Cardeal Ravasi

O Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano falou nesta semana sobre a debilidade da homilia de muitos sacerdotes, caracterizando-as de insossas.

A análise do purpurado pede aos padres que não tenham medo de pregar a Palavra de Deus que “perturba, questiona e causa preocupação”. Ainda adverte a utilizarem das novas linguagens para o anúncio contundente da Palavra de Deus.

Leia este parágrafo do blog do Reinaldo Azevedo:

A comunicação pode passar também pelo Twitter, o que “obriga a transmitir alguma coisa fulgurante, essencial”, recomendou o prelado que envia ele mesmo mensagens diárias no Twitter. As críticas de Monsenhor Ravasi a homilias ‘mornas” dos padres e a vontade de encontrar uma linguagem adaptada ao mundo moderno representam uma preocupação do papa Bento 16 de revitalizar a mensagem do cristianismo, numa época de descristinização em massa.

Pequenas âncoras

De fato, a Igreja Católica passa por uma carência de boas homilias. Ainda se ver muito discursos baseados na falida teoria da libertação. Fala-se de um Deus da Vida, libertador que se assemelha a um líder sindical. Falta contundência, oratória e o principal, unção. E olha, o fiel percebe claramente.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles