Ancoradouro

Detalhes sobre processo de beatificação do Papa João Paulo II

1113 3

Dia primeiro de maio o papa João Paulo II será beatificado por seu sucessor Bento XVI em cerimônia litúrgica na Praça de São Pedro.

Afamado de santidade ainda em vida a conduta do homem que conquistou o mundo com sua ousadia no anúncio do Evangelho será reconhecida oficialmente pela Igreja.

O processo aconteceu em tempo recorde. Confira a cronologia.

Processo de beatificação

– 28/04/2005 – Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini.

O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à “imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte”.

– 2/04/2007 – dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, confiando os resultados à Congregação para as Causas dos Santos. Isso acontece através de uma cerimônia jurídico-processual durante a qual são lidas, em latim, as palavras para a passagem dos documentos, compostos por 130 testemunhos a favor e contra a beatificação, além da conclusão de teólogos e historiadores a respeito;

– 1º/04/2009 – os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250;

– 19/12/2009 – com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável.

Religiosa com cura reconhecida pelo papa Bento XVI

A freira Marie Simon-Pierre Normand, do Instituto das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, foi diagnosticada com Mal de Parkinson em 2001 e curada pela intercessão de João Paulo  II em 2005 e neste ano a intervenção foi reconhecida como milagre divino.

As irmãs mantém em seu site um link que permite o usuário listar  sua intenções pedindo o favor do falecido Papa. Também disponibilizam uma oração. Confira:

Ó Santíssima Trindade, nós te agradecemos pela doação à vossa Igreja do Papa João Paulo II e engrandecido nele a ternura da Tua paternidade, a glória da Cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de Amor.

Com a sua rendição incondicional à Sua infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, que nos deu uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, nós optamos pela santidade, a dimensão sublime da vida cristã ordinária, a única trilha para alcançar a comunhão eterna convosco.

Por sua intercessão – do servo de Deus João Paulo II –  concedei-nos de acordo com a Sua vontade, a graça que imploramos, na esperança de logo estarmos no número de seus santos.

 Amém!

 Com informações do portal www.cancaonova.com

 

 

Recomendado para você

3 Comentários

  • Bonillo disse:

    Há uma diferença abiçal entre Pedro(Apóstolo) e esses supostos sucessores dele.

    Pedro era usado por Deus para realizar um milagre e todo mundo via.Certa vez,na entrada de um templo,acompanhado de João,disse a um paralítico : “levanta-ta em nome de Jesus”.E na mesma hora o paralítico se levantou.Agora isso eu nunca vi nenhum Papa fazer.Em todo caso…

  • giawea disse:

    Detalhes sobre processo de beatificação do Papa João Paulo II » Ancoradouro – O POVO Online I was recommended this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are amazing! Thanks! your article about Detalhes sobre processo de beatificação do Papa João Paulo II » Ancoradouro – O POVO OnlineBest Regards Nick

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + quatro =