A Relíquia do Coração de São Camilo (1550 – 1614) que é o santo padroeiro dos enfermos, dos hospitais e dos profissionais da saúde estará visitando vários países, e em Fortaleza, Ceará, passará nos dias 09, 10 e 11 de julho de 2012.

A programação das Visitas e Veneração pública será nos seguintes locais:

Dia 9 de julho – A Relíquia do Coração de São Camilo está no Seminário São Camilo localizado na Rua Monte Rei, 300, no bairro Lagoa Redonda com visita o dia inteiro.

-19 horas haverá missa solene com a Comunidade local e Vigília até às 24h com apresentação de teatro sobre a Vida de São Camilo.

Dia 10 de julho – A Relíquia do Coração de São Camilo estará na Igreja do Cristo Rei na Aldeota, localizado na Rua Nogueira Acioli, 805  –  próximo à Praça do Colégio Militar.

Chegada às 9 horas e Visitação durante todo dia.

-19 horas acontecerá missa solene que será presidida pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi, com a presença  de todas as Pastorais da Paróquia de Cristo Rei, agentes da Pastoral da Saúde e dos fiéis. A relíquia ficará em veneração até às 23 horas. Para a ocasião está sendo preparado um livro de pedidos e agradecimentos para ser entregue aos camilianos que acompanham a Relíquia

Dia 11 de julho

Nesta quarta-feira, dia 11 de julho, a Relíquia do Coração de São Camilo, padroeiro dos Enfermos, vai estar na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, na Rua Padre Anchieta, nº 400, bairro Monte Castelo com a seguinte programação:

–  8 horas acontecerá a acolhida ao Coração de São Camilo, trazido pelos Padres Camilianos, inclusive seguranças oficiais que vieram de Roma para este momento.

–  8h30min terá início a Visitação para veneração da Relíquia.

– 10 horas haverá a missa pelos Enfermos.

– 11 horas, despedida da relíquia que será conduzida até o Hospital Cura d’Ars.

A Paróquia Senhor do Bonfim,  o pároco Padre Gilson Soares e a Comunidade São Camilo  prepararam uma bela equipe e uma gigantesca estrutura para acolher os grupos e caravanas de outras paróquias da Arquidiocese de Fortaleza que visitarão a relíquia.

Informações pelo telefone (85) 3243. 4740.

Como chegar à Paróquia do Senhor do Bonfim: Ônibus 074 Antonio Bezerra – Unifor; 108 Santa Maria – Bezerra de Menezes; 201- Bezerra de Menezes – Bairro Ellery; No Transporte Alternativos:  topic 54 e 53.

 

– 12 horas, chegada da Relíquia do Coração de São Camilo na Capela do Hospital Cura d’Ars, localizado na Rua Costa Barros, Aldeota, seguida da missa dos Enfermos. Às 16 horas partirá para São Paulo.

O coração é o símbolo da sensibilidade e do amor humano. O coração de São Camilo que foi extraído do seu corpo na noite de sua passagem desta vida para a vida eterna (14 de julho de 1614) está preservado como relíquia, na Casa Geral dos Camilianos em Roma, no quarto em que São Camilo morreu e que posteriormente foi transformado num pequeno oratório. Informações pelos telefones (85) 3464 7062, na Capelania ou (85) 3023 5138, na Casa dos Religiosos.

Entenda a notícia

Os primeiros Padres Camilianos chegaram ao Brasil no da 15 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Para comemorar os 90 anos de presença no Brasil a Província Camiliana Brasileira, pensando numa programação especial para a data, decidiu trazer ao Brasil uma relíquia de São Camilo de Léllis. Trata-se de um pedaço do coração do fundador, extraído do seu corpo logo após sua morte e preservado na Casa Geral dos Camilianos, em Roma.

Somente por motivos e data especiais o Conselho Geral da Ordem Camiliana autoriza sua saída. Assim sendo, as relíquias de São Camilo estarão chegando no dia primeiro de julho de 2012 para uma peregrinação por seis cidades brasileiras: Brasília, Macapá, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, e Pinhais no Paraná.

Em Fortaleza a Relíquia do padroeiro dos Enfermos estará no Hospital Cura d’Ars, no período de 9 a 11 de julho.

Os Camilianos no Brasil atuam na área da saúde, em escolas, hospitais, capelanias, pastoral da saúde, paróquias e seminários.

O Hospital Cura d’Ars fica na Rua Costa Barros, 833, Centro, Fortaleza. Tel. (85) 3464.7000.

 

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles