O Papa Francisco pediu aos padres reunidos no Terceiro Retiro Mundial para Sacerdotes promovido pela Renovação Carismática, em Roma, que compartilhem a experiência do Batismo no Espírito Santo através de seminários de Vida no Espírito Santo.Papa Francisco fala a padres da RCC.

Papa Francisco fala a padres da RCC.”Peço a todos e a cada que, como parte desta corrente de graça da Renovação Carismática, organizem Seminários de Vida no Espírito Santo em suas paróquias, seminários, escolas a fim de compartilhar o Batismo no Espírito“, disse Francisco que foi aplaudido ao fazer o pedido inesperado para os presentes na Basília de São João de Latrão. O pontífice pediu também catequeses que “através do Espírito Santo produzissem experiência pessoal com Jesus que transforma nossas vidas”.

Organizado pelo International Catholic Charismatic Renewal Services – ICCRS que tem à frente Michelle Moran, o Retiro para Sacerdotes foi uma verdadeira renovação na vida dos padres  presentes e um marco deixado na história do movimento que surgiu no final da década de 60 nos Estados Unidos. 

https://www.youtube.com/watch?v=MivjYgvEREw&feature=youtu.be

Palestra completa do santo padre

https://www.youtube.com/watch?v=PD0VTK6RWR4

 

Francisco e os Carismáticos

Ao voltar do Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude o papa respondera a uma questão sobre a RCC levantada por um jornalista. Na ocasião, disse o papa: “eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los [ os carismáticos]. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de sambaEu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova.

Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES)

Seminário de Vida no Espírito Santo é uma sequência de pregações e orações cujo centro é o querigma (primeiro anúncio). O objetivo é proporcionar ao participantes uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Os encontros podem ser semanais, acontecerem dentro de retiros de finais de semana ou  ainda “relâmpagos” quando acontecem dentro de encontros pontuais.

No Retiro de Carnaval Renascer promovido pela Comunidade Shalom (Fortaleza) acontece anualmente um dos maiores Seminário de Vida no Espírito Santo do Brasil.

No Retiro de Carnaval Renascer promovido pela Comunidade Shalom (Fortaleza) acontece anualmente um dos maiores Seminários de Vida no Espírito Santo do Brasil.

Os Papas e a Renovação  Carismática

O documentário “A Renovação Carismática e os Papas”  registra o momento em que um grupo desta espiritualidade se encontra com o então Papa João Paulo II nos Jardins do Vaticano. O Papa os acolhe, eles cantam, se confraternizam,   rezam  e oram em línguas. João Paulo II acompanha o ato em clima de oração, de olhos fechados. O documentário ainda traz imagens do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e membros do movimento na Basílica de São Pedro.

Veja vídeo  a partir dos 3’20″

padre carismáticos

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles