Evento será realizado de 2 a 4 de março. Tema deste ano é “Educar para comunicar” com a expectativa de alcançar 200 participantes. Inscrições já estão abertas

Da Redação, Correio da Semana

Com o tema “Educar para comunicar”, o 3º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) será realizado de 2 a 4 de março.  A Diocese de Sobral receberá comunicadores de todo o estado do Ceará no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro pelo site multicomne1.com/inscricoes. A expectativa é alcançar 200 participantes, número total de vagas.

Em 2018 o evento, que é o maior no âmbito da comunicação católica do Ceará, contará com a assessoria do padre Maurício Cruz (doutorando em Comunicação e Educação pela ECA-USP) e da jornalista Jocasta Pimentel (jornalista, radialista, educomunicadora e pós-graduada em teorias da comunicação e da imagem pela UFC) que palestrarão sobre o tema geral e sobre educomunicação, uma área nova que engloba estudos de intersecção entre a educação e a comunicação. Haverá ainda oficinas de oratória, fotografia, produção de vídeo, produção de texto, redes sociais e liturgia.

No último dia, haverá um momento para partilha de casos de sucesso: a professora Mônica Pimentel, responsável pela Pastoral da Educação apresentará as experiências. Também serão apresentadas as experiências da Pascom de Varjota e dos projetos “Segure essa onda” e “Uniescola”, com a jornalista Teresa Fernandes.

Comunicação católica

O Mutirão de Comunicação no Ceará já está em sua terceira edição. A primeira foi realizada em Itapipoca, no ano 2014, e a segunda em Crato, em 2016. O evento visa a integração e o aprimoramento dos agentes pastorais e profissionais da comunicação, a fim de utilizar melhor as mídias digitais e outros instrumentos de comunicação, no intuito de levar a Boa Nova e dinamizar a Ação Evangelizadora do Regional.

Jocasta Pimentel, à direita, será uma das palestrantes do evento.

O evento é essencial para fomentar a comunicação católica, de acordo com Alex Ferreira, Coordenador da Pascom do Regional NE I da CNBB. “O evento é de suma importância para a comunicação católica,  pois reúne os principais agentes de comunicação da Igreja, além de especialistas e agentes pastorais. O Muticom é um dos principais eventos da comunicação católica no estado, chegando à sua terceira edição com objetivo de uma maior participação da Dioceses do regional”, ressalta.

A proposta com o tema deste ano, “Educar para comunicar”, é “criar  oportunidades de profundamente ao processo de educomunicação em nosso regional”, segundo Alex Ferreira. A sugestão de tema vem alinhada com a Igreja no Brasil e no mundo. “A sugestão do tema vem sempre aliada ao Muticom Nacional ou ao Dia mundial das Comunicações Sociais. Para esse Muticom, estamos seguindo as discussões expostas no Muticom nacional de 2017, que foi realizado em Joinville”, explica.

A proposta do evento é também construir o conhecimento. “O processo de construção do conhecimento é o grande desafio do muticom.  Construir algo em comum, aplicar as técnicas apreendidas nas 06 oficinas que serão ministradas durante o evento”, completa Alex Ferreira. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Muticom).

O objetivo do evento é ainda articular e, ao mesmo tempo, motivar e intensificar a comunicação entre os agentes da Pascom, levando em consideração a emergência das novas tecnologias e o seu uso para a evangelização. Para o coordenador da Pascom da Varjota e membro do Núcleo Diocesano de Comunicação João Paulo de Oliveira, o Muticom é uma oportunidade de fortalecimento da formação dos comunicadores católicos ou não. Ele destaca a importância de discutir, à luz da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, a temática da educação e comunicação.

“Nós comunicadores, sejamos agentes de pastoral ou não, precisamos estar em sintonia com o que a Igreja pensa. Na medida em que a Igreja propõe essa temática do “educar para comunicar”, vemos a necessidade de nos prepararmos e de partilharmos as experiências que as pastorais vêm desenvolvendo”, explica Oliveira, que é um dos entusiastas da realização do Muticom em Sobral.

Serviço:

3° Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste I – Muticom

Local: Centro de Treinamento de Sobral Dom Aldo Pagotto – Avenida da Universidade, 870.

Inscrições: Através do endereço multicomne1.com/inscricoes

Realização: Diocese de Sobral, Regional Nordeste I e Pascom/NE I

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles