A tradicional editoria Espiritualidade do Jornal O Povo,publicada aos domingos, recebeu pela 1ª vez contribuição da escritora cearense e Cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira.

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Em sua primeira articulação Emmir demonstra o risco de blindar a esperança de nossa  vida quando passamos a aplicar o cientificismo para aquilo que não é ciência. “A leitura cientificista da vida nos blinda em universo imanente. Blindado, nosso olhar não enxerga nada para além do possível, comprovável, previsível, imanente”.

Numa palavra, segundo a Cofundadora, “Sou meu próprio Deus”. ” Quando insistimos em uma leitura meramente pragmática, cientificista da vida, fechamo-nos na imanência e não damos espaço à transcendência. Trocamos a esperança pela evidência. Blindados, intolerantes, escravos de nossa lógica à qual atribuímos poderes muito além do razoável, temos como tolice, pré científico, fuga da dura realidade todo tipo de visão transcenden te da vida”, completa.

Artigo foi publicado na editoria Espiritualidade.

Artigo foi publicado na editoria Espiritualidade.

A consagrada finaliza o texto com uma interrogação para o leitor: “Evidência ou esperança; orfandade ou amor de Pai; intolerância ou compreensão; solidão ou amor; desespero ou confiança; imanência ou transcendência. Onde estamos?”.

Leia artigo na íntegra, aqui, página 14, segundo texto. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles