Logo em seu  primeiro discurso, o pontífice polaco João Paulo II conclamou os fieis a abrirem, ou melhor, escancarem as portas ao Redentor. Ele foi o primeiro a não medir esforços para  permitir uma renovada ação de Cristo na Igreja e no mundo.

Termos como Nova Evahgelização foi retomado por João Paulo II em seu governo e o levou a pleno entendimento a partir de suas ações. O beato utilou de todos os meios e recursos tecnológicos para anunciar Cristo aos povos, sem dúvidas poderíamos classificá-lo como uma papa multimídia.

Sua beatificação foi transmitida por rádio, televisão e uma novidade, também pelo Youtube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos na internet. O Vaticano criou um site especial em homenagem a João Paulo II, além de uma página na rede social Facebook. Por ocasião do evento da beatificação foi convocado em Roma um encontro internacional de blogueiros com o pontifício conselho para a Nova Evangelização.

Os internautas de todo o mundo compartilharam frases, fotos e vídeos do homem que conquistou o mundo por seu amor à verdade e carisma inconfundível. No Brasil, o canal Globo News fez uma cobertura de cinco horas initerruptas do evento que aconteceu na Praça de são Pedro.

Já a cobertura do sistema Canção Nova em nada ficou a desejar. Na noite de ontem,30, no que a linguagem jornalística chama de esquenta, a emissora transmitiu um programa especial em parceria com a Rádio Vaticana, em estúdios, em Roma. As entrevistas pontuaram diversos aspectos de João Paulo II e os convidados foram pessoas que conviveram bem próximos ao papa das multidões.

Todos os grandes portais e emissoras de televisão no Brasil deram ênfase à cobertura da beatificação a exceção do conglomerado de veículos de comunicação Record de propriedade do líder evangélico Edir Macedo.

Leia: Portal da Record se nega a destacar beatificação de João Paulo II

O blog lista alguns conteúdos disponíveis na iternet sobre João Paulo II e a cobertura de sua beatificação.

Site criado pelo Vaticano em homenagem a João Pualo II.

TV Canção Nova já disponibiliza os melhores momentos da beatificação.

O canal Globo News disponibiliza vários vídeos – gratuitos – sobre a beatificação de João Paulo II.

O site Jovens Conectados da CNBB também fez  uma cobertura especial do evento.

O canal do Vaticano no Youtube exibiu em tempo real a beatificação. Os vídeos continuam disponíveis na plataforma.

Mais de cinquenta mil pessoas já ‘curtiram’ o perfil de João Paulo II no Facebook.

O renomado site de notícias internacional CNN disponibilizou diversas reportagens sobre o novo beato.

A Revista Veja, versão online, disponibiliza um álbum com fotos de João Paulo II, inclusive de sua infância.

Veja o que dizem os internautas:

 

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles