A Quaresma é um período propício ao recolhimento e à revisão de vida. Através dela nos preparamos para celebrar bem a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos colaborar com ação da graça de Deus através de alguns gestos concretos nesse período de quarenta dias. O ANCORADOURO indica três  gestos como dica para se viver bem a Quaresma 2010.

1.

A Oração

Quando rezamos somos felizes. A certeza de que Deus é nosso amigo gera alegria e regozijo  à alma da criatura. Rezar é conversar com Deus, tê-lo como alguém próximo e não como um castigador carrancudo pronto a anotar nossas faltas. Não é assim, Deus é amor, Deus é nosso amigo.

2.

O Jejum

Jejuar é uma prática antiga e via para o auto-conhecimento. O jejum do alimento nos ajuda o autocontrole e auxilia o próximo pois a igreja orienta que a refeição  suprimida seja doada a que necessita.

3.

A Esmola

Procure nessa Quaresma uma pessoa ou família pobre e veja como poderá ajudá-los. Sempre existe um meio de partilhar o que temos. A prática nos abre para o outro e nos faz sair de si mesmo nos fazendo descobrir deste modo o segredo da felicidade.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles