O Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do mundo, que acontece em Belém do Pará está ameaçado de ter parte de sua festa  suspensa por determinação do  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Show pirotécnico do Círio de Nazaré está ameaçado.

Show pirotécnico do Círio de Nazaré está ameaçado.

De acordo com relatório feito pela  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e laudo do CPC Renato Chaves os shows de pirotecnia e shows musicais serão suspensos porque se constatou que os níveis de emissão de ruídos estão acima dos limites permitidos, variando entre 69,75 e 94,24 decibéis, quando o permitido por lei é de  no máximo, 70 em horário diurno, e 60 em horário noturno.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Hfd0udcUN2A[/youtube]

Ainda segundo o relatório, os efeitos do som acima do permitido causa morte de alguns periquitos e “estresse das aves”. O jornal Diário Online informa que a Associação Obras Sociais da Paróquia de Nazaré foi autuada e deverá pagar a multa de R$  300 mil pela morte de seis periquitos e R$ 150 mil pela emissão de som acima do permitido.

A organização da festa promete uma resposta na próxima semana. Atualmente acompanham a imagem peregrina da Virgem de Nazaré no Rio de Janeiro.

Comentário

Cada vez mais flagrante a perseguição a eventos, entidades e práticas relacionadas ao universo cristão, especialmente se ele for católico. Proibir uma festa  de apenas alguns dias, que agrega milhões de pessoas, fortalece a cultura e o turismo do estado, usando a desculpa que “estressa aves” é, no mínimo, ridícula.

Rebaixar a dignidade humana ao de aves mostra a que passo anda a sociedade relativista. O que descontenta muitos paraenses é que os relatórios e proibições não contemplam as festas que estão fora do âmbito da Igreja e que trazem um verdadeiro risco à sociedade.

Os católicos e cidadãos de bem do Pará – e de todo o Brasil – não podem ficar omissos. Caso continuemos assim em pouco tempo ficaremos sem os grandes ícones da brasileira como a Festa do Círio de Nazaré, o santuário do Cristo e Redentor e o quê mais a canalhada quiser suprimir.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles