A Virgem Maria aparece ao três pastorinhos na Cova da Iria

O santuário de Nossa Senhora de Fátima está em festa pelos 93 anos da aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos. Uma programação com atividades religiosas e sociais acontece desde o dia 4. O cume das celebrações será nesta Quinta-feira,13, com a procissão que sairá da Igreja do Carmo, no centro da cidade, terminando com a celebração eucarísitca no santuário.

Durante os dias de novena os fieis ouviram reflexões sobre as mensagens de Fátima com aplicações práticas para a vivência diária. Para os católicos a fé na Virgem Maria é um fecundo meio de se aproximarem de Deus e de sua vontade. Os fieis por sua vez demonstram seu amor, respeito e veneração através de orações, penitências e participação dos sacramentos.

Oração, Penitência e conversão é o tripé da mensagem de Fátima. Aprofunda o ensinamento do Evangelho convidando as pessoas a aderirem a Cristo em detrimento de uma vida egoística e agnóstica.  A Igreja apresenta a Virgem Maria como medianeira das graças divinas e seguro meio aos que pretendem aprofundar sua experiência de fé.

O terceiro segredo de Fátima

As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. A pressão das autoridades sobre os meninos era intensa, pois somente eles viam a Virgem Maria e depois contavam as mensagens recebidas, até mesmo previsões para o futuro, as quais foram reveladas nos anos seguintes e, a última, o chamado “terceiro segredo de Fátima”, no final do segundo milênio, provocando o surgimento de especulações e histórias fantásticas sobre seu conteúdo. Agora divulgado ao mundo, soube-se que previa o atentado contra o papa João Paulo II, ocorrido em 1981.

Mais sobre a aparição

No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento XV convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois ela respondeu à humanidade através das aparições em Fátima, Portugal.

Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos por Nossa Senhora. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente. Os três eram analfabetos.

Programação do Santuário

Celebrações Eucarísticas:

5h; 6h; 7h30min; 9h; 10h30min; 12h; 14h; 15h30min; 17h; 18h30min e 20h.

Procissão

Sai da Igreja do Carmo (Av. Duque de Caxias, Centro), às 18h. Encerra-se no Santuário com Solene concelebração.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles