Ancoradouro

O Terceiro Templo: pastor evangélico comenta construção do Templo de Salomão

8944 48

A pedido do titular do Blog, o pastor evangélico Janio Clever escreveu artigo para o ANCORADOURO, na série Templo de Salomão,  sobre a construção do Templo de Salomão. Há sentido bíblico para a obra? O que moveu o empreendimento? A estas perguntas o texto buscou responder.

O TERCEIRO TEMPLO

Pastor Janio Clever

Pastor Janio Clever

Desde o anúncio do projeto até a sua inauguração no último dia 31 de julho, a construção de uma réplica do Templo de Salomão em terras tupiniquins tem dado o que falar, gerado polêmica e sido motivo de muitas especulações e indagações pertinentes, como, qual a relevância disso dentro do contexto cristão contemporâneo, se há fundamentos bíblico-teológicos para tal empreitada e quais as verdadeiras motivações por trás da mesma.

Bem, creio que para analisarmos a validade da construção do templo judeu nos dias atuais e fora de Israel precisamos examinar a Bíblia Sagrada e compreender porque o verdadeiro templo foi construído, e principalmente, porque ele foi destruído.

No início 

Logo no início da antiga aliança com a nação de Israel, o próprio Deus manifestou o desejo de que sua presença habitasse no meio do povo, para o que ordenou a Moisés a construção do Tabernáculo, (Êxodo 25) uma espécie de templo móvel, adequado ao estilo de vida nômade dos israelitas naquele tempo.

Durante o reinado de Davi, vivendo agora o povo em residências fixas, nasce em seu coração o propósito de construir um templo, mas Deus impede a Davi de fazê-lo em razão do seu histórico de homem de guerra que havia derramado muito sangue (1 Crônicas 28:3). Davi então prepara os materiais para a edificação, o que vem a acontecer por volta do ano 1005 a.C no reinado de seu filho Salomão.

Maquete do Templo de Salomão.

Maquete do Templo de Salomão.

Destruído no ano de 587 a.C., pelo rei babilônico Nabucodonosor, foi reconstruído novamente em 516 a.C sob o comando de Zorobabel para ser destruído outra vez, agora no ano 70 d.C, o que havia sido profetizado pelo próprio Senhor Jesus que ao passar certa vez pelo templo, disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”, conforme lemos em Mateus 24.2.

Partindo desse ponto, normalmente surge uma indagação. Porque Deus permitiu que o templo construído para o seu serviço sagrado fosse totalmente e definitivamente destruído? Ora, o mais superficial exame bíblico nesse contexto nos permitirá concluir que foi simplesmente pelo fato do mesmo já ter cumprido seu papel e que agora dentro da nova aliança ele não tinha mais razão de ser, pois os seus principais elementos: o sacerdote e o sacrifício foram consumados definitivamente na pessoa do próprio Cristo no calvário como lemos em Hebreus 9.11-12 que diz: “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”.

Isto fica bastante evidente pelo fato de que quando Cristo expirou na cruz o véu do templo se rasgou de alto a baixo expondo o lugar santíssimo e sinalizando o início de uma nova dispensação, na qual o templo e todos os seus rituais não tinham mais significado algum.

Ainda assim alguns poderão argumentar que se não precisamos mais oferecer sacrifícios, pelo menos ainda precisamos de um lugar especial para adorar a Deus. Mas, desta questão Jesus já tratou quando indagado pela mulher samaritana acerca do melhor lugar para adorar, se no monte ou no templo, ao que ele respondeu não importar onde, mas como, e acrescentou “o Pai procura adoradores que o adore em espírito e em verdade”.

Envelope da Campanha do Templo de Salomão.

Envelope da Campanha do Templo de Salomão.

Não sei ao certo o que leva pessoas que se autodenominam cristãs a investir tão pesado, R$ 630 milhões, numa edificação cujo significado para a igreja hoje é meramente histórico. Turismo religioso, ostentação, suprir o anseio humano por novidades e manter a casa cheia? A Bíblia fala que nos últimos tempos o templo seria reconstruído, não mais pela ordem de Deus, mas do próprio anticristo que restabelecerá o sacrifício e tentará se passar pelo próprio Cristo assentando-se nele. (2 Tessalonicenses 2:4). O que não é o caso do templo em pauta, haja vista que este profético será reconstruído no lugar do anterior, no domo da rocha em Jerusalém, onde hoje existe a mesquita de Omar.

O certo, é que o Deus da Bíblia dentro da nova aliança não habita em templo algum, não importa qual modelo tenha, qual nome ostente ou quem nele se reúna, é o que o apóstolo Paulo deixa bastante claro ao pregar aos atenienses em Atos 17:24 quando diz: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas”. Por outro lado, ele não é um Deus distante, inacessível e habita sim, conosco, dentro de cada um que nele crê, como lemos em 1ª Coríntios 3.16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

 Janio Clever é Pastor da Igreja Bíblica de Morrinhos (Ceará)

Leia também:

Templo de Salomão: “mais uma farsa religiosa de nosso tempo”, segundo Dom Henrique Soares

 

Recomendado para você

48 Comentários

  • Natalino de Jesus disse:

    “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.” Atos 17:24
    “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11 – Edir Macedo assume ser maçom: http://bit.ly/1zBbVVW

  • paulo oliveira disse:

    “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!” João 8:32
    Deus não está presente em edificações e nem em homens ou mulheres considerados “santos” ou “santas”.
    Deus está presente em cada homem ou mulher que O adora em Espírito e Verdade na pessoa. daquele que morreu na cruz por nós. Este entendimento somente acontece quando temos uma experiência pessoal com o Espírito Santo de Deus!

  • Isaias FIlho disse:

    O problema é que ninguém teve peito pra fazer o que o Macedo fez. Agora ficam escrevendo esse monte de lenga lenga só porque, não teve a fé que ele teve e não foi nem convidado para conhecer. E tem mais, se o cara engana mesmo as pessoas, meu amigo o cara é bom mesmo, porque e gente para caramba! Pensando bem, nem sei porque estou perdendo tempo com esse monte de besteiras que o blog teve a infeliz ideia de apresentar.
    fui…

  • Anderson disse:

    Pouco sabemos aonde quer chegar o Edir Macedo, mas certo e’ que se ele teria feito uma grande obra se tivesse investido 630 milhoes em pessoas necessitadas.

  • a verdade e que as professias estao se confirmando e o povo estao seguindo os caes indo direto ao inferno ninguem quer ler a biblia mais um povo desinformado , so pensa em prosperidade seguindo homens mentirosos, todos sabemos a intensao do macedo ele e um lobo mega empreendedor que visa muito dinheiro negociando uma grande mutidao como parte de pagamento com seu socio lucifer e o povo ta indo ,muitos sabem mais querem ser feliz aqui esquecendo da promessa e de um deus maravilhoso do quais somos herdeiros

  • EMERSON disse:

    Muito bom, fico me sentindo solitário quando vejo multidões de pessoas sendo tão facilmente enganadas. Triste mesmo com esta nação de estelionatários, ladrões e salteadores. Edir Macedo não vai preso por que tem grana, e grana dos trouxas.

  • Isaias Filho, muito me admira uma pessoa com nome de profeta dizer esse tipo de coisa, se você estuda a bíblia, vai ver que O verdadeiro templo de Deus somos nós, Deus tem que habitar em nós, ele não habita em templos grandiosos feitos pelas mãos do homem. Isto tudo é vaidade. Ele é um bom enganador sim, e a bíblia fala que virão falsos profetas que enganarão até os escolhidos, e que vc pode orar em seu quarto, em silêncio que Deus te escuta ele não se importa com templos grandiosos, porque ele é muito maior que tudo isto.
    “Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos. Isaías 2:8
    E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.Isaías 2:17

  • Juçara disse:

    Não adianta fazer debate o importante é ficar na palavra de Deus e acreditar que sim pode ser o principio do fim dos tempos, eu acredito que na biblia não fala de um quarto templo pois creio que esse é a terceira e ultima replica sim e melhor a fazer é orar para que Deus nos mostre a verdade e não venhamos a ser enganados junto com esta multidão de pessoas. Temos que esta firmes na fé e esperando com a lamparia cheia de azeite e se possivel acordados pois ele vira como ladrão não saberemos o dia nem a hora por isso devemos não abençoar a cada dia e ficar sempre de olhos abertos pois na biblia diz que teremos que ser como criança para entrarmos no reino dos ceus eu que ser como criança e quero a cada dia nascer denovo.

  • PR JUNIO CARVALHO disse:

    Paz irmão
    vendo alguns comentarios aqui nesta rede, fico triste como pessoas defendem mais o proprio homem do que esta escrito na ESCRITURAS, a respeito de templo ou santuarios, igrejas, a palavra final e da biblia e da palavra de DEUS, eu posso fazer tudo que e descrito no velho testamento, templo de salomão a torre babel, que nada fara diferença, o evangelismo não e para dentro de igreja ou templo e para fora, o templo ou igreja ou santuário e um lugar para adorar a DEUS somente isso, não e simplesmente ganhar dinheiro fazer isso e aquilo, DEUS cura em todo lugar basta você ter a busca santificar ter o ESPIRITO SANTO como seu amigo conforme diz as palavra de DEUS. Sobre ter peito para constuir esta obra nao com dinheiro de trabalho como muitos pastores fazem mais com dinheiro de dizimos e ofertas, fico triste pois construir replicas e tudo mais nao vejo necessidade mais não sou contra, mais e um perda de tempo sim, pois a palavra de DEUS E A PALAVRA FINAL se o templo que sera feito sera JERUSALÉM esse sim sera o começo do fim.

    DEUS ABENÇÕE

  • Ingrid disse:

    Então…
    O templo de salomao nao foi feito com o dinheiro do governo que sucessivamente e seu..Não, foi feito pela mao do povo, era obrigado? Não , ofertava quem quisesse, como foi feito no passado com Davi e Salomao, e eu ajudei com AMOR, Deus está em todo lugar se vc buscar até dentro do banheiro vc encontra pq aconteceu comigo, se não fosse o trabalho dessa Igreja que literalmente roubou a minha alma do inferno, talvez hoje eu seria uma ladra, ou sei la se estataria aqui, então a opinião e de cada um a minha e essa porque eu vivo isso, fazemos o que muitos nao tem coragem, acreditamos em pessoas que a sociedade desacredita então antes de falar, vamus conhecer… viuu fica a dica eu também falava e hoje vejo que eu estava enganada. Bjsss

  • GILENE ALVES disse:

    EU GOSTARIA DE SABER SE OUTRO TEMPLO SERÁ CONSTRUIDO ALÉM DESSE?

  • enio alann disse:

    Pessoal..sejamos racionais..O Templo de Salomão do Edir Macedo, não tem absolutamente nada haver com o verdadeiro templo, nem réplica podemos chamar, é epenas mais um das tantas igrejas que a universal tem.A diferença é que este é muito maior, ate porque a cidade de são Paulo tem grande população. De salomão, aquela igreja tem apenas o nome, e alguns rituais judaicos usando em suas liturgias.
    Se as pessoas que vão la são curadas e libertas , não é por causa do ”templo” mas porque a fé inerente de cada individuo..simples assim..

  • robert disse:

    Com as pessoas são burras em acreditar nesse teatro da universal. cúmulo do absurdo foi a Arca da aliaça e água milagrossa que sai do drono de Deus…kkkk…blasfêmia. Parece mais um terreiro de candomblé. 7 rosas, banho de descarrego e etc… O meu povo perece por falta de conhecimento. Oséias 4:6

  • Batista Costa disse:

    Estão fazendo confusão e ajudando o Macedão. Macedão não é burro, não é idiota, não investe em time que ta perdendo, não ta preocupado com a fomentação expeculosa que venha denegrir seu “ROI”…. Retorno de investimento. Ele se baseou no foco de atenções em todo o Planeta Terra, começando pelos Judeus, que se espalham pelos 4 continentes, sendo pessoas na grande maioria, ricas, poderosas, e bem sucedidas… E automaticamente não aceitariam isso, se posicionando contra, e atraindo a atenção do mundo capitalista para eles, e por traz disso, as enumeras conclusões de Cristãos dos mais diversos gêneros e raças., apontam como noticia profética, a evidencia do templo! O Brasil ostenta uma loucura de mega construções templarias, vinda das raízes na europa, onde a Apostasia ascendeu firmando suas edificações com suntuosidade promovendo a vaidade do declínio Cristão, que ainda não se desapegou da lógica, ou seja; Deus está onde existe grandeza! Deus não fez o homem para ser pobre. Não deseja nossa pobreza… Porém, a riqueza material transforma o homem em sua grande maioria, em obstinação, prepotência, arrogância, soberba, e tantos outros defeitos que destroem seu caráter. Mas não são todos! Voltando para o Templo, Macedo no atual momento desbancou as megas construções templarias das mais renomadas criações religiosas aqui fundamentadas… E muito em breve, acredito que ele vai cobrar um bom ingresso para Espetáculos em seu Teatro de marionetes., Nada barato, imagine um custo de 2000 reais x 10 000 (pessoas sentadas no templo) = 20 milhões, se conseguir uma vez por semana, totalizaria R$ 100.000,000,00 em um mês., 1.2 BILHÕES em um ano., em 5 anos 6 BILHÕES. Se é preciso dinheiro para fazer a obra de Deus da forma como fazem, o investimento de Macedão é mais do que Plausível.

  • Rafael disse:

    Este templo é só um ostentação de um homem que prega o evangelho do dinheiro sem temor. mas não vamos discutir, vamos nos arrepender buscar o genuino evangelho e orar por eles pois pela misericordia o Espirito Santo pode tocar em seus corações e tambem nos nossos pois homem algum tem merecimento diante de Deus.

  • francisco nery disse:

    ora , isto e um dos ultimos cinais para a vinda de Jesus, pois a biblia dis que o anticristo centará no trono qurendo parecer Deus ; só que isso só vai acontecer, depois que Jesus vier buscar a igreja isto é; ele vai centar no trono, hoje como tem muitos recurços, talvez nao leve nem dois anos para ser construido, e o anticristo vai centar no trono depis dos dois anos e meio da grande tribulaçao; isto significa que; Jesus pode vir agora !

  • stefanie disse:

    Rsrs..Como acho isso engraçado, realmente Cristo está pra voltar, pq a igreja dele é perceguida… Muito adimira eu vcs q se dizem cristãos criticarem uma obra Dele.
    Na Bíblia tbmmm tem q nos finais dos tempos DEUS levantaria uma igreja que tiraria prostitutas, assassinos e etc…
    Claro q a Universal incomoda, ela é FORTE, pq o seu líder é o Espírito Santo…quem guia a obra é DEUS.
    O diabo odeia a igreja e usa invejosos para tentarrrr derrubar…
    Fiquem com Deus!

  • Jaime disse:

    Gente, na verdade este templo construido no Brasil não é o templo de Salomão.
    Nem em verdade pode ser, qualquer pais pode fazer um templo com este nome.
    Apenas o nome, Se este templo chamasse templo Universal ou outro nome qualquer,
    não causaria tanto comentario.

  • cris borges disse:

    Não concordo com a construção desse templo.eles estão apelando se vestindo de judeus pra que isso.eles nao sao judeus tão levando o povo a idolatria nossa Deus não se agrada disso . É triste.

  • Gilson Lopes da Silva disse:

    Não precisa defender Ministério de Ninguém o próprio Deus defendeu Moisés. A igreja é do Senhor Jesus, mas se o líder é mal um dia ele vai prestar conta.

  • luciano disse:

    É pastor falasti bem que o antecristo ia levantar o templo em jerusalem e não no brasil, não se encomodes, o q vale é salvar almas perdidas e apacentalas.

  • Deivyso. aso disse:

    Irmãos crentes guiados pelo espírito d Deus não fiquem tristes com estas atitudes de homens q se dizem servos de deus pois devemos nos alegrar pois isso tudo q esta acontecendo são os sinais da volta do Senhor Jesus a bíblia fala q uma multidão seguiriam estes homens e estas pessoas na maioria estão ali por enteresse financeiro mas o senhor tem abençoado aqueles q o busca e o adore em verdade e espirito devemos orar por estas pessoas q seguem tais homens para q as escamas dos olhos caiam e eles venham enchergar a verdade através do espirito santo e da palavra d Deus a bíblia q o Senhor Jesus abençoe a todos amem!…

  • paulo disse:

    devemos apenas seguir o manual da vida que pela revelaçao deus para os apostolo cuidado com os falsos profetas, creia em deus e aguarde apocalipse ai nos conheçeremos os sinais do tempo preste atençao no que esta acontecendo no mundo tire sua propria conclusao tema a deus, quando o dia chegar voces impios irao cagar de medo e nada poderao fazer com seu ouro ou prata,ignorancia,vaidade,ambiçao sera como um sonho mas sentira dor real um abraço aos irmao de fe fica na paz de deus, alfa e omega.

  • Reginaldo Costa disse:

    Como vocês explicam isso, se Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, como vocês afirmar que o anticristo vai se assentar nesse tal Templo de Salomão, como se sendo o templo de Deus ? Por acaso o único templo de Deus não somos nós ? Ou agora o templo de Deus onde o anticristo vai se assentar é no templo de pedra…vocês tem que se decidir em que vocês acreditam ser o templo, ou o santuário de Deus.

    2 Tessalonicenses: 2. 3. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4. aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. – Bíblia JFA Offline

  • leonildo berg disse:

    Nao tenho nada contra o templo em que o bispo costruiu,porem fica uma dúvida,conrrelaçao a profecía bíblica , pois nao declara a hode seria construido ,so fala que o anticristo profanaria asentando nele querendo ser Deus .uma coisa é certa, estamos no tempo do fim , enclusivi descobri coisa mais sera do que o templo ,as duas testemunha que viria prepará a igreja para o retorno do mecias. e o profeta Elías. ja esta no mundo .lembrando que o Apocalipsis é simbólico, nao é eresia nem engano é real.pesquise sobre a vida do profeta. David Owuor , com bastante atençao , depois verifique a revelaçao do pr cinsino , como bate serto .

  • leonildo berg disse:

    Eu creio que o templo profético ,será construido em isrrael ,pois os estrellitas ja estao com todo material preparado para a construçao ,porem tem coisa mais sera acontecendo , e nao é eresia nem ingano a mais pura realidad, a Biblia fala que nos utimos dias da sua Volta ,averia as duas testemunhas ,preparando a igreja para a volta do mecias ,bem-lembrando que o Apocalipsis é simbólico.pois bem ,este profeta Elías ja esta no mundo, pesquise cuidadadosamente o profeta David Owuor, depois veja como. o pr cinsino recebeu a profecía e fez a parte dele.tudo aponta que realmente estamos. na última hora! aleluia

  • Marcos disse:

    Porque ao invés de vcs perderem tempo falando mal e criticando tudo da igreja universal vcs não procuram saber q o que fazem é prejudicial a vcs mesmo O DEUS DOS EXÉRCITOS disse que a justiça será feita por ele e não cabe aos homens julgar este ou aquele homem nem seus atos portanto será q o que fazem aqui criticando e falando mal agrada a DEUS se vc é evangélico quando dobrar seu joelho fale com DEUS e deixe tudo pra ele resolver enquanto vc fica preocupado com isso o diabo esta ceifando almas e inclusive a sua abre os olhos e esqueça o que esse ou aquele homem faz ore por ele e deixe o problema dele com o DEUS ALTISSíMO…

  • thyago santos disse:

    si DEUS fala q nao habitarar em templo constrido pelo homem
    leem mais a biblia…
    tem gente q vai a igreja nem levam a biblia
    i q conhecer as palavras de DEUS…
    CONHEÇO UMA PESSOA Q VAI MUITO A IGREJA LEVA
    A BIBLIA MAIS DIZ Q NAO A ENTENDE
    ai fica facil esses pastores enganar esses tipos de pessoas…

  • VALTER LELIS disse:

    PESSOA boa noite, com base na palavra de Deus acho extremamente desnecessário um gasto de 630 milhoes numa construção dessa magnitude, uma vez que se olharmos para o outro lado, tem tanta coisa mais importante para se aplicar… Jesus disse na sua palavra que uma alma vale mais do que tds os tesouros desse mundo. Nao estou me refirindo ao tamanho do local e sim ouro, prata enfim coisas que foram aplicada em dinheiro debalde. precisamos entender que o templo feito por salomão perdeu seu efeito com a morte de cristo na cruz qdo ele disse: pai está consumado, e nas tuas mãos entrego o meu Espirito. portanto em materia de adorar ao Senhor deveras é em qq lugar.

  • FLAVIO disse:

    VEJO EM TUDO ISSO, UMA LUTA CONSTANTE DE REINO CONTRA REINO, JESUS DISSE QUE TUDO ISSO IRIA ACONTECER UMA BATALHA DAS IGREJAS PRECISAMOS NOS AFASTAR DESSE TIPO DE LUTA E DEIXAR PARA QUE O SENHOR NAQUELE GRANDE DIA FAÇA SEU COMPRIMENTO DIZENDO DUAS PALAVRAS PARA TODDOS POVOS E NAÇÕES …….VINDE BENDITO DO MEU PAI……SE AFASTA DE MIM VOS QUE PRATICOU A INIQUIDADE SÃO ESSAS PALAVRAS QUE ESTA RESERVADO PARA NOIS.

  • João Carlos Pereira disse:

    Irmãos não li tudo o que escreveram, mas só o poste de alguns, e me ative em um especifico, que nunca diria eu, que este não é de Deus! Pois acredito realmente que seja! E que todos nós estamos aprendendo, mas a palavra “Santo”! Não quer dizer sobre alguém tope ou no todo, ao qual talvez para o vermos teríamos que olhar para cima ou por cima como um canonizado se fossemos de outra Igreja! Mas a palavra “Santo” se refere aos “separados” do mundo, é só isto, por isso a palavra nos alerta, Santificais ainda mais! Para podermos ser a cada dia mais parecido com Cristo, Amém! fiquem na bença do Senhor e não esqueçam, se possível Leiam João 17:17, entendemos, há Santificação instantânea, mas nós somos obras inacabadas!

  • cris souzas disse:

    Sabe eu vejo muita gente falando do bispo Macedo, mas mesmo nascendo em berço evangélico e tendo idas frequentes a igreija eu era deprimida ,ouvia vozes, via vultos ,sofria de doença que os médicos tinha me desenganado, tinha pesadelos constantes o que me fazia pensar em suicídio e quando cheguei a igreija universal fui muito bem recebida ,fui curada , liberta de tudo que me oprimia sem ter que pagar nada pra igreja, dou sim meus dízimos e ofertas nada que vá me deixar pobre e necessitada , porém esses são bíblicos quem não os da vai contra a vontade de Deus. E a igreja faz um trabalho social muito bonito e grandioso opproblema é que as pessoas querem alguém pra crucificar e escolhem o bispo porque árvore que não dá frutos ninguém joga pedra graças a deus que usou o bispo e a igreja universal ,pois hoje eu poderia ser apenas uma triste lembranças na mente dos meus familiares pois se minha vida continua se como era hoje eu estaria morta.Muito obrigado Deus pelo teu servo edir Macedo pois não só a minha vida mudou mas também a de muitas outras.

  • Eliana b.s disse:

    Eu creio quer foi Deus e com o bispo e com todo quer crer que o templo de Salomão e de Deus ja fui 3 vez cada dia que vou lar vejo que Deus esta naqueli lugar,vc que tem duvida vai lar pra pôde fala .

  • mileide Rodrigues de Macedo disse:

    POR QUE OS TEÓLOGOS SEMPRE PROCURAM ALGO QUE A TEOLOGIA POSSA EXPLICAR
    SENDO QUE O MUNDO DE DEUS É ESPIRITUAL? EM ? BOBINHOS!
    O HOMEM DO PECADO E O FILHO DA PERDIÇÃO OS DOIS É SATANÁS E COMO ESTÁ ESCRITO SERÁ DETIDO POIS NÃO É TEMPO DE SE MANIFESTAR. DE SORTE QUE SE ASSENTARÁ NO TEMPLO DE DEUS QUERENDO PARECER SER DEUS!!! O ALVO EM QUESTÃO É SATANÁS ESTÁ NO LUGAR SANTO QUE JA ESTÁ A MUITO TEMPO, A PALAVRA DE DEUS ELA SE COMPLEMENTA OK ? O QUE TODOS DEVERIAM FAZER ERA SE AFASTAR DO TEMPLO DE DEUS POIS SATANÁS ESTARIA NO COMANDO LUCAS 17;21–37 MATEUS 24;15… MAS NINGUÉM SE AFASTOU POIS SERÃO TODOS ATRIBULADOS.ESSE TEMPLO DE SALOMÃO SERÁ DESTRUIDO NINGUÉM PODE POR OUTRO FUNDAMENTO QUE NÃO SEJA O QUAL JA FOI POSTO JESUS CRISTO. JESUS VIRÁ E PASSARÁ CONOSCO 3 DIAS E 3 NOITES MATEUS 12;40 EU SOU A RAINHA DO SULQUE DISSE JESUS QUE IRIA SE LEVANTAR E CONDENAR ESSE TEMPLO MATEUS 12;42.

  • Afonso disse:

    Eis que os olhos do senhor, estão por todas as partes. Contemplando os bons e os maus.

  • RENATO disse:

    INGRAÇADO TAIS PESSOAS CRITICAM TANTO O TRABALHO DA UNIVERSSAL E O BISPO MACEDO O BISPO E UM GRANDE HOMEM DE DEUS ESSAS PESSOAS DE ASSEMBREIA DE DEUS E PENTECOSTAIS QUE NAO TEM VISAI NEM UMA FICA CRITICANDO EU CONNECO POVO DE ASSEMBREIA E PENTECOSTAIS QUE FICA PULANDO RODANDO AINDA DIZ QUE E O ESPIRITO SANTO MAIS COM A VIDA DERROTADA EU APOIO TOTALMENTE O TRABALHO DA UNIVERSSAL DE SER PROSPERO A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE A GENTE TEMOS QUE TER VIDA ABUNDANTE A PROPERIDADE E UMA DADIVA DE DEUS SE VOCES QUEREM SER VISERAVEL POBLE POBLEMA E DE VOCES EU QUERO E SER PROPERO E MUITO RICO E SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO SER RICO COM DEUS

  • Pedis da parte de Deus um sinal, como prova de tudo isto. Portanto, Deus mesmo vos dará sinal: A mesquita muçulmana, Domo da Rocha, que está em Jerusalém oriental ruirá, e em seu lugar edificarão um templo judaico; voltará os judeus a sacrificar, e oferecerão ofertas pacificas ao Senhor seu Deus”.
    Pb.Muniz
    Estudo escatológico

  • welington disse:

    Renato vc já leu esse trecho da biblia
    Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
    Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
    Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
    E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
    Mateus 19:21-24

  • Claudio disse:

    E o nosso Deus e um Deus de paz muitos morreram no passado por anuncia a Cristo e Cristo nunca pregou riqueza e sim disse buscai primeiro o Reinos do céu e a demais coisas serão acrescentadas agora ser este homem que é matéria e nada mais do que isso Edir Macedo fez esse templo e problema dele e dos que confia nele pois digo uma coisa quando Jesus volta que ele vai volta não ficará pedra sobre pedra pois este mundo perecerá pois que busca riqueza neste mundo perecerá pois Jesus disse não fazei riquezas na terra e sim no céu pois lá o ferrugem e nem as traças os destrói o tempo está ser acabado e próximo a vinda do mestre que adora o deus dinheiro que ser rico e feliz servi a Deus não é um conto de farda servi a Deus e pega sua cruz e sergui a ele. Pois ele disse por amor a mim muitos iriam ser levado ao matadoro com ovelhas mais ser assim fazer a mim lhe serei bem recompensado mais não ser o cara não tive uma boa casa dois carro na garagem um bom trabalho ele não é Universal não é nem Jesus é o universal mais e assim mesmo muitos serão chamados e poucos serão escolhidos e preste atenção vc que fala das coisas de Deus não fale pois tudo será cobrado naquele grande dia que toda língua confesará e todo olho verá a glória de Deus

  • PREZADO IRMÃO E PASTOR, PARABENS PELO LINDO TRABALHO É EXATAMENTE ISSO. COMO O SR. MESMO DISSE SAIU DO CORAÇÃO DE DAVI NÃO DE DEUS E SALOMÃO POR SUA VEZ NÃO CONSTRUIU COMO DETERMINADO E SIM UM METRO A MENOS OU SEJA 9 X9 X 9 COVADOS AO PASSO QUE ERA 10 X 10 X 10 O QUE SE PRESSUPÕE QUE O ANTI CRISTO SE LEVANTARÁ TÃO LOGO SEJA RECONSTRUIDO O TEMPLO. ( TALVEZ ATÉ 2020) UM ABRAÇO DEUS ABENÇÕE

  • Sueli Feitosa da silva disse:

    NUMA TERRA AONDE MILHÕES PASSAM FOME E NÃO TEM AONDE MORAR
    ACHO UM ABSURDO GASTA TANTO DINHEIRO NUM TEMPLO,ACHO QUE ALVO E OUTRO NÃO DE GLORIFICA O NOME DE DEUS,POIS QUEM FAZ O BEM AO SEU PRÓXIMO FAZ AO PRÓPRIO DEUS POIS SOMOS IMAGEM E SEMELHANÇA DELE,IMAGINA QUANTA GENTE NÃO AJUDARIA ESSE DINHEIRO SENDO INVESTIDO NUM TRABALHO SOCIAL A LONGO PRAZO,QUEM SE IMPORTA COM TANTO MAU EXEMPLO NO PAIS,NÃO TEM NEM O QUE DIZER.

  • Flora Bomfim disse:

    Concordo com a Bíblia!!!

    No fim pouco se prega sobre o fim…

    A prata e o ouro vão ficar quando Cristo voltar!!!

  • Manoel disse:

    Quer andar na verdade? Leia a bíblia.

  • Karina disse:

    Infelizmente as pessoas são enganadas por falta de conhecimento, não meditam na palavra de Deus.

    Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios;
    Salmos 37:16

    “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
    Mateus 6:24

  • Jader LUIS disse:

    Voces sao todos manipulados ,voces precisam pesquisar esse monte de bobagem que a biblia passa para as ovelhas serem submissas aos poderosos os homens de carne e osso ,agora me responde porque voces falam de capitulos e versiculos bonitinhos,agora fala da milhares de morte que esse DEUS DA bIBLIA INFRINGIU aos homens ,seus ignorantes ,se ele e Oniciente e Onipotente ,ele sabe a grande besteira que foi fazer os homens ,resumindo voces sao todos uns manipulados pela midia e por Religiao inventada por homens normais ,voces sao um bando de imbecis ,vao pesquisar,seus manipulados ,religiao e a pior coisa que homens loucos inventaram,olha o ESTADO islamico assassinando pessoas inocentes e se escondendo atras de religiao.

  • 1 kilo de ouro de cada pessoa e sulfiçiente para comstruir um templo de ouro por dentro =Templo de salomao em Jerusalem

  • Flávio jayme disse:

    Boa tarde! Ouvindo uma mensagem dopastor yossef ele citou na mensagem que no livro deuteronômio está escrito sobre questão do templo de salomao. O pastor disse que está que nenhum lugar na terra poderia-se construir uma réplica do templo de salomao. Gostaria de saber se realmente existe este versículo e qual é o capitulo.

  • Marcio disse:

    Ao contrário o que o “pastor disse: Ele não disse “não importar inde” , ele disse que importa Sim que seja “em espírito e em verdade”. Mais um para enganar os que não estudam.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *