O Papa emérito Bento XVI definiu o espaço virtual como “Continente Digital”. Progressista como o é em sua teologia incentiva os cristãos entrarem nesta nova terra com o objetivo de “dar alma” ao que acontece na Rede.

Jadi e Thamires empreendem novas formas de evangelizar no mundo digital.

Jadi e Thamires empreendem novas formas de evangelizar no mundo digital.

Inspirados  pelo mandado da Igreja, jovens católicos começam a despertar para seu papel na evangelização do mundo digital que não deve se resumir a postagem de mensagens explicitamente religiosas. Assim como no dia a dia o testemunho na Rede é fundamental para atingir os corações e ir ao encontro do pobre – aquele que não conhece a Deus –  como  incentiva o Papa Francisco. 

Jadi Telli é uma dessas pessoas que ocupa a Rede para evangelizar de modo criativo. Ela fez  um canal no Youtube sobre moda e maquiagem, tema muito comum entre as meninas de sua faixa-etária,  e toda semana publica 1 ou 2 vídeos.

“Quis  entrar nesta área porque sempre gostei de moda e maquiagem, de ver o poder das mídias sociais sobre os jovens. Em um momento de oração pensei: porque a mulher que vive uma vida cristã não pode estar na moda e ter aquela maquiagem linda no rosto?”, explica Jadi. Quando publica sobre suas viagens frisa quando   “vai a uma missa e depois joga o twins dance. Isto para testemunhar às pessoas que a vida cristã não é sinal de tristeza e solidão.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=w62QpRMH7ns[/youtube]

O objetivo é alcançar as pessoas mostrando que é possível ser jovem, professar a fé e viver com intensa alegria. ” Tem um desafio que fiz com meu namorado Daniel [discípulo da Comunidade Católica Shalom] que era ele me maquiando porém de olhos vendados. Isso mostra que somos um casal que quer viver a castidade, vai á missa e tem muitos compromissos da comunidade mas que a gente se diverte , solta piada um com o outro e nos aventuramos na vida”, testemunha.

E no quê o canal de Jadi se diferencia dos demais no segmento? Ela responde:  “acho que com a amizade que tenho com as leitoras , na escuta e cuidado. Mas nao só leitoras como também leitores. Fazendo-os sair daquele pensamento de quem é da Igreja é feio, só reza e para eles tudo é pecado. Gosto muito de bater nessa tecla. Estar no mundo, viver as coisas boas do mundo sem ser do mundo. Para resumir posso dizer que o diferencial é o que o Papa Francisco sempre está nos dizendo: ‘entrar na lama, alcançando estas pessoas e mostrar a misericórdia’. Tento mostrar que é possível estar no mundo e ser de Deus”.

Meninas Di Maria tem público cativo.

Meninas Di Maria tem público cativo.

Quem também se aventurou nesse universo do Continente Digital foi a jovem Thamires Matos. Junto com duas amigas e colaboradoras mantém blog, facebook e Instagram focado no público feminino. “Meninas Di Maria” é o nome dos perfis situados nas diversas plataformas. 

A ideia surgiu como um sonho e necessidade. Sonho de usar minha profissão para Deus e a necessidade de acolher as meninas que estavam iniciando sua caminhada com Deus e que ainda tinham muitas dúvidas”, explica Thamires que é estudante de jornalismo.

A interação maior se dá pelo Facebook. Thamires não descuida de algo imprescindível em qualquer trabalho na Rede: conhecer bem seu público. ” A maioria de meus leitores são de Fortaleza e Goiânia. Eles curtem mais as dicas de música e a relação que faço entre as canções  e o nosso relacionamento com Deus. Gostam também  quando escrevo sobre moda  e a  beleza da mulher”, exemplifica.

Um dos quadros do Facebook do Meninas Di Maria.

Um dos quadros do Facebook do Meninas Di Maria.

Tem na ponta da língua a métrica do blog. “. Estamos hoje  com 1.000 visualizações de página diária; 30% de novos usuários e   mais de 70% de usuários que retornam”, uma prova que cresce a fidelização do público. Espiritualidade e vida familiar estão entre os assuntos abordados.

Uma novidade que Thamires adiantou é que o blog contará com uma nova seção, o “Papo de homem”,no qual ele falará sobre Maria, mostrando que um homem de verdade, pode sim, amar Nossa Senhora”, explica.

Jadi e Thamires participam de Comunidades Católicas mas fazem o trabalho de modo independente. É uma forma de testemunho pessoal no mundo virtual, iniciativa que ganha cada vez mais adeptos.

Acesse:

Blog da Jadi:

[youtube]http://youtu.be/Evuw35z4bGk[/youtube]

Vlog Viagem:

[youtube]http://youtu.be/w62QpRMH7ns[/youtube]

Blog da Jadi: Blogdajadit.com.br

Instagraminstagram.com/jaditelli

Meninas Di Maria: www.meninasdimaria.com.br

Facebook: www.facebook.com/meninasdimaria

Instagram: instagram.com/meninasdimaria

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles