A Sessão Solene será realizada no Plenário 13 de Maio, a partir das 15h e faz parte do calendário de comemorações dos 40 anos da RCC no Ceará.

RCC é uma onda de graças para a Igreja do Brasil e do Ceará.

RCC é uma onda de graças para a Igreja do Brasil e do Ceará.

A Assembleia Legislativa do Ceará abrirá suas portas no próximo dia 03/07, sexta-feira, para homenagear a Renovação Carismática Católica do Ceará pelos seus 40 anos. O requerimento é de autoria do deputado estadual Carlos Matos (PSDB). A Sessão Solene será realizada no Plenário 13 de Maio, a partir das 15h.

Para o autor da iniciativa, a homenagem será em nome de toda a Igreja e sociedade pelos bons frutos do movimento no Estado. “Por todo comprometimento com a missão da Igreja e o crescimento do cristianismo em nosso Estado, a RCC é merecedora desta homenagem”, afirma Carlos Matos.

Carlos Matos é o autor da homenagem à RCC.

Carlos Matos é o autor da homenagem à RCC.

Na ocasião, o presidente da RCC Ceará, Francisco de Sousa Ferreira, o fundador e moderador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho, o fundador da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty, a ex-coordenadora da RCC no Ceará, Maria Emmir Oquendo Nogueira, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, serão homenageados pela dedicação à Renovação Carismática Católica no Estado.

A Sessão Solene faz parte do calendário de comemorações dos 40 anos da RCC no Ceará e abre também o Congresso Estadual da RCC, que acontece de 03 a 05 de julho, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

RCC

A Renovação Carismática Católica é um movimento que surgiu em um momento em que se procurava novos caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, idealizada no Concílio Vaticano II. A RCC, tomando como base de estrutura os Grupos de Oração, promoveu um maior dinamismo entre as esferas local, regional, nacional e internacional, favorecendo a partilha e o aprofundamento nas questões da fé, mediante retiros e encontros gerais, com vistas a possibilitar a partilha de conhecimentos e experiências tidas com o Deus, com Nossa Senhora e com os Santos Católicos. O movimento favorece o intercâmbio entre os participantes e gera uma forma diferente de evangelização.

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty(2). Atualmente, a Renovação Carismática encontra-se presente em todos os Estados e também no Distrito Federal, com 285 coordenações (arqui)diocesanas organizadas e cadastradas junto ao Escritório Nacional.

Em estimativa feita no final deste ano de 2005, junto às coordenações estaduais da RCC, contabilizou-se como aproximadamente 20.000 o número de grupos de oração em todo o Brasil, isto sem contar as comunidades de vida, de aliança, associações e inumeráveis outras atividades de apostolado, ligadas à RCC.

Serviço

Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da RCC Ceará
Data: 03 de julho de 2015 (Sexta-feira)

Horário: 15h
Local: Plenário 13 de Maio – Entrada pelo Edifício Sen. César Cals

Requerente: Deputado Estadual Carlos Matos (PSDB)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles