Na edição seguinte ao erro em que o Jornal Nacional exibiu a opinião de um cardeal  português como se fosse do arcebispo emérito de São Paulo, também cardeal, Dom Cláudio Humes, Willian Bonner pediu desculpas aos telespectadores pelo erro.

A falha foi atribuída à Agência de notícias APTN.

O blog ANCORADOURO noticiou o erro do telejornal, aqui.

Confira nota do Jornal Nacional:

” Por um erro da agência de notícias APTN, o Jornal Nacional atribuiu, nesta terça-feira (19), ao arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero no Vaticano, Dom Cláudio Hummes, declarações que, na verdade, eram do cardeal português Dom Manuel Monteiro de Castro. Dom Manuel defendia o cardeal americano dom Roger Mahony da acusação de ter acobertado denúncias de pedofilia na igreja, nos Estados Unidos.

Depois de alertada pela TV Globo, a agência APTN corrigiu a identidade do entrevistado, com um pedido de desculpas. Nós fazemos o mesmo.

Na tarde desta quarta, Dom Cláudio Hummes lamentou profundamente o erro da agência. Ao Jornal Nacional, Dom Cláudio fez questão de declarar que discorda totalmente da opinião manifestada na entrevista.”

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles