A imagem causa estranhamento à primeira vista. Um altar com o Santíssimo Sacramento exposto e numa plataforma um pouco mais abaixo três dezenas de Hóstias magnas consagradas prontas para o delivery (entrega).
A cena que tem chamado a atenção dos fiéis vem da paróquia do Beato Mateus Moreira, da Arquidiocese de Natal (RN), que está realizando o que chamaram Tríduo Eucarístico, uma espécie de novena com direito a levar a espécie eucarística para a casa, em desacordo com o prescito no Direito Canônico, código de leis que rege na Igreja o culto eucarístico.
A prática incomum e aparentemente ilícita encaminha o Santíssimo Sacramento para residências da comunidade mediante acompanhamento de um coordenador de equipe. Ao final da noite, as espécies consagradas saem das casas em procissão para a Matriz performando um verdadeiro desfile de hóstias nas ruas da cidade.
No cânon 935, o Código de Direito Canônico determina que ninguém leve consigo para casa a reserva eucarística a não ser por “necessidade pastoral urgente”, o que não parece ser o caso aplicado ao Tríduo na Paróquia do Beato Mateus Moreira.
“A ninguém é permitido conservar a santíssima Eucaristia em casa ou levá-la consigo em viagem, a não ser por necessidade pastoral urgente e observadas as prescrições do Bispo diocesano.” CIC 935
No site da paróquia foram publicadas orientações para o Tríduo, como “manter, durante a bênção na igreja, uma postura de respeito. Ou se canta ou se fica em silêncio”. Com a eucaristia em casa, as regras que não possuem nenhum valor jurídico orientam que “a bênção da casa já se realiza quando o Santíssimo entra nela, logo qualquer outra forma de bênção é irrelevante. Se faz todo o ritual, mas bênção com o Santíssimo se dá apenas com o Diácono ou Presbítero“.
O Blog tentou contato com o pároco mas não obteve êxito.
Mais imagens:
O comportamento do pároco Pe Tomás dá a entender que essa comunidade “está em saída” > na exata direção de Sodoma e Gomorra!
Permitir a presença do Santíssimo em residências oportunizaria não sei quantos desrespeitos, abusos e profanações, sendo o mal primeiro dar essa permissão; será que esse padre está normal, raciocinando nos riscos de sanções canônicas a que se expôs?
A não ser que seja infiltrado na Igreja, ou da TL, aprontando para achincalhar a Jesus em até ser desviado para ser espezinhado nos cultos satânicos.
Aproveitemos essa próxima 1ª sexta-feira, dia especial de reparação a Cristo e protestemos contra esses abusos litúrgicos!
MISERICÓRIDA…. QRIA SABER PQ ELES FAZEM ISSO …. SE A IGREJA NÃO PERMITE, SERÁ QUE ELES SÃO REALMENTE DA IGREJA APOSTÓLICA ROMANA? OU DA BRASILEIRA, ANGLICANA OU ORTODOXA? ….
Por favor, não me venham inventar moda.
Por causa de muitas invenções desastrosas o mundo está do jeito que tá.
Vamos respeitar o sagrado, o Corpo e Sangue de Cristo.
Quem quiser adorar, comer e beber o corpo de que vá a igreja ou em caso de extrema urgência, solicite um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, que não tenho dúvida, irá distribuir com muita misericórdia e amor.
Paulo deverias procurar fazer a leitura correta, quem é adepto à certos excessos e aberrações, julgando-se piedoso ou piegas são alguns membros de comunidades tidas renovadas que comumente fazem louvores, adorações; sempre as quintas-feiras com suas procissões…etc não confundir com o respeito e valor espiritual, dogmático e pastoral com que as Comunidades Eclesiais de Base dão à Comunhão ou Sagrada Eucaristia. acredito que você não se deu conta de que isso já acontece em muitas paróquias e comunidades renovadas que fazem da eucaristia um amuleto miraculoso e mágico, algo que Jesus cristo rejeitou que foi a idolatria e messianismo fácil, “dai vós mesmos de comer”. Leia mais a palavra de Deus e reflita.