Ancoradouro

Inquisição Protestante, Ela existiu

5344 18

Quando falamos de inquisição a primeira palavra que nos vêm à cabeça é a Igreja Católica. O triste fato é  usado por muitos protestantes e não-crentes como trunfo nas acusações contra a Igreja. Ela, de fato, foi um ato horrendo e contrário à pureza do Evangelho. João Paulo II no ano jubilar pediu perdão à  humanidade pelos erros da Igreja no bimilênio decorrido, entre eles, pela inquisição.

O que muitos não sabem é que também ocorreu uma inquisição protestante, cujos requintes de crueldade não ficaram a dever em nada comparando às acusações contra a Igreja. Nos países dominados pelo protestantes os católicos tinham que se mudar ou se converterem à nova fé e se fosse encontrados celebrando a missa eram brutalmente assassinados.

Fátima, do site Veritatis Splendor escreve sobre o assunto: “Os primeiros protestantes não eram distingüidos por serem os “campeões da liberdade de opinião” como querem nos fazer crer. Eles, que clamavam pela liberdade religiosa nos países católicos, em seus territórios suspendiam rapidamente a celebração da Missa e obrigavam os cidadãos, por lei, a assistir obrigatoriamente os cultos reformados; também destruíam os templos católicos e as imagens [sagradas], além de assassinarem bispos, sacerdotes e religiosos; foram muito mais radicais em seus territórios do que ocorreu nos territórios católicos.

Citaremos apenas alguns exemplos (já que [quase] todas as fontes pesquisadas apenas se referem à inquisição católica e nenhuma a [inquisição] protestante):

– Registre-se o massacre dos monges da Abadia de São Bernardo de Brémen, no séc. XVI: os monges foram assassinados ou desfolados, atirando-lhes sal na carne viva, sendo a seguir pendurados no campanário por bandos protestantes.

– Seis monges cartuxos e o bispo de Rochester, na Inglaterra protestante, foram enforcados em 1535.

– Henrique VIII mandou queimar milhares de católicos e anabatistas no séc. XVI (mas foi sua filha católica, Maria, que acabou recebendo o título de “Maria, a sanguinária”!).

– João Servet, o descobridor da circulação do sangue, foi queimado em Genebra, por ordem de Calvino (porém, é comum se recordar apenas do “caso Galileu”, o qual NÃO foi justiçado!).

– Quando Henrique VIII iniciou a perseguição protestante contra os católicos, existiam mais de 1.000 (mil) monges dominicanos na Irlanda, dos quais apenas 02 (DOIS) sobreviveram à perseguição“. Prossiga a leitura clicando aqui.

Recomendado para você

18 Comentários

  • Maviael Coelho disse:

    Onde estão os irmãos protestantes que fecharam
    os olho para esta página? Infelizmente muitos ca-
    tólicos e protestantes foram iguais ou piores do
    que Judas.Pois havia de ter um traidor.Porém es-
    cândalos hão de vir,mas ai daqueles por quem vierem os escândalos(palavras de Jesus). A oração
    do Pai-nosso nos orienta,perfeitamente quanto ao
    Amor e Misericórdia de Deus.
    Infelizmente,muitos católicos não buscam viver
    a fé e ler as escrituras com orientação correta e
    caem nas falsas doutrinas.Deveria haver só um (luterana),porém são mais de 30mil.Certamente,algo está errado.E ainda algu-
    mas pessoas buscam a cotenda. “Sejam um como Eu
    e o Pai somos Um”(Jesus Cristo)

  • Luis disse:

    Sr. Maviael, quanta confusãono seu comentário. Primeiro comclama, com uma pergunta, os “irmãos protestantes” criticarem esta página, ao menos é o que se compreende. Depois se refere aos Católicos como se com estes se preocupasse, as depois diz que só deveria haver uma igreja Católica, a Luterana…??? Desculpe Sr., mas só há uma Igreja deixada p9or Criso, a Católica Apostólica Romanae há milhares de igrejas protestantes descendentes de Lutero e demais reformadores…

  • Maviael Coelho disse:

    Vocês protestantes não tem jeito.Naõ sabem que Jesus só fundou uma Igreja?(Mt16,18) e que até o ano de 1500 só existiam os cristãos católicos.Infelizmente,a maioria dos católicos e
    protestantes são como alguns que além de não sa-
    berem escrever,não compreendem um texto que afir-
    ma que Jesus não permite a proliferação de “igre-
    jinhas que na verdade são grandes negócios”.A
    afirmação do texto é que Lutero provocou uma ava-
    lanche de falsas igrejas e que a culpa é de mui-
    tos católicos que não vivem nem valorizam os
    ensinamentos de Cristo.Até alguns padres como
    ocorreu com Lutero,enveredam pelo erro,só que hoje é pela pedofilia ou o de não assumirem o
    verdadeiro papel de ministros do Evangelho e
    da Eucaristia(Mt26,26;Jo6;Lc1,48;Jo19,25-27).
    Quantos são os que buscam em primeiro lugar re-
    galias e salários? Perderam o verdadeiro senti-
    do de representates de Cristo na terra na Igreja Militante? Graças a Deus que ainda exis-
    tem alguns que buscam representar,verdadeiramente,o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  • Maviael Coelho disse:

    Infelizmente,há pessoas que pensam serem as ú-
    nicas detentoras do conhecimento.Uma certa vez,em
    Juazeiro do Norte,encontrei um senhor católico do
    Rio Grande do Norte que se dizia missionário e que conhecia (muito),pois tinha 50 livros.Então,
    falei para ele que só religios,tenho mais de 2.000 livros.Ele ficou sem graça. Quantas pessoas
    tem bibliotecas com acervos superiores a 10mil ou
    mais?
    Um certo irmão sugeriu que eu era protestante,
    porém,é bom que ele leia nos outros posts relacionados.

  • Paulo César disse:

    Toda religião afasta o homem de Deus, seja ela católica ou protestante. Jesus criticava duramente os religiosos, mas hoje defendemos denominações religiosas mais do que o evangelho. É triste ver pessoas discutindo religião ao invés de proclamar os ensinamentos de Cristo. Temos que acabar com essas contendas religiosas e nos preocupar com coisas maiores.

  • Servo disse:

    Tanto católicos como protestantes podem ter matado no passado,embora sobre protestantes não se tenha nada concreto.
    Mas a igreja católica devia é abandonar as heresias e se voltar ao evangelho verdadeiro,pois do contrário estão caido seus membros,e por mais que queiram dar um certo destaque a inquisição protestante,não empede o avanço dos evangélicos.
    Nota se que esse assunto é uma tentativa fracassada para acordar os católicos em vão.

  • Polly disse:

    Bom…primeiramente, a matança que protestantes faziam (que não se compara com o que a Católica já fez durante séculos e séculos) era uma resposta para a perseguição de católicos contra protestantes. Mas em números absolutos a igreja Católica ganha com números absurdos. Não é atoa que, segundo especialistas a Roma papal derramou mais sangue que a Roma pagã.

  • É, mas, do jeito que contam a história, só nós, os católicos fomos ruins. É aquele que aniquilou falando mal do que assassinou. Deus, tenha piedade de todos nós. Vem Senhor Jesus, vem, a hora é boa pra voltar!

  • Malena disse:

    É importantíssimo conhecermos os erros do passado para q não voltem acontecer, e mais importante ainda é compreender que infelizmente a questão da tortura para redimir pecado era um pensamento cumum do contexto medieval e tanto catolicos como protestantes erraram muito, embora os protestantes não reconhecam seus erros também.

  • Fernando disse:

    Na verdade sempre que a religião se aliou ao Estado, perdeu sua pureza, por mais sinceros que sejam, aqueles que se envolvem em política, acabam se corrompendo.

    Paulo nos exorta a não formarmos facções, por elas causam divisões e contendas.

    Mas o que se deve analisar não são apenas as obras do passado e sim as do presente. Quem hoje prega o Evangelho embasado na Palavra? Quem hoje cultua e venera imagens? Quem hoje cede às tentações das riquezas. Analisemos o presente para nos purificarmos, pois o passado ficou para trás e o que foi feito, foi feito.

    Que cada um hoje analise sua vida se está de acordo com o Evangelho, se não está se encurvando diante de imagens, praticando idolatria e autolatria, senão estará revivendo os mesmos erros do passado.

  • andreia disse:

    As pessoas não percebem que guerras começaram assim? Todos querem ser detentores da verdade, qual é a verdade? Para mim é aquela que Jesus deixou “Amar o próximo como a si mesmo”. Qual é a minha religião? Sou admiradora dos ensinamentos de Jesus, tento colocar em pratica o que ele veio nos ensinar, amar quem me ama é fácil agora tento amar os que me fazem mal, perdoar então é muito difícil, mas tento e vou consegui, eu não conheço a bíblia, nunca a li inteira, mas como já disse Gandhi ” Li o sermão da montanha e me bastou”.

  • Tay disse:

    Sr. Luiz, querer ser o dono da verdade é uma responsabilidade tamanha. Quero que me relate BIBLICAMENTE E HISTORICAMENTE que a unica igreja deixada foi a q você citou. Me desculpe meu caro, mas IGREJAS não foram deixadas, IGREJAS foram criadas NÃO PONHA ATOS A DEUS. Pois ele não deixou a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA que sinto pelas suas palavras que encheu a boca pra falar. Deus deixou amor, seu filho e seu perdão. Igrejas? Dominações? Pensar antes de falar né filho’. Claro, se vc não enquadrar entre os muitos que se dizem católicos, que se deixam levar pelo o que seu ”superior ” na terra fala no púlpito.

  • Alexandre disse:

    Meu Deus,
    Da onde inventaram tanta aberração.
    Oh, Maviael Coelho, você precisa estudar mais a Bíblia para não falar tanta bobagem. É lógico que O Senhor Jesus deixou somente uma Igreja na Terra, e é a que triunfa até hoje, só quem não sabe disso são vocês, sabe porque, porque vocês não cumprem, vocês estão mais preocupados em cumprir tradição humana e rituais humanos do que obedecer a Bíblia. Se vocês estudassem a Bíblia, não falariam nem faziam tanta bobagem.

  • Zafenate Panéa disse:

    Eu estou aqui, e quero dar o meu parecer. Na minha opinião, essa história da inquisição protestante, é semelhante a história do CRIMINOSO HEDIONDO que, quando se encontra diante do juiz diz: não sou o único PECADOR. e com isso tenta desesperadamente encobrir seus CRIMES. a Igreja Católica queimou vivos milhares de pessoas no fogo, e nunca vai poder se desculpar e nem encobrir com suas farsas, os CRIMES HEDIONDOS que praticou contra Judeus e protestantes. Essa história de inquisição protestante, é simplesmente uma manobra bem arquitetada da IGREJA CATÓLICA, com objetivo único de jogar fumaça, e encobrir as desgraças cometidas cometidas nas vidas de milhares de familias no mundo INTEIRO. sou protestante com muito ORGULHO.

  • Alisson disse:

    Sr. Vanderlúcio Souza. Boa Tarde. Quero que me responda se poder, algumas questões. Esqueçamos a INQUISIÇÃO de ambos como falou em seu texto, pois já é passado, certo!, deixando aqui bem claro que isso foi crueldade humana e não vontade de Deus nem de Jesus Cristo, pois não foi isso que ele nos ensinou.

    O que o Sr. entende por: ” Jesus ser o único mediador entre Deus e o homem”? Isso esta escrito na Bíblia em que você possui.

    Jesus ensinou sobre o Purgatório?

    Dizem que o PAPA não deve ser casado, pois é sucessor de pedro e pedro não era casado. Como assim se na Bíblia fala que a SOGRA de Pedro foi curada?

    Na Bíblia Diz em Romanos 3, vers. 23 que “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    Romanos 3:23” (TODOS PECARAM)… E porque a Igreja defende que Maria não pecou???

    NOTA: (Deixo bem claro, que Maria foi a mulher mais PRIVILEGIADA DESSA TERRA em ter em seu ventre nosso único e SUFICIENTE SALVADOR, amada por Deus, um exemplo orgulhoso de fé e obediência aos ensinamentos de Jesus. Isso é incontestável. Antes que se levante alguém de forma acusadora e façam injurias a essa pergunta DIZENDO que estou injuriando Maria. Pois NÃO a ADORO mas sei da sua ENORME IMPORTÂNCIA nos planos de DEUS, porém o único mediador é JESUS CRISTO , POR TANTO ELA NÃO PODE SER IGUALADA A ELE).

    O que é a CANONIZAÇÃO SENÃO A NOMEAÇÃO FEITA POR HOMENS VIVOS EM FAVOR DE HOMENS MORTOS?
    O PAPA JOÃO PAULO II IRÁ ESCUTAR SUAS PETIÇÕES ASSIM QUE FOR CANONIZADO? COMO SE ESTA MORTO? “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio. Salmos 115:17”

    PEÇO QUE, Não leve essa questões como afronta, por favor, pois são dúvidas claras, em que lendo a Bíblia são contrárias a mesma e praticadas de forma espantosa pela igreja que vocês chamam de (santa) e que proibiam a leitura da Bíblia pois sabiam o que poderia acarretar quando lessem o mesmo conteúdo que os sacerdotes. Estudando sobre isso vemos a PURA POLÍTICA, em que estamos vivendo hoje assim como foi no passado da igreja CATÓLICA, onde não se da a educação para não haver um população pensante e conhecedora da verdade. A igreja mudou de opinião ou esta “dançando conforme a música para não perder os FIÉIS?”

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6… Vendo esse Versículo vem outra questão que muitos se perguntam!!

    Pra que santo “CASAMENTEIRO”, OU “SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS”. Existe até “SANTO DOS ENDIVIDADOS!!” Como assim? será que foi isso que Jesus ensinou?

    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
    E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

    João 14:12-13

    Lembrando que as petições são em vida depois de morto é só esperar o JULGAMENTO DE DEUS.

    Amém.

    Fica aqui as questões para serem sanadas.

    SERÁ QUE JESUS ESTA SE AGRADANDO DESSAS PRÁTICAS ?

    Desde já agradeço. E aguardo respostas.

  • Maria do carmo disse:

    Muito mimimimi…quero as fontes…d tudo isso..pois nenhum livro de historia d época contém tais informações e acusações feitas pelos católicos …site católico é sempre assim..mentem..diminuem os mortos da inquisição criada por eles e colocam mortes nas costas dos protestantes!!

  • Sergio disse:

    Cade as fontes sobre o que ela citou

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =