Primeira viagem internacional, primeira Jornada Mundial da Juventude. Partida dia 12 de agosto com retorno dia 30 do mesmo mês. A aventura começou no aeroporto de Barcelona, o El prat. O voo de Fortaleza para Madrid com escala em Recife foi um sucesso. E também de Madrid para Barcelona.

Enquanto organizava a bagagem de mão para ir ao hotel percebi que havia perdido o passaporte. Isso mesmo. Não poderia ter acontecido coisa pior . Logo procuramos a polícia do aeroporto que nos pôs em contato com o embaixada brasileira naquele país. A única solução seria dar entrada na segunda via do documento. As dificuldades estavam no fato de que isso só poderia ser feito na terça-feira. Estávamos num sábado à tarde. Domingo o consulado não iria funcionar e na segunda-feira também, era feriado no país. Teria que adiar um dia de hospedagem, remarcar voo para Madrid  e o pior, perder o primeiro dia de Jornada Mundial da Juventude.

Fiquei triste, tenso. Meus amigos Tobias Cortez e Luciana Fioiri com quem fiz a peregrinação e viagem deram força e me acompanharam neste momento  de aflição. Foi quando veio a inspiração de pedir uma graça ao Beato João Paulo II.

No domingo já contava de certo em ter que tirar a segunda via do documento. Dirigi-me mais uma vez ao aeroporto para fazer o Boletim de Ocorrência e fazer os procedimentos de remarcação da passagem. Pela última vez compareci ao guichê da guarda municipal e uma ótima notícia, o passaporte foi encontrado e entregue ao policiamento do aeroporto.

Enchi-me de alegria e gratidão a Deus e a João Paulo II que não deixou que eu perdesse o primeiro dia de JMJ. Para comemorar participei da eucaristia com meus amigos.

Estava só começando as aventuras de uma verdadeira jornada que transformou minha vida.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles