ACIA associação católica internacional Ajuda à Igreja Que Sofre, recentemente elevada à categoria de pontifícia e cuja missão é ajudar os cristãos mais necessitados em todo o mundo, e de maneira especial aqueles que são perseguidos, estará promovendo como parte dos eventos culturais da JMJ, uma exposição multimídia no Largo da Carioca, um dos lugares mais transitados do centro do Rio entre os dias 22 e 27 de julho e que leva por título “Missionários somos todos!”, seguindo a proposta do tema da própria Jornada.

 

Além de visitar a exposição, os milhares de jovens que passarão pelo local poderão rezar ao Senhor Sacramentado na capela montada em uma das tendas da exposição e receber o aconselhamento dos mais de 40 sacerdotes de diferentes nacionalidades que estarão presentes no evento. O Local também será um dos pontos oficiais para confissões durante a Jornada.

 

A associação já vem colaborando com a JMJ Rio 2013 de diversas formas. Uma das iniciativas da AIS por ocasião da Jornada foi oferecer gratuitamente para as dioceses do Brasil 1 milhão e meio de exemplares do YouCat, o catecismo juvenil da Igreja. Além da exposição multimídia que exibirá objetos e imagens dos locais de missão, a entidade está trazendo artistas da Jamaica, da China e da Irlanda para apresentar-se no Festival da Juventude da JMJ.

 

“Esperamos que nossa exposição missionária, feita para que os jovens tenham uma melhor ideia sobre o que a Igreja realiza em terras de missão, ajude os peregrinos a sentir-se tocados e animados a assumirem a missão de anunciar a Boa Nova e ajudar os necessitados”, afirma José Lúcio Corrêa, diretor executivo da AIS no Brasil.

 

“Durante a nossa exposição haverá uma exibição de imagens, objetos artísticos trazidos de países distantes e testemunhos de jovens chineses, sudaneses, jamaicanos e peruanos sobre a situação e necessidades da Igreja em seus países. A AIS também ajudou jovens estrangeiros de escassos recursos que desejavam vir à Jornada Mundial da Juventude – provenientes de países como Egito, Iraque e Haiti – com uma ajuda econômica para os gastos de sua viagem. Nos dias da Exposição organizaremos com jovens brasileiros, em plena praça pública, um ‘flashmob’ falando da missão da juventude de ir a todo o mundo e fazer discípulos entre as nações”, ressalta o diretor.

 

“O Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo, pois reúne montanhas, mar e parques, além de ser conhecida por acolher de braços abertos seus visitantes. Certamente, da mesma forma acolherá os jovens brasileiros e estrangeiros que chegarão repletos de alegria, entusiasmo e música.

Os brasileiros amam a música – prossegue o diretor – e por isso AIS estará trazendo para o Festival da Juventude da JMJ músicos da Jamaica, Irlanda (incluindo dois campeões olímpicos de dança) e da China”. “Todos partilharão seus talentos e testemunhos de fé com os demais jovens presentes”, disse.

 

“Os brasileiros não só amam o Papa Francisco por proceder do país vizinho da Argentina; é sua simplicidade e seu carisma que o torna tão querido. Em resumo, estamos felizes por receber jovens de todo o mundo no nosso país e esperamos que nossa exposição missionária e o testemunho dos artistas que traremos, ajude os peregrinos a voltarem aos seus lugares de origem comprometidos com a causa de serem discípulos e missionários do Senhor Jesus”, concluiu José Corrêa.

 

A exposição, que será realizada no Largo da Carioca, terá entrada livre e estará em funcionamento entre os dias 22 e 27 de julho das 08h00 às 18h00, e de 24 a 26 de julho das 08h00 às 17h00.

O vídeo sobre a exposição pode ser visto no canal Youtube da AIS em: http://youtu.be/g8_5TC6mHfA

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles