Ancoradouro

CNBB repudia fotomontagem

206 15

A instância maior de congregamento dos bispos do Brasil lançou nesta tarde nota de repúdio à fotomontagem  publicada por uma revista de esportes na qual usa de modo inadequado a imagem de Jesus Cristo, símbolo maior da fé cristã, predominante no país.

No texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reconhece o valor da liberdade da expressão ao mesmo tempo pondera que é preciso limites objetivos.

A imagem é um  “desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças”, exprime a nota em referência ao cenário mundial que vive a repercussão pelo uso inadequado de imagem religiosa do  líder espiritual dos muçulmanos.

Confira a íntegra do Texto: 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol.

Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício. A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial.

A publicação demonstrou-se, no mínimo, insensível ao recente quadro mundial de deplorável violência causado por uso inadequado de figuras religiosas, prestando, assim, um grave desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças.

A fotomontagem usa de forma explícita a imagem de Jesus Cristo crucificado, mesmo que o diretor da publicação tenha se pronunciado negando esse fato tão evidente, e isso se constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos e atualiza, de maneira perigosa, o já conhecido recurso de atrair a atenção por meio da provocação.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Recomendado para você

15 Comentários

  • rabelo disse:

    Que coisa horrorosa,sem nexo desportivo,quem imaginou tal foto é um herege,ímpio.Uma capa de uma revista esportiva que mais parece um insulto uma afronta.É triste,tão começando a apelar.Nota zero para o idealizador,com certeza deve ser maluco e ignorante sem iniciativa,e tem muita sorte, pois os cristãos católicos do país são pacíficos.E o atleta tem culpa também,pois fotos que causam polêmicas negativas, leva a nada.Jamais compraria uma porcaria destas.

  • Juscelino disse:

    Eu concordo com o Sr. Rabelo é muita falta de respeito para quem deu a sua vida por nós para remissão dos nossos pecados. Não gosto quando fazem isto com nosso senhor Jesus. Deveria assistir o filme a paixão de Cristo e ler a Bíblia para saber o quanto Jesus nos ama.

  • Francisco Jose disse:

    A FOTO É APELATIVA. LAMENTÁVEL. grande bola fora da placar.

  • Luiz Pacheco disse:

    Comparar um perna-de-pau destes com Jesus Cristo é o cúmulo da imbecilidade!

  • Raphael disse:

    o Brasil e um estado laico não sei porque a igreja quer se manifesta desta forma, censurando a foto da publicação da placar, não vejo nada de mais. Ainda não temos cura para varias doenças por conta da intervenção dessa instituição arcaica e manipuladora.

  • ANA disse:

    Achei de péssimo mau gosto a capa da revista, eu jamais compraria. Devem ter colocado essa capa para aumentar suas vendas, que devem estar baixa. O respeito a religião é sagrado.

  • xD disse:

    sinto pena desses lixos da igreja q ja nao tem mais autoridade nenhuma pra mandar no país…os tempos passam as pessoas mudam o mundo muda…

  • José Cícero Gomes disse:

    Isso mostra que vivemos uma crise de tudo neste país, uma crise de humanidade, de respeito ao próximo, de ética, moral, caráter, de talento e de criatividade… e muito mais. Esta foto montagem é a prova da falta que tudo neste país tem que ser repensado. Os que “pensaram” esta foto montagem além de desrespeitosos com os Católicos Romanos, foram de uma falta de criatividade e talento tremendo. Nós Católicos como cristãos que somos não admitimos desrespeito. Contra nosso Deus e nossa fé.

  • FRANCISCO LUCAS DE OLIVEIRA disse:

    Até onde vai a liberdade de impresnsa. Não podemos admitir que, em nome de tal liberdade, os orgãos de imprensa atuem sem qualquer limite. Não sou católico praticante nem fervoroso, mais fico chocado com tamanho desrespeito ao maior simbolo da fé cristã. Passaram do limite e os responsáveis devem responder por tal violação.

  • Carlos Gomes disse:

    Porque o idealizador da fotomontagem não a fez com Maomé?

  • mauricio silva disse:

    Que JESUS CRISTO tenha misericordia desse infeliz que criou isso, com DEUS nao se zomba !!!

  • FCO DE ASSSIS disse:

    Não sou católico,e não sou seguidor de nenhuma religião, porêm achei um desrespeito,um absurdo o que esta revistinha tendênciosa fez.

  • FELIPE disse:

    NA PRÓXIMA EDIÇÃO QUERIA VER ESSA REVISTA MALDITA INSERIR ALGO DO TIPO RELACIONADO A MAOMÉ, SÓ PRA VER SE A REAÇÃO SERIA TÃO MÍNIMA COMO FOI QUANDO EXPÕEM O MAIOR LÍDER DE TODOS OS TEMPOS, “COMPARADO” A UM ZÉ NIGUÉM. ESSA REVISTA DEVERIA SER EXTINTA…

  • Andre disse:

    A igreja está o tempo todo se intrometendo na liberdade de expressão. Qual foi o desrespeito na foto? O que tem de mais colocar um homem crucificado em alusão ao tal de Jesus Cristo? Qual é o pecado que se está cometendo aí?
    Qual é o desrespeito??

    Sejam coerentes. Desrespeito seria colocar a cruz de cabeça pra baixo com a foto do próprio Jesus.

    O Cristianismo dá até medo. Se uma bobagem dessa causa indignação, o que se pode esperar dessas pessoas? Temem a reação de um deus, acham que sofrerão castigos etc. São pessoas que vivem nervosas(desequilíbrio nervoso).

  • felipe souza disse:

    Esperando ansioso para ler o repudio sobre oque se passou na parada gay de ontem

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =