A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) veio a público externar seu desagravo à nota veiculada nas redes sociais e no site oficial da Campanha presidencial do PT, denominada “JOVENS CATÓLICOS CRIAM MANIFESTO EM APOIO A DILMA ROUSSEFF”.

pje2

No manifesto pró-Dilma os autores se apresentam como representantes das Pastorais da Juventude. A PJE opta pela neutralidade. “Tal posicionamento neutro (e não indiferente!) decorre da opção desta Pastoral em não envolver-se na política partidária e na propaganda eleitoral. Optamos por estimular o desenvolvimento das discussões políticas nos grupos de base, além de apoiarmos a elaboração de políticas públicas em prol da juventude estudantil”.

A nota ainda expressou que a PJE  entende a militância partidária como um desserviço à educação libertadora. “Não coadunamos com o apoio único (contrário ou favoravelmente) a nenhum candidato/a. Incentivamos que as políticas públicas e as propostas dos/as candidatos/as sejam objeto de estudos e discussões nos grupos, mas não elegemos nenhuma posição oficial, exatamente por entendermos que isto é contrário àquilo que entendemos por educação libertadora”.

“Por fim, salientamos que, conforme consta de nossos documentos, a PJE é representada nacionalmente pela Coordenação Nacional (CNPJE), devidamente eleita em Assembleia. Desta forma, nenhum/a militante fala em nome institucional (grifo) desta Pastoral, sem a aprovação da CNPJE, ou o referendo da Assembleia Nacional. Entretanto, somos todos/as livres para nos posicionarmos e expressarmos, publicamente, sobre nossas escolhas político-partidárias, sem relacionar esta escolha à instituição pastoral que estamos construindo há 32 anos.

Viva a democracia! Viva a juventude estudantil!”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles