Uma tarde de bênçãos em Fortaleza

Quem vai ao aterro da Praia de Iracema, no próximo dia 23 de outubro, para o Evangelizar Dom Bosco, que começa às 13 horas, vai ficar mais tempo exposto ao sol e ao ar livre, por isso será  preciso redobrar os cuidados com a saúde e tomar algumas medidas  de proteção.

 Além do protetor solar, deve-se usar chapéu ou boné, roupas claras – preferencialmente de algodão –, e  óculos escuros. Um outro fator é estar bem hidratado. Veja alguns conselhos de dermatologistas a serem seguidos:  

A pele deve ser preparada para receber os raios solares. Muitas vezes, alguns cuidados básicos podem ajudar bastante, como beber água ou sucos naturais, comer frutas e verduras, usar hidratantes e, sempre, aplicar filtro solar de, no mínimo, fator 15. A exposição ao Sol, mesmo em um curto período (10 minutos) já é o suficiente para provocar queimaduras.

Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado;

O protetor solar deve ser passado meia hora antes da exposição ao Sol e distribuir bem pelo corpo. As partes do corpo que ficam mais expostas aos raios solares devem ser as mais protegidas, como rosto, ombros, orelhas e nuca. É preciso reaplicar o filtro solar com freqüência: pelo menos, a cada 2 horas, ou de acordo com a intensidade da transpiração.

Verificar qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. Em caso de dúvida – de preferência sempre – devem ser utilizados os produtos com FPS mais elevados.

Muitas pessoas esquecem que, mesmo à sombra, a proteção é necessária, já que os raios de Sol refletem em superfícies como a areia. Quem optar por guarda-sóis prefira os de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar;
 

Outras recomendações também dizem respeito a alimentação. As pessoas que vão se expor ao sol por tempo prolongado não devem ingerir alimentos pesados pois a digestão é mais demorada, e podem causar sensação de  desconforto.

Sempre que for escolher um alimento observe as condições de higiene onde está sendo comercializado e se está armazenado em temperatura adequada. Os alimentos que levam maionese, como os sanduíches naturais, são mais fáceis de estragar no calor.

Lembre-se também que ao contrário dos refrigerantes, que não matam a sede, a água ajuda a manter a hidratação do corpo porque repõe minerais perdidos com o suor. Sucos têm menos sais minerais, mas também ajudam na hidratação.

 Por, Jornalista Joselita Feitosa, assessora de imprensa da FM Dom Bosco

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles