Ancoradouro

Eucaristia para "delivey" escandaliza fiéis

474 4

A imagem causa estranhamento à primeira vista. Um altar com o Santíssimo Sacramento exposto e numa plataforma um pouco mais abaixo três dezenas de Hóstias magnas consagradas prontas para o delivery (entrega). 

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

A cena que tem chamado a atenção dos fiéis  vem da paróquia do Beato Mateus Moreira, da Arquidiocese de Natal (RN), que está realizando o que chamaram Tríduo Eucarístico, uma espécie de novena com direito a levar a espécie eucarística para a casa, em desacordo com o prescito no Direito Canônico, código de leis que  rege na Igreja o culto eucarístico.

A prática incomum e aparentemente ilícita encaminha o Santíssimo Sacramento para residências da comunidade mediante acompanhamento de um coordenador de equipe. Ao final da noite, as espécies consagradas saem das casas em procissão para a Matriz performando um verdadeiro desfile de hóstias nas ruas da cidade.

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

No cânon 935, o Código de Direito Canônico determina que ninguém leve consigo para casa a reserva eucarística a não ser por “necessidade pastoral urgente”, o que não parece ser o caso aplicado ao Tríduo na Paróquia do Beato Mateus Moreira.

“A ninguém é permitido conservar a santíssima Eucaristia em casa ou levá-la consigo em viagem, a não ser por necessidade pastoral urgente e observadas as prescrições do Bispo diocesano.” CIC 935

No site da paróquia foram publicadas orientações para o Tríduo, como “manter, durante a bênção na igreja, uma postura de respeito. Ou se canta ou se fica em silêncio”.  Com a eucaristia em casa, as regras que não possuem nenhum valor jurídico orientam que  “a bênção da casa já se realiza quando o Santíssimo entra nela, logo qualquer outra forma de bênção é irrelevante. Se faz todo o ritual, mas bênção com o Santíssimo se dá apenas com o Diácono ou Presbítero“.

O Blog tentou contato com o pároco mas não obteve êxito.

Mais imagens:

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

Paróquia Mateus Moreira 1 Paróquia Mateus Moreira 2 Paróquia Mateus Moreira 3 Paróquia Mateus Moreira 4 Paróquia Mateus Moreira 5

 

Recomendado para você

4 Comentários

  • Paulo disse:

    O comportamento do pároco Pe Tomás dá a entender que essa comunidade “está em saída” > na exata direção de Sodoma e Gomorra!
    Permitir a presença do Santíssimo em residências oportunizaria não sei quantos desrespeitos, abusos e profanações, sendo o mal primeiro dar essa permissão; será que esse padre está normal, raciocinando nos riscos de sanções canônicas a que se expôs?
    A não ser que seja infiltrado na Igreja, ou da TL, aprontando para achincalhar a Jesus em até ser desviado para ser espezinhado nos cultos satânicos.
    Aproveitemos essa próxima 1ª sexta-feira, dia especial de reparação a Cristo e protestemos contra esses abusos litúrgicos!

  • ANALIA disse:

    MISERICÓRIDA…. QRIA SABER PQ ELES FAZEM ISSO …. SE A IGREJA NÃO PERMITE, SERÁ QUE ELES SÃO REALMENTE DA IGREJA APOSTÓLICA ROMANA? OU DA BRASILEIRA, ANGLICANA OU ORTODOXA? ….

  • Ulysses Câmara disse:

    Por favor, não me venham inventar moda.
    Por causa de muitas invenções desastrosas o mundo está do jeito que tá.
    Vamos respeitar o sagrado, o Corpo e Sangue de Cristo.
    Quem quiser adorar, comer e beber o corpo de que vá a igreja ou em caso de extrema urgência, solicite um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, que não tenho dúvida, irá distribuir com muita misericórdia e amor.

  • NONATO disse:

    Paulo deverias procurar fazer a leitura correta, quem é adepto à certos excessos e aberrações, julgando-se piedoso ou piegas são alguns membros de comunidades tidas renovadas que comumente fazem louvores, adorações; sempre as quintas-feiras com suas procissões…etc não confundir com o respeito e valor espiritual, dogmático e pastoral com que as Comunidades Eclesiais de Base dão à Comunhão ou Sagrada Eucaristia. acredito que você não se deu conta de que isso já acontece em muitas paróquias e comunidades renovadas que fazem da eucaristia um amuleto miraculoso e mágico, algo que Jesus cristo rejeitou que foi a idolatria e messianismo fácil, “dai vós mesmos de comer”. Leia mais a palavra de Deus e reflita.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *