Ancoradouro

Ser Católico e Espírita, Pode?

1760 48

A pós modernidade, período no qual estamos inseridos, é marcado pelo relativismo, inclusive no campo religioso, também denominado de  pluralismo religioso. Nesta concepção a verdade é diluída em todas as crenças a ponto de não se poder mesmo afirmar que ela exista, de fato. Apesar dos tempos terem mudado, a doutrina da Igreja Católica não titubeou, continua firme seu ensinamento sobre a verdade, a bondade, a unidade e a beleza.

No cenário do relativismo religioso as pessoas podem ser católicas e espíritas concomitantemente, por exemplo quando na verdade trata-se de um binômio incompatível. Existe um abismo de diferença entre a religião católica e a doutrina espírita.

Aqui nos referimos à doutrina, não colocamos em evidência a pessoa do espírita, suas intenções e motivações que o leva a assumir tal condição de fé. Nos direcionamos aos católicos a título de esclarecê-los que não se pode servir a dois senhores. Realmente, uma pessoa que se diz católica não pode ser espírita.

Existem pontos de unidade entre as duas doutrinas referidas, como a luta contra o aborto, por exemplo. Contudo os pontos de divergências que caracteriza cada uma das expressões são inconciliáveis. A igreja ao proibir um católico de frequentar sessões espíritas não cerceia a liberdade do indivíduo, pois este pode escolher deixar a fé católica e aderir a qualquer credo, mas sendo católico deve ter a consciência da incompatibilidade entre as duas doutrinas.

Diante do novo filme lançado sobre Chico Xavier  muitos católicos perguntam se devem ou não assiti-lo. O diretor do longa, em entrevista coletiva convidou católicos e protestantes a prestigiarem a exibição pois afirmou que o filme não levanta a bandeira do espiritismo.

Particulamente acredito que não convém ao católico assitir ao filme, pois é ingenuidade pensar que num roteiro dedicado à história do expoente máximo do espiritismo no Brasil não levante o estandarte doutrinário. Esse feito, diretor algum poderia suplantar ao retratar qualquer personilidade ligada efetivamente ao meio religioso.

É tão forte a expressão espírita no filme que no  set de filmagens aconteceu um caso de  possessão como foi afirmado na própria coletiva à  imprensa sobre o longa. Para a Igreja Católica os casos de possessão estão relacionados ao príncipe deste mundo, diferente do entendimento espírita. Portanto, se faz imperativo ao católico que mantenha seu respeito aos espíritas e abstenha-se das sessões e eventos de cunho formativo ligado à doutrina como um filme, por exemplo.

Recomendado para você

48 Comentários

  • Olá Vanderlúcio Souza, em respeito aos seus 14 anos de louvor a Deus; e sabendo que é um estudante de Comunicação Social e jornalismo; mas poderia também orientar mesmo que “particularmente” para um espírita não assistir ao filme “A Paixão de Cristo”; assim como fez em dizer para um católico não assistir ao filme “Chico Xavier”. Chega a ser hilário, tem certeza que está no curso certo? Porque não deixar que cada um escolha o que é melhor pra si. Apenas te lembrando que o livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. Ahhh e não é uma palavra inventada pelo espirtismo não, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino escreveram bastante sobre o livre-arbítrio. Mas talvez seja melhor nem falar em livre-arbítrio mesmo, é melhor falarmos em hipocrisia.

    • maria manuela pereira delgado silva disse:

      Boa noite ! Só gostaria de dizer que os Espíritos Benfeitores invocados na Doutrina Espírita,são tão sómente os Santos invocados pelos Católicos.Só se pode falar daquilo que se conhece e não dar conotações erradas,só porquê sim…

  • Luis disse:

    Bom dia Sr. Julio. Não concordo com o Sr. e, consequentemente concordo com o Sr. Vanderlúcio. Este opina que os Católicos não devem assistir ao filme do Chico Xavier. Ele está certíssimo. É um filme para espíritas, não para católicos! Quanto à Paixão de Cristo, este é recomendado para todos, ou os espíritas não seguem o evangelho? Claro que seguem! Apesar dos erros que cometem, certamente acreditam que estão fazendo o que Jesus ensinou. E desde quando aconselhar alguém vai de encontro ao livre-arbítrio? A pessoa ouve o conselho e toma a decisão que achar mais conveniente. Fique com Deus! Acho que o próprio Chico Xavier, apesar de seus erros doutrinários, não recomendaria um tal filme a um católico!

  • Boni (O aniquilador de ídolos) disse:

    O dono desse site fala das redes de televisão com tanta propriedade e desenvoltura que já estou me convencendo de que ele é JESUS CRISTO.

    O que é mais prejudicial para nossas crianças,para nossas famílias ?.As emissoras de TV,ou as colunas neste site, de espíritismo,
    ocultismo,astrologia e outra abominações
    contra o Senhor Jesus.

    Colunas que o dono do site permite e consequentemente ajuda a pregar tais imundíces.

    Seria o tal do ecumenismo talvez ?.

    Amor ao dinheiro talvez ?.

    Jesus,certa vez disse :

    Que parte tenho Eu com belial ?.

    O dono do site é cristão ou mundano ?.

    O vanderlúcio está preocupado com as novelas da globo que passam mensagens de espiritismo,e no site dele tem a até coluna dedicada pra isso.Sem contar ocultismo,astrologia e outros fragmentos do inferno.

    Isso que acontece na globo é ordem da igreja católica.É o tal do ecumenismo.

    Deêm uma olhada aqui do lado,está em ordem alfabética.Está escrito assim :

    CONEXÂO ESPÌRITA.

    • Vanderlúcio Souza disse:

      Bonillo, acredito que você esteja entre os 70% dos brasileiros que se dizem alfabetizados mas não sabem interpretar um texto. Um pouco mais de acuidade perceberia que meu blog é uma ferramenta hospedada numa plataforma online, da qual não detenho poder de escolher o que deve ou não estar nela.

  • Francisco Aragão disse:

    Quanta hipocrisia! Qual a diferença entre católico e espírita? Ora, o espírita invoca mortos e dizem que falam com eles. Quando o católico invoca o nome de Santo Antônio, Santo Expedito, Santa Rita, “Nossa Senhora” disso e daquilo não estaria invocando o nome de mortos? Pelo que sei, a maioria dos espíritas são católicos.

  • aucides sales disse:

    é isso Aragão!
    é tudo necromancia.
    êi, e o pastor “baixou a mão pesada” taxando tudo de coisa de feiticeiro”fragmentos do inferno” quaraquaqua!

  • Luiz Carlos Sant´ana Teixeira disse:

    Quanta ignorancia, quanta falta de conhecimento, quanta calúnia será ainda possivel esse mediocre Francisco Aragão capaz de fazer.
    Senhor Francisco o senhor é alfabetizado ou pede para alguem ler e escrever pelo senhor?
    O senhor sabe a diferença entre invocação e evocação?Não seja um ignorante eterno , procure aprender um pouco e deixe de ser um caluniador barato.
    Me aponte um só documento da igreja que fale a favor do espiritismo, umzinho só senhor caluniador Francisco.Será que o senhor poderia fazer isso?Acho que vai se acovardar e fazer acusações levianas bem afeitas ao seu perfil caluniador e baixo.
    Ninguém luta e sempre lutou e sempre lutará mais contra o espiritismo que a Igreja Católica, quem não reconhece essa verdade está atuando do lado do principe desse mundo, e fazendo sua vontade, que é a de destruir a Santa Igreja.Pena que Nosso senhor nos garantiu que isso não acontecerá.Continue a tentar senhor Francisco Aragão.

  • Ygor disse:

    como assim 2 senhores? Deus eh só UM

  • Dr. Esmeraldo Villas-Boas disse:

    Meu amigo vivemos em uma nova era do estudo e, da reflexão. O homem inteligente, tem o dever de conhecer todas as doutrinas. Católicos frequentando Templos Espíritas? Já pensaram o que seria de nós brasileiros se o fundamentalismo religioso fizesse parte de nossa Cultura? O brasil é um Estado Laico, não temos Religião Oficial. Não temos “Guerras Santas”, graças a Deus o nosso Povo-Cristão frequenta todos os Templos que transmitem os ensinamentos Divinos. Ou seria melhor a frase “DEUS UNE, RELIGIÃO SEPARA”? Você acha essa atitude cristã? E, esse artigo é de natureza cristã? O verdadeiro cristão une já o fundamentalista separa os cristãos por religiões. E, Jesus onde fica nessa história toda? Acredito que Jesus certamente condena esses “Cristãos-Separativistas”!

  • Dr. Esmeraldo Villas-Boas disse:

    UM FELIZ NATAL PARA TODOS!

  • ROSA disse:

    SÃO TANTAS AS CRÍTICAS ENTRE OS CATÓLICOS E ESPÍRITAS…EU ACREDITO QUE ACREDITANDO E AMANDO A DEUS ACIMA DE TUDO, FAZENDO O BEM PARA SEU SEMELHANTE, SEMEANDO A PALAVRA DE DEUS, A RELIGIÃO FOI O HOMEM QUE INVENTOU… VAMOS NOS PREOCUPAR EM AMAR MAIS NOSSO IRMÃO, AO INVÉS DESSA GUERRA DE QUEM ESTÁ CERTO OU ERRADO.

  • Anderson disse:

    Pra vc tirarem as duvidas sobre catolicismo, e ñ ficarem se atacando de um lado pro outro que é falta de caridade; Recomendo a todos os catolicos lerem Roma e o Evagelio Escrito pro sacerdotes catolico.

  • Camila sales disse:

    para mim a unica semelhança claro Kardecistas com catolicos ambas querem fazer o bem uma de um jeito diferente da outra, falam mau por exemplo do espiritismo por que nunca devem ter entrado em um centro espirita. são comandados pelo os que os outros dizem não tem vontade propria ouvem de pessoas completamente ignorantes. quer falar mau de outra religião fale mas você tem que conhecer vc proprio do que está falando, não deixe se levar por ninguém não deixe que falem por vc…
    Dias atras eu estáva ouvindo uma radio evangélica que criticam todas religiões crontrarias a eles. cara como que eles querem seguidores desse geito vão buscar preconceituosos não cristães

  • Ronaldo Monteiro disse:

    Sr. Luiz Carlos Sant´ana Teixeira

    Vejo que o senhor não passa de um fundamentalista ignorante, assim como os fariseus na época de Cristo. Como Ele dizia, engole uma mosca e arrota um boi. Por causa de pessoas como o senhor que vivemos em um mundo de intelorência e desrespeito ao próximo. Infelizmente, pessoas pequenas como o senhor tem propagado as diferenças entre os credos e os crentes, como num levante de guerra santa, onde quem grita mais alto, barganha mais.

  • carlos edu disse:

    QUE MORAL TEM O CATOLICISMO PARA CRITICAR O ESPIRITISMO?
    AMBOS SE COMPLETAM…………………..

  • joacir Alberti disse:

    Meus irmãos cristãos, de todas as religiões: Nós cristãos, invés de combater o mal, a ignorancia,o materialismo, ficamos nos degladiando, para saber quem tem razão.Nossas verdades são relativas a nossa ignorancia.A verdade absoluta pertence a DEUS.
    Os que pregam a intolerancia religiosa, como por exemplo a IGREJA CATÓLICA, está obstruindo o plano de JESUS para nosso planeta, que como ele disse, não perder uma só ovelha.
    Graças a Deus, no seculo XIX, comessamos a nos libertar do jugo Romano, que se extende até agora sobre a humanidade.Felises são aqueles que estão se libertando do cabresto Religioso fundamentalista.

  • Alexandre disse:

    Poder não pode, mas eless são.
    A maioria dos católicos é espírita ou macumbeiro, principlamente na Bahia. É por isso que é muito fácil ser católico deste jeito, pode fazer tudo errado e depois é só rezar uns 5 Pai Nosso e umas 50 Ave Maria e tá tudo certo. É verdade, a ave maria é sempre mais que o Pai Nosso que o Senhor Jesus ensinou, e ainda dizem que não adoram a Maria.

  • Andre disse:

    Pessoal, não entendo a briga de vocês, qual a diferença entre um espírita e um católico? Todos seguem cristo e os seus ensinamentos, essa briga tem que termina e lembrar que o certo e amar a deus antes de todas as coisas e ao próximo quanto a si mesmo, então vamos esquecer religião e pensar no amor que podemos passar para outra pessoa, ajudar um irmão necessitado, aprender a perdoar, a parti do momento que a gente começar a olhar primeiro para os nosso problemas e os nosso defeitos, com certeza não vamos mais julgar as outras pessoas e assim esquecer o preconceito de religião, sexualidade e etc..antes de da a opinião que tal a gente conhecer o que o espiritismo prega, o que ele faz de bom e o conceito da sua doutrina, da mesma forma o catolicismo, será o que ele prega? O que é falado na sua religião? Com certeza vocês vão se surpreender..

  • Renan disse:

    AS VÁRIAS FACES E DISFARCES DO ESPIRITISMO: FEITIÇARIA-MAGIA, SINCRETISMO, REENCARNACIONISMO, OCULTISMO, NOVA ERA/NWO E VÍNCULOS COM O SATANISMO.
    A Igreja Católica proíbe por haver incompatibilidade total os ocultismos, como: consultar advinhos, horóscopos, cartomantes, tarô, kardecistas, feiticeiros, mães/pais-de-santos e seitas secretas, como a maçonaria; idem, tatuar-se de cobras, escorpiões, lagartos, sinais externos de pertença ao demônio, portar amuletos, figas, patuás,, recitar “orações fortes”, correntes de oração, evocar mortos, umbanda, candomblé, vodu, ir a igrejas evangélicas quase todas – anúncios a rodo – adotantes de mesmas práticas espíritas, como expulsão de supostos maus espíritos, afastar malefícios, aparecerem entidades nos cultos, turbinar a vida financeira, a teologia da prosperidade – do “ter”, não do “ser” etc., são práticas condenáveis pela Igreja, havendo sensível participação de entidades ocultas.
    Há supostas manifestações e comunicações mediúnicas/espiritas que são fraudes de mágicos, como o caso de supostos espíritos de mortos em contato com vivos, o mais certo são manifestações demoníacas; aliás, não existe católico-espírita, apenas espírita que se diz católico, com sérias objeções a reencarnacionistas confrontando o Evangelho, pelo qual após a morte a alma é levada a julgamento; Hb 9,27: está escrito que todos hão de morrer uma só vez, depois de que segue-se o juízo; de igual forma Jesus na cruz dizendo ao ladrão arrependido, dentre outras referências, como: Jó 7, 9-10 e Ecle 12,7, etc.
    Incluem-se no pacote sedutores filmes e revistas infantis de aparências inocentes e ingênuas, estilo Harry Potter, Anime Naruto, envolvendo “diabinhos, monstrinhos” e “bruxinhos” etc, com várias mensagens subliminares satanistas subtendidas, ou os mais diversos seres cósmicos, porém bem engendradas maquinações de Satanás indo sutilmente envolvendo e atiçando a mente especialmente das crianças ao ocultismo-esoterismo, aderindo às suas práticas até à subversão total; o método do diabo é: apertar o cerco aos poucos, seduzir até chegar à captura definitiva da pessoa, ao ponto de quase obstruir uma reeducação cristã.
    Idem, o mesmo se atribui às religiões orientais, também algo filosóficas como as práticas meditacional-transcendentais da Yoga, Seicho-no-ye e outras “holísticas” de curas integrais em que há explícitos deísmo subjetivista; idem o panteísmo, em que a pessoa por práticas meditacionais pode integrar se a Deus.
    Ao Deus único e trino pertence o futuro e toda vez que, de alguma forma tentamos desvendá-lo, ou conhecer o oculto, para fazer ou não acontecer algo, somos tentados e consentimos no orgulho e soberba ao assim agirmos: o querermos ser como Deus, de forma implícita no mínimo; dominar o invisível à nossa volta, de forma a mantê-lo sob controle de nossos ideais e interesses.
    Há várias referências bíblicas à condenação dessas atitudes idolátricas, no AT: em Dt 18,10, Jr 28,29 2 e Is 8,9 Rm, etc., e no NT como em Mt 6,24 e Lc 16,13: Ninguém pode servir a dois senhores… E em todos e a Igreja adverte de não prática dessas ações, graves desvios na fé cristã. Confira o Catecismo Católico: 2115-17.
    Sem dúvida, é atestado público de desconfiança na pessoa e poder de Jesus de nos proteger e salvar plenamente, já que por duvidar ou achar que não nos protege ou atende o suficiente, recorremos a outras “forças ocultas” para suprir tal deficiência que julgamos existir de alguma forma de sua parte; quem assim procede e se mantém, está dominado; é desde já antecipado comparsa de Satanás para a eternidade afora…

  • Eduardo disse:

    Como eu me divirto com esses comentários dos ditos “cristãos”!
    Com apenas uma frase, jogarei no lixo todo o preconceito exposto nos comentários acima:
    Disse Jesus:
    “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20).
    Lá Jesus estará, seja um templo católico, seja um templo protestante, um centro espírita, um centro umbandista, etc.
    Sei que isso dói em muitos de vocês. Isso chama-se ORGULHO, EGO, algo tão combatido por Jesus.
    Católicos, evangélicos, protestantes, parem de brigar, pra ver quem é superior a quem, isso não é nada cristão. Faço das minhas palavras a do espíria que afirmou num post acima:
    “DEUS UNE, RELIGIÃO SEPARA”? Você acha essa atitude cristã? E, esse artigo é de natureza cristã? O verdadeiro cristão une já o fundamentalista separa os cristãos por religiões. E, Jesus onde fica nessa história toda? Acredito que Jesus certamente condena esses “Cristãos-Separativistas”!

  • Alexandre disse:

    Eduardo,
    O templo da habitação de Deus na Bíblia fala de nós mesmos enquanto ser humano, dentro de nós através do Espírito Santo, esse papo de todos juntos, todos crendo em Deus. Crer em Deus até o diabo crê meu filho ele só não obedece como muitos por aí.
    E só mais um detalhe, Jesus não é religião, Jesus Cristo é o único que pode levar o ser humano até Deus, fazê-lo ter comunhão e paz com Deus. Deus ama o pecador, mas abomina o pecado.

  • rosa disse:

    gente,sao varios caminho……mais deus e um so……….vamos respeitear o proximo bjs

  • Alexandre disse:

    Rosa,
    Para ir até Deus não existem vários caminhos.
    Vários caminhos levam a muitos lugares, mas até Deus, o único caminho chama-se Jesus Cristo.

  • Alexandre disse:

    Rosa,
    Já ia me esquecendo.
    Jo 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  • Alexandre disse:

    O único caminho chama-se Jesus Cristo.
    Jo 14:6 Disse-lhes pois Jesus, Eu Sou o Caminho e a Verdade e a Vida, e ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    Vários caminhos são para as seitas e heresias.

  • Beatriz disse:

    Vocês falaram sobre chegar até Jesus, mas será que a maneira de se chegar até Jesus é pelo catolicismo?? Em que parte da Bíblia está escrito que somente os católicos chegariam aos céus?? Alguém pode me mostrar onde na Bíblia está escrito qual a religião correta a se seguir??…Quanto ao autor do post eu discordo do fato de você dizer que quem é católico não pode assistir ao filme, o fato de assistir ao filme não enfraquecerá a sua fé ou te afastará da sua crença, só uma pessoa de pouca fé pode ser afastada de sua crença pelo simples fato de assistir a um filme…O fato de assistir ao filme só mostra que antes de criticar uma religião ou uma crença você procura conhecer-la melhor…Acho que não é bem esse o caminho para se chegar a Jesus, ele não julgava ele perdoava, Jesus era sinônimo de amor, de compreensão, de respeito ao próximo, não vejo outra forma de chegar a Jesus se não pelo amor, o amor deve nos conduzir à Jesus e depois à Deus, a crença que você escolhe pouco importa, o que realmente importa é a diferença que você faz aonde quer que você esteja porque um católico fervoroso pode estar na Igreja todos os dias comungando e se confessando e ao sair da Igreja não é bom para ninguém, um evangélico que está todos os dias no culto pode sair dele e não ser bom para ninguém, não é o local que você frequenta ou a crença que você segue que vão te levar a Jesus, é a diferença que você faz no mundo, é o que você planta, é o amor, é o respeito que você tem pelo seu próximo…O primeiro dos 10 mandamentos diz que amarás a Deus sobre todas as coisas, não fala nado sobre a religião, fala sobre Deus.O oitavo mandamento diz que “Não levantará falso testemunho”, isso quer dizer que não se pode julgar o próximo, não estamos aqui para julgar o nosso próximo, estamos aqui para perdoar o próximo e amar ao próximo, eis aí outro mandamento “Amar ao próximo como a ti mesmo”, se o autor se diz tão católico deveria estar pregando e seguindo esses mandamentos, cada um escolhe sua religião de acordo com sua conveniência, sua criação, sua família, e permanece em sua crença pois acredita estar fazendo o que é certo…Aqueles que discordarem da crença do seu semelhante não devem julgar ou condenar, não é essa a função do Cristão, acreditamos em um só Cristo e em um só Deus, independente das outras coisas, só existe um só Cristo e um só Deus, e da mesma forma que um católico deve fazer o bem ao seu próximo, o espírita ou o evangélico também, julgar o outro é errado o correto é buscar compreender e respeitar e acima de tudo PERDOAR!!!

  • Beatriz disse:

    Vocês falaram sobre chegar até Jesus, mas será que a maneira de se chegar até Jesus é pelo catolicismo?? Em que parte da Bíblia está escrito que somente os católicos chegariam aos céus?? Alguém pode me mostrar aonde na Bíblia está escrito qual a religião correta a se seguir??…Quanto ao autor do post eu discordo do fato de você dizer que quem é católico não pode assistir ao filme, o fato de assistir ao filme não enfraquecerá a sua fé ou te afastará da sua crença, só uma pessoa de pouca fé pode ser afastada de sua crença pelo simples fato de assistir a um filme…O fato de assistir ao filme só mostra que antes de criticar uma religião ou uma crença você procura conhecer-la melhor…Acho que não é bem esse o caminho para se chegar a Jesus, ele não julgava ele perdoava, Jesus era sinônimo de amor, de compreensão, de respeito ao próximo, não vejo outra forma de chegar a Jesus se não pelo amor, o amor deve nos conduzir à Jesus e depois à Deus, a crença que você escolhe pouco importa, o que realmente importa é a diferença que você faz aonde quer que você esteja porque um católico fervoroso pode estar na Igreja todos os dias comungando e se confessando e ao sair da Igreja não é bom para ninguém, um evangélico que está todos os dias no culto pode sair dele e não ser bom para ninguém, não é o local que você frequenta ou a crença que você segue que vão te levar a Jesus, é a diferença que você faz no mundo, é o que você planta é o amor, é o respeito que você tem pelo seu próximo…O primeiro dos 10 mandamentos diz que amarás a Deus sobre todas as coisas, não a religião, Deus.O oitavo mandamento diz que “Não levantará falso testemunho”, isso quer dizer que não se pode julgar o próximo, não estamos aqui para julgar o nosso próximo, estamos aqui para perdoar o próximo e amar ao próximo, eis aí outro mandamento “Amar ao próximo como a ti mesmo”, se o autor se diz tão católico deveria estar pregando e seguindo esses mandamentos, cada um escolhe sua religião de acordo com sua conveniência, sua criação, sua família, e permanece em sua crença pois acredita estar fazendo o que é certo…Aqueles que discordarem da crença do seu semelhante não deve julgar e condenar, não é essa a função do Cristão, acreditamos em um só Cristo e um só Deus, independente das outras coisas, só existe um só Cristo e um só Deus, e da mesma forma que um católico deve fazer o bem ao seu próximo, o espírita ou o evangélico também, julgar o outro é errado o correto é buscar compreender e respeitar e acima de tudo PERDOAR!!!

  • Douglas fernandes disse:

    No mundo que agente vive hj existe.muitas coisas pr tirar do caminho certo para levar ondas do mau bebida e etc deus e so.um.e eu amo meu deus ele nao criou nada disso ele so espera q.seja de coracao a horacao pra ele e so issy ter amor a ele

  • Gomes disse:

    Quem esteve lá? Quem aqui conviveu com Jesus? Quem aqui garante o que está na Bíblia? Quem garante que os “apóstolos” registraram fielmente o que Jesus disse, ou que foram eles mesmos que escreveram?

    Naquele amontoado de páginas, só há utilidade nos ensinamentos morais, que se resumem perfeitamente na mensagem “Amar a Deus acima de todas coisas, e ao próximo (esteja ele vivo ou morto) como a si mesmo”. Quem à escreveu, pouco importa. ainda não temos como provar mesmo.

    Diabo, demônio, satanás, capeta, coisa ruim, capiroto, cramulhão? Tudo balela. Tudo conversa para boi dormir. Não há raciocínio que nos leve a crer nisso.

    Escolham uma ciência e à estudem profundamente usando a ética, a lógica e a razão. Essa é a melhor garantia da existência e sabedoria de Deus e o único meio de adquirir uma fé que não seja cega, caso contrário, correrão o risco de ficarem estúpidos a vida toda.

    E para aqueles que tomarem como contra argumento os meus erros de gramática e pontuação, saibam de antemão que reconheço que ainda tenho muito a melhorar.

    Abraços e fiquem com Deus!

  • Marciria disse:

    Pode…e vou explicar o porque, se tem padres que saem das paróquias e vão se consultarem no pai de santo, se se interessam e fazem pesquisas de TCI, se leem os livros de Kardec, se muitos pregam que a salvação não depende de religião, por que um católico não pode assistir um filme espirita? Só se deixa influenciar aquele que não está contente em sua própria religião, e também não vejo nenhuma afronta partindo dos espíritas contra outras religiões.

  • Marciria disse:

    não respondeu pq? Não tem resposta? Vou dizer novamente porque pode…
    Infelizmente, se há padres maçons, padres comunistas, padres do candomblé, e estas doutrinas (políticas e religiosas)que são condenadas pela Igreja. Como disse Cristo: se não ouvir a Igreja deve ser tratado como pagão e publicano. Tais religiosos são traidores da fé. Fazem a vez de lobo ao invés de serem pastores, e pior, com seus exemplos, arrastam muitos ao erro.Então vamos deixar de sermos hipócritas e limpar a sujeira que está debaixo de nosso tapete e deixar as outras religiões em paz.

  • valdir mauer disse:

    Não vejo diferença entre católicos e espiritas, ambos invocam espíritos de mortos.

  • reinaldo disse:

    segundo os estudos realizados nos dias de hoje, o papa e os principais bispos evangélicos estão pedindo a unificação da igreja. Assim como deveriam ser, todos unidos pela fé, ao invés de criticar o próximo, deveremos unir em um só cristo. A expressão a” A FÉ UNI, A RELIGIÃO SEPARA” deverá não existir mais, esses que criticam, podem crer que não são cristãos, pois não pregam o amor de cristo. E ao assistir ao filme de CHICO, isso dará conhecimento, e não mudaria a fé de ninguém. Se for analizar a igreja católica de uns tempos para cá, tem sofrido varias mudanças para melhor claro, deixando muitas coisas que eram do tempo antigo de lado, com interpretações antigas, e buscando novas interpretações.

  • feliciano disse:

    BEATRIZ, parabéns pelo seu texto, vc. disse tudo com muita propriedade; Segue parte de um texto de um ex fiel da Igreja Presbiteriana, que foi expulso de sua Igreja por acompanhar seu dirigente NEHEMIR MARIEM, nos estudos Espíritas. Antes do texto quero contar um fato com um casal Católico, auxiliar do Padre de sua cidade, tinha uma filha que desaparecia de sua casa não informando seus pais por onde andava, seus pais aflitos, não conseguindo mudança de comportamento de sua filha na Igreja Católica, resolveu procurar uma casa Espírita onde eu trabalho, começaram a frequentar nossa casa e após vários tratamentos espirituais ela se equilibrou e mudou totalmente seu comportamento dando muitas alegrias a seus pais, hoje essa moça e seu pais são médiuns dessa casa, sem abandonar a Igreja Católica. SEGUE O TEXTO;
    PASTOR EVANGÉLICO ACREDITA NA REENCARNAÇÃO, COMO TAMBÉM NOS DEMAIS PILARES DA DOUTRINA ESPIRITA
    Prezados amigos e irmãos…
    Fiquei muito feliz ao ler a entrevista com o Pastor Nehemias. Como ele mesmo falou, o meio protestante está repleto de artilheiros…. que condenam, que julgam, que menosprezam aos espíritas, como se fôssemos instrumentos do mal. Na sua intenção fanática de detonar tudo o que não pertence aos dogmas que defendem, acabam esquecendo que se existissem mais espíritas na Terra, haveria menos violência e menos maldade do que existe. Esquecem-se também, que Jesus Cristo não é protestante, ou católico ou espírita, etc, mas o Ser Universal, o Príncipe entronizado, o Governador do Orbe terrestre, que ao se fazer homem, trouxe para nós o modelo maior do que é, ser um espírito evoluído, um verdadeiro Filho de Deus.
    Agradeço a Deus, pela vida do referido pastor, e rogo ao nosso Divino Mestre Jesus, que muitos outros líderes religiosos, possam ter os seus entendimentos abertos e sejam capazes de compreender que fazemos, todos nós, parte do Universo, que todos somos filhos de Deus, e não somente os “evangélicos”.
    Na verdade, a partir do momento em que as discussões dogmáticas forem deixadas de lado, e que o significado maior dos Evangelhos e da mensagem que nos foi deixada por Cristo sejam levadas como principal elemento norteador da Fé Cristã, certamente, seremos capazes de conciliar os nossos entendimentos e maneiras diversas de cultuarmos ao nosso Pai Celestial e ao Seu filho Jesus.
    Enfim, lamento por todos aqueles que ao defenderem uma doutrina religiosa, ignorem e menosprezem os seus irmãos, que de formas distintas buscam, em Espírito e em Verdade, fazerem a vontade de Deus.
    Pessoalmente, fui evangélico por mais de 10 anos, e hoje sou espírita, por também haver chegado a um entendimento similar ao do Ilmo. Pastor. Por agora ter um novo nível de compreensão a respeito das coisas divinas, não fui mais aceito como membro da igreja a qual pertencia… assim, hoje, sou um estudioso e frequentador de um Centro Espírita, e afirmo que ali tenho aprendido muito sobre a verdadeira mensagem Messiânica

  • Patrocinio camurça disse:

    Tudo farinha do mesmo saco

  • Padre Fabio disse:

    da mesma forma que os espiritas invocam os espíritos dos mortos os católicos também invocam quando rezam ao santo, mas nenhuma das duas praticas é uma atitude cristã, isso não é bíblico, arrependam-se

  • Mario disse:

    Parabéns Beatriz e Feliciano, vocês tem espíritos evolutivos, no momento sei pouca coisa sobre espiritismo, pois estou lendo muito e pretendo ler mais, terminei o evangelho segundo espiritismo, mas acho que vocês disseram muita coisa boa. Continuemos assim; abraços.

  • feliciano disse:

    Obrigado MARIO, sou espírita e trabalhador a 20 anos, fui católico até aos 55 anos, ao estudar as Obras de ALLAN KARDEC, e vendo tanta lógica, não deu outra me tornei Espírita com muita convicção, essa Doutrina é muita esclarecedora e muito lógica. Quero aqui mencionar o que disse o Grande Pastor Presbiteriano NEHEMIS MARIEN, já falecido, que Deus, não é Católico, não é Evangélico, não é Espírita, e eu acrescento Deus é Universalista, Deus é amor. Te digo MARIO, continue a estudar o Espiritismo, Leia o LIVRO DOS MÉDIUNS, vc. passará a entender melhor essa filosofia, é mais um grande aprendizado, existem vários Padres, Bispos que estudaram KARDEC, e hoje se consideram MÉDIUNS, . Fique com Deus Irmão.

  • feliciano disse:

    Este texto se destina a quem ainda acredita e gostam de mencionar as figuras do demônio ou satanás, e principalmente a aqueles que dizem que o Espiritismo é coisa do demônio ou satanás, qta. ignorância Sato Deus, qta. falta de respeito e desconhecimento, que Deus tenha piedade dessas criaturas, não sabem o que dizem:
    TEXTO PARA O FANÁTICO RELIGIOSO:
    Para aqueles que como disse acima ainda acreditam nessas figuras e digo para seus conhecimentos que nem a IGREJA CATÓLICA acreditam mais, todos somos filhos de Deus por mais perversos que possamos ser, ao findar nossas vidas neste planeta, DEUS jamais nos mandaria para castigos eternos, ou seja para o inferno que na verdade não existe, vamos raciocinar na lógica das coisas. Para os fanáticos e crentes no DEMÔNIO ou outras denominações que se possa dar à essas figuras, leia o texto abaixo.
    -A carência afetiva, associada à persecutoriedade e aliada aos delírios, transforma um fanático religioso em uma espécie de Dom Quixote, que luta contra tudo, vê o mal em tudo, na música, nas artes, na vida. Os olhos são a janela do coração – diz o provérbio hebreu. Quem vê maldade em tudo, tem o coração carregado de ódio, e quem vê capeta em tudo, só pode habitar o inferno. Nessa loucura antiquíssima – vide a inquisição na Idade Média –, poderíamos questionar: quem é o louco? Dom Quixote ou Sancho Pança? O que dissemina a loucura ou quem segue a loucura do ódio, vendo satanás em tudo, até em vitrô de banheiro? Homens-bomba, os terroristas suicidas, são um exemplo do que um fanático pode fazer

  • Papa francisco disse:

    Podem sim, eu deixo os católicos invocarem os espíritos dos mortos, pois quando eles rezam aos santos estão invocando os espíritos dos mortos, católicos espiritas umbanda é tudo a mesma ciosa.

  • Nelson disse:

    Que preconceito ? Nunca vi artigo algum dizer PODE ESPIRITA SER CATÓLICO ?
    Será que estes textos tem por finalidade justificar a grande evasão do catolicismo para o espiritismo ? Estão com medo de que ?
    Amigos, deixem as pessoas procurarem a calma para seus espíritos. Deixem que procurem o melhor para seguir a Deus e Jesus.
    Parece que a Igreja Católica, ainda usa os métodos do tempo de Moisés, botar medo e coagir as pessoas.
    Vejam, se é para ver “teatro”, vamos a uma igreja católica, onde temos casamentos com pompas, alegorias nas indumentárias dos padres, diáconos e coroinhas. Procissões, etc.
    Agora para nos encontrarmos em espíritos que somos com Deus e Jesus, vamos a um centro espirita.
    Obrigado irmãos católicos.

  • Bergstein disse:

    A PALAVRA DE DEUS não está escrita; não está escrita em papeis; nem em papiros; nem em pergaminhos; nem em madeira; nem em cerâmica. A PALAVRA DE DEUS não se limita a letras ou a qualquer outro símbolo gráfico. Palavras escritas são criações humanas, portanto, falíveis e corruptíveis tanto quanto seus criadores. A PALAVRA DE DEUS encerrada em um livro é o cúmulo da presunção humana, além de ser o ápice da esperteza, diga-se de passagem. A PALAVRA DE DEUS não está grafada; Ela está presente; está presente na água da chuva; nas ondas do mar; no calor do Sol; na luz do Luar; no azul do céu; no rugido do leão; no miado do gato; no uivo do lobo; no latido do cão; no vôo da águia; no rastejo da serpente; nas estrelas do firmamento; nas galáxias longínquas; no raio; no trovão; na molécula de ADN; na vida que surge; na vida que finda; nas emoções; nos sentimentos; na ação e reação; em toda a Natureza; em todo o Cosmo; está em tudo e em todos. No âmbito do mundo físico, a PALAVRA DE DEUS pode ser vista, ouvida, provada, tocada e cheirada, mas não pode ser lida. Experimenta-se a PALAVRA DE DEUS a todo instante. A PALAVRA DE DEUS está escrita nos Universos, do micro ao macro, impossibilitando deturpações e interpretações.(fonte: https://agbook.com.br/book/41787–QUIMERA ou https://www.youtube.com/watch?v=qPUShDF7Nho)

  • joventino Seabra disse:

    Eu sou um cristão católico apostólico porém discordo de certos católicos que mesmo sabendo que todos nós recebemos de Deus o sopro de vida num espírito de fortaleza Divina e não timidez. E plano Espiritual Maior onde habitam os anjos os desencarnados santificados e a Virgem Maria Mãe de Jesus e nossa a serviço de Deus em benefício do povo do mundo inteiro independente de raça cor clero ou religião pois todos fomos criados da mesma essência O Espiritual Divino nos afirmam que não possível que onde tenham pessoas negando
    auxilio ao irmão necessitado sejam de Deus e onde pessoas atendem os irmãos necessitados de graça e com todo o amor e carinho sejam diabólicos. Deus é Rei é fiel não volta a sua palavra atrás.

  • joventino Seabra disse:

    Eu sou um cristão católico apostólico porém discordo de muitos irmãos católicos que mesmo sabendo que todos nós fomos criados da mesma essência e recebemos de Deus o sopro de vida num espírito de fortaleza Divina e não timidez independente de raça cor clero ou religião. E o plano Espiritual Maior onde habitam os anjos os desencarnados santificados a Virgem Maria Mãe de Jesus e nossa a serviço de Deus em benefício do povo do mundo inteiro. Nos afirmam que em Deus não é possível que onde existem pessoas negando auxilio ao irmão necessitado estejam com Deus. E onde pessoas doam com todo amor e carinho o seu tempo de lazer em benefício do povo pobre e necessitado. E Jesus Cristo é Rei e Senhor e suas palavras não voltam atrás

  • Willian Sabino Tiano disse:

    Comentário sem lógica.Só existe imcompatibilidade,por conta dos preconceitos que algusn católicos levantam.

  • hd porn disse:

    killi am videolar. Chinese reality hd Vinyl Queen. Babe in shiny boots fucked in her hot pussy. prefect tits korean teen cam orgasm part. Dancing Erotic At Night. Chinese girl webcam – porncam.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *