Instituição que nasceu em Fortaleza possui mais de 10 mil pessoas engajadas em 346  grupos de oração, distribuídas em 25 Centros de Evangelização.

MoysesAzevedo_pregando_primeiros

Moysés Azevedo pregando para primeiros frequentadores do Shalom.

 

Neste domingo, 15 de setembro,  a Comunidade Católica Shalom promove o Encontro Geral da Obra, no ginásio Paulo Sarasate, a partir das 8h. O Encontro Geral traz como tema “Somos uma Família”, oportunidade dos membros engajados em grupos de oração da instituição renovarem  a fé e os laços de unidade. Pelo menos oito mil pessoas são aguardadas.

O dia de atividades contará com palestras do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, a Cofundadora Emmir Nogueira e Gabriella Dias, responsável pelo Shalom em Fortaleza. Mais de 20 músicos se reversarão  na animação musical, momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. A programação será encerrada com  Missa presidida pelo Pe. Antonio Furtado.

Mais de 10 mil pessoas estão engajadas em grupos de oração, somente em Fortaleza. O número salta para três dígitos quando incluímos participantes de  eventos promovido pela Comunidade (como o Festival  Halleluya, Renascer e Exponatal) e pessoas atingidas pelos  seus meios de comunicação de massa.

Primeiro Centro de Evangelização.

Primeiro Centro de Evangelização.

Costuma-se dizer que o Shalom – assim como os demais carismas na Igreja Católica – é uma resposta de Deus aos tempos de hoje. Na Comunidade o imperativo é ir ao encontro do homem que padece pelas diversas mazelas no mundo de hoje. Tendo feito a experiência fundamental de fé, o discípulo se torna ministro da Paz e assim vai irradiando o amor e a misericórdia que jorram do Ressuscitado que passou pela Cruz, mistério cristológico central do Carisma Shalom.

Como tudo surgiu

A inspiração inicial era atrair os jovens mais distantes da Igreja. A ferramenta: uma lanchonete, um local aconchegante que servisse sanduíche com refrigerante, novidade para o início dos anos 80 na capital cearense. Trinta e um anos se passaram, a inspiração continua a mesma;  a ferramenta expandiu. A Lanchonete do Senhor se tornou a Comunidade Católica Shalom, Associação reconhecida pelo Vaticano, presente em 18 países e em 64 cidades no Brasil.

Somente em Fortaleza o Shalom possui 25 Centros de Evangelização espalhados em bairros estratégicos e Região Metropolitana, no centro e na periferia, onde são mantidos 346 grupos de oração.

A Comunidade, conhecida popularmente como “O Shalom” promove eventos de massa como o Festival Halleluya e evangeliza de porta em porta; acolhe moradores de rua no Albergue São Francisco e evangeliza profissionais autônomos no Projeto Mundo Novo; mantém um colégio de educação católica e empreende inúmeros esforços no campo das artes. Também atua na comunicação, visita a presídios, hospitais e até na economia traz uma novidade, a economia da Paz, um modo próprio de viver o amor e a partilha.

Em suas fileiras se sobressaem os jovens, mas a instituição é aberta a todas as faixas-etárias. Tem projetos específicos para as famílias, dependentes químicos e jovens. Para quem é engajado em um dos 346 grupos de oração tem a oportunidade de trilhar o Caminho da Paz, programa  que visa a formação integral do participante.

Renascer_antigo

Renascer, o primeiro evento de massa da Comunidade.

Este corpo vivo formado por pessoas que tiveram uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz – Cristo  –  forma a Obra Shalom, hoje coordenada pelo Padre Sílvio Scopel e um conselho apostólico. A diretiva é evangelizar, ir ao encontro do homem que sofre nas “periferias existenciais” como tem ensinado o Papa Francisco.

SERVIÇO:

ENCONTRO GERAL DA OBRA SHALOM

Dia: 15 de setembro

Local: Ginásio Poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 1050, Centro)

Horário: 8h às 18h

Mais informações: 8611-6698

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles