Separei uma seleção de pôsts de blogs interessantes e de leitura recomendada.

1) Estamos voltando no tempo? (Blog http://alobrandalise.blogspot.com/)

Hoje passamos por um período da história com inúmeros avanços tecnológicos e científicos, que levam cada vez mais o homem a conhecer e saber mais sobre si mesmo e sobre o mundo. A informação chega a uma rapidez gigante, algo que há 30 anos se demorava muito. É possível saber e ver as imagens quase de um desastre natural quase no mesmo momento que este inicia. Chega a ser tanta informação ao mesmo tempo, que “ficar antenado” muitas vezes não é fácil.
No entanto, tais avanços também geram a aparência de que estamos na “era da razão”, e qualquer pensamento ou filosofia que seja contrária às mudanças na sociedade atual deve ser menosprezada, e até mesmo atacada. Praticamente colocaram pilha nova no iluminismo. Continue lendo o artigo aqui.

2) Anacronismo no xilique com a cruz (http://contosdoatrio.com.br/)

lgumas pessoas — entre elas, que surpresa, o colunista da Folha Hélio Schwartzman, perito em escrever besteira quando o assunto é religião — se incomodam com o fato de o símbolo do cristianismo ser um antigo instrumento de tortura. Pessoalmente, prefiro encarar isso como uma piada sem graça do que uma genuína preocupação de semiótica.Dizem elas que, se Jesus Cristo nascesse na nossa época e fosse condenado à morte, os futuros cristãos andariam com, digamos, miniaturas de cadeiras elétricas penduradas no pescoço.Essa é uma alegação absolutamente idiota por dois motivos. Continue lendo o artigo aqui.

3) O câncer de Lula e o radicalismo dos não-cristãos ( Blog Ecclesia Una http://beinbetter.wordpress.com)

Recentemente foi noticiado queo ex-presidente de nossa República, Luiz Inácio Lula da Silva, está com um câncer na laringe. É verdade que, para aqueles cristãos que mantêm uma condenável simpatia para com o Partido dos Trabalhadores, a notícia é mais uma ocasião para exaltar os “grandiosos feitos do presidente Lula em favor dos oprimidos e menos favorecidos”; também é verdade que facilmente este fato será explorado a fim de promover politicamente o ex-presidente da República, como alertou o jornalista Reinaldo Azevedo. Mas, estas não são, nem de longe, as coisas mais importantes a serem enfatizadas neste momento.

Deve-se dar ênfase, por ora, a esta notícia: Assessoria de Lula diz que Papa vai orar por ex-presidente. Segundo a nota da assessoria de Lula, “o papa Bento XVI, por intermédio do embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Barbuda, informou nesta segunda-feira (31) que está preocupado com a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que irá orar por seu restabelecimento.” Num momento difícil como este em que está vivendo Lula[…]Continue lendo o artigo aqui.

4) Batismo com cerveja – válido ou não? (Blog http://sentinelanoescuro.com/)

Hoje estava lembrando do livro Ortodoxia, do Brilhante Chesterton. Então achei um trecho que falava justamente da importância da descontração e das piadas para a vida do homem:
Com efeito, é muito mais fácil escrever um bom editorial para o Times do que uma boa piada para o Punch. Porque a solenidade flui naturalmente do homem, ao passo que o riso é uma pirueta. É muito mais fácil ser pesado e muito difícil ser leve. Satanás caiu pela força da gravidade.
Hilário, não? Mas não deixa de ser verdade. A gente que ouve o Evangelho e tenta, na medida do possível praticá-lo, tente sempre a ser sério demais. Na maioria das vezes isso só reforça os estereótipos em torno do cristão…é sempre um beato triste ou ranzinza que não faz nada senão querer dar lições de moral nos outros. Enfim, é um chato. Nem sempre tem que ser assim…Continue lendo o artigo aqui.
5) Oratório em casa  (Blog http://theotokos-icones.blogspot.com/)

Quando eu era criança era muito comum ver nas casas de famílias católicas imagens de santos e crucifixos nas salas e nos quartos. Acho que aqueles que já passaram dos trinta como eu vão se recordar disso. Hoje as casas costumam ser bem mais “clean”, e algo muito importante se perdeu. O oratório da família. Pense em quantas casas você entra hoje e vê um localespecífico preparado para que as pessoas da casa se reunam e orem juntas. São poucas não é mesmo? Nós centralizamos nossas casas em torno de outras coisas, a decoração ou a televisão… Não digo que seja fácil montar um oratório nesses apartamentos minúsculos que constroem hoje, mas é possível e digo isso por ter amigos que o fizeram. O oratório não precisa ser aquela “penteadeira” da vovózinha, cheia de bugigangas em cima. O que é necessário é um […] Continue lendo o artigo aqui.

* Tema do pôst de André Brandalise sobre os efeitos do iluminismo em nosso século.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles