No discurso feito por ocasião da sessão solene de homenagem à Campanha da Fraternidade, na Assembleia Legislativa, Padre Rafhael Maciel, Missionário da Misericórdia da Arquidiocese de Fortaleza, fala sobre a relação do poder público e a Casa Comum. “Daí a urgência de os poderes públicos responsáveis agirem de modo rápido e honesto na procura de solução para o bem comum do povo e para o bem comum da nossa terra”. A sessão ocorreu nesta quarta-feira, dia 18, atendendo a requerimento do deputado estadual Carlos Matos (PSDB).
Carlos Matos falou aos presentes sobre a importância desta iniciativa da Igreja que por quarenta dias refletiu de modo mais intenso sobre o saneamento básico. “A campanha da fraternidade, com base na encíclica sobre o cuidado com a Casa Comum do Papa Francisco, tem tocado na realidade humana e naquilo que pode impactar na sua dignidade. Precisamos unir todos os esforços humanos na busca da construção da casa comum. Por isso estamos hoje aqui“.
Padre Rafhael também destaca que “o cuidado com a Casa Comum emerge como um brado de misericórdia, como um apelo de misericórdia para com a Criação de Deus e o habitat natural da nossa gente”. Paulo Mindêllo, Secretário Executivo da Regional IV frisou que “todos precisamos nos comprometer para a construção de um mundo novo, uma sociedade melhor”.
Artur Bruno, Secretário de Meio Ambiente, prestigiou a solenidade. Para ele, “temos que cobrar das autoridades para que levem a sério o cuidado com a Casa Comum, como diz a encíclica Laudato Si , é preciso mudar nossa cultura, nossa visão, nossa pratica com as questões ambientais”. Padre Rafhael também faz referência à encíclica neste ponto: “aprofundar uma cultura ecológica significa que cada pessoa, especialmente os governantes, ‘deveria ser um olhar diferente, um pensamento, uma política, um programa educativo, um estilo de vida e uma espiritualidade que oponham resistência ao avanço do paradigma tecnocrático’”.
Pastor Glauco Barreira, um dos homenageados da noite, falou que “Já no Antigo Testamento havia regras de higiene, de defesa e cuidado com a terra. A Bíblia diz que este é nosso lugar, nossa casa. Ela fala que o Céu é o lugar especial. Deus fez essa terra e a valoriza quando Jesus encarnou-se, quando nasceu no estábulo perto dos animais”. O líder da Batista Moriá ainda recordou sobre a responsabilidade que temos com as gerações vindouras.
O Missionário da Misericórdia, que foi um dos homenageados da noite, agradeceu a oportunidade. “Agradeço profundamente ao Deputado Estadual Carlos Matos, membro da Comunidade Católica Shalom, na realidade de Aliança, a oportunidade de nos dar esse espaço para falarmos desse Plenário sobre um assunto tão sério e urgente. Que esta Sessão Solene possa produzir frutos concretos de ação no coração dos Governantes Estadual e Municipal, no coração dos senhores Deputados e outros Legisladores municipais que possam vir a nos assistir. Que essa Sessão possa dar frutos abundantes de ações concretas, pelo bem da nossa Casa Comum, nos nossos corações”.
Mais sobre saneamento básico
Direito assegurado pela Constituição a todos os cidadãos, o saneamento básico ainda é um sonho distante para muitos brasileiros. Na capital cearense não é diferente. “De cada 10 cearenses, seis não têm esgotamento sanitário. Em Fortaleza, 50% da população não tem saneamento, e o surpreendente é que o relatório do próprio Governo apresenta que, nos últimos cinco anos, não houve nenhuma alteração nesse quadro”, assevera o deputado Carlos Matos.
Colaborou nesta postagem Alcyvânia Pinheiro.
Bem anos atrás, tínhamos o TEMPO DA QUARESMA em que a Igreja por meio da CNBB, tempo em que meditávamos nos 40 dias antes da Páscoa do Senhor sobre nossa conversão pessoal e nossas faltas para nos corrigirmos e tomávamos resoluções!
As homilias eram mais contundentes: meditava-se sobre as penas aos pecadores, sobre as tentações diabólicas, o Juízo Final, condenação ao inferno etc., sendo essencial a conversão pessoal para que exista a paz social, pois por meio de artificialismos humanos, esquemas, bens materiais à vontade e fraternalismos e mais “ismos” das ideologias, não se chega a lugar nenhum, senão ao caos.
Bem disse Jesus: … porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15,5.
Só de a CNBB entrar no esquema socialista dos fraternalismos imanentes e por jamais combater a praga que assolava nosso país, no caso, os peçonhentos comunistas do PT, mostraria a serviço de que tem estado, junto com a vermelha Teologia da Libertação: a serviço das ideologias!
Parabéns meu grande Mestre, sua caminhada será longa com a Graça de Deus, pois o Espírito Santo que está ao seu lado em todos os momentos de sua vida te capacita. Acredito, tenho fé em nosso Deus, e acredito na sua competência, que é alimentada todos os dias pelo nosso SALVADOR JESUS CRISTO. Nós ficamos super felizes. Mais uma vez PARABÉNS. BOM E ABENÇOADO DIA.
sou com o paulo. fora marxisismo