de esportes e reúne  cerca de 14 mil pessoas por dia. É o Renascer, promovido pela Associação Internacional de Fieis Comunidade Católica Shalom. O evento é marcado pela alegria, músicas ritmadas, apresentações artísticas e momentos de celebração, Adoração e súplica pela cura divina.

São muitas as pessoas que fazem a experiência com uma alegria que não acaba na quarta feira de cinzas, ao contrário, se prolonga por toda a vida. Jovens tocados pelo acolhimento e uma orientação pautada nos valores cristãos abandonam a dependência química; outros encontram no retiro um ânimo novo para vencer a depressão e outras adversidades. Redes de relacionamentos são criadas e o sorriso volta a estampar nas faces outrora marcadas pela tristeza.

O evento ainda tem um forte apelo social. Nesse ano, alimentos foram recolhidos para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti; O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) coletou mais de 150 bolsas de sangue e cadastrou 50 possíveis doadores de medula óssea. Projetos que trabalham na recuperação de adictos das drogas apresentaram seu serviço e os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com os mesmos.

 A estrutura do evento contempla a participação das crianças facilitando para que os pequeninos possam curtir um carnaval diferente e seguro, livres da violência e riscos desnecessários.

 Diante do novo cenário social criado no carnaval poder-se-ia perguntar, O que leva uma pessoa passar três dias em retiro num ginásio de esportes no país do samba¿ Só quem faz a experiência é que pode dar uma resposta à questão. O certo é que fórmula deu certo e por todo país os eventos crescem a cada ano proporcionando um encontro divertido e o mais importante, com um saldo positivo ao seu término favorecendo na construção de uma sociedade mais solidária, tolerante e menos violenta.

 O Renascer marca o surgimento de uma nova geração, um povo novo que escolhe sedimentar sua existência em valores duradouros diferentes dos apresentados no senso comum. Pelo visto o homem pós moderno não se contenta com a mentalidade relativista e hedonista em voga.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles