Característica importante da Igreja Católica é a unicidade que faz dela uma única instituição. Seja em uma pequena capela ou em uma centenar basílica, as leituras da missa serão as mesmas, o rito segue uma ordem. A doutrina também possui um fundamento, não muda com os modismos.A obediência ao papa como vigário de Cristo a faz diferente de outras denominações cristãs que surgiram ao longo dos séculos em período de crises.

O blog alerta sobre instituições que tem nascido, inclusive, com o termo católico em sua denominação mas que não comungam com a instituição bimilenar fundada pelo próprio Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana. Vejamos algumas delas:

Igreja católica apostólica brasileira: Foi fundada em 6 de julho de 1945. Geralmente está presente em cemitérios e ministrando os sacramentos do batismo e do matrimônio. Utilizam os mesmos termos e vestimentas católicas, confundindo bem quem não é assíduo às  práticas da fé católica. Também celebram a missa, contudo, não é válida.

Igreja católica apostólica carismática: É uma mistura injustificável de práticas e sacramentos, todos inválidos. Não possui nenhuma relação com a Igreja Católica Apostólica Romana ou qualquer ramo da Renovação Carismática Católica.

Igreja católica apostólica antiga: Se diz em comunhão com a igreja una, o que não é verdade. Aceita em seus quadros homens e mulheres como sacerdotes.

Veja o nome de outras instituições que se dizem Católicas e Apostólicas, mas nada tem a ver com a Igreja Católica Apostólica Romana:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles