Debate na TV Canção Nova começa às 22h

Hoje, às 16h, houve um ensaio geral para o primeiro debate entre presidenciáveis produzido por emissoras de inspiração católica. O programa acontecerá no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, nesta segunda-feira (23), a partir das 22h.

Ao todo, são mais de 80 profissionais do Sistema Canção Nova de Comunicação empenhados no evento. Contada a equipe da Rede Aparecida, o número passa de 150 pessoas diretamente envolvidas. Estima-se um público de mais de 100 milhões de telespectadores.

Para o padre Antônio Cesar Moreira Miguel, diretor geral da Rede Aparecida e mediador do debate, a realização do programa é um marco. “Não se pode mais dissociar religião de política. Muitos dos nossos telespectadores gostariam de ver, de conversar com esses políticos e com o debate temos a chance de promover essa aproximação”, comenta.

Todos os candidatos com representação na Câmara foram convidados. José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram presença no programa. A candidata do PT, Dilma Rousseff, alegou problemas de agenda e disse estar impossibilitada de participar do debate.

O debate

O programa, que tem duração de duas horas, está estruturado em quatro blocos: o primeiro, com perguntas feitas pelo mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia.

No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre qualquer tema sorteado ao vivo e participam do quadro “Como você resolverá o problema?”, que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 2 minutos e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Por, Ariane Fonseca,de São Paulo

Matéria plugada do portal da Comunidade Canção Nova 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles