O Movimento pela Vida e Não Violência (Movida) realiza os preparativos para a edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto 2018. Este ano, o evento acontecerá neste sábado dia  22 de setembro, a partir das 16 horas, no aterro da Praia de Iracema. A iniciativa, que já faz parte do calendário anual de eventos de Fortaleza, reúne pessoas que defendem o direito à vida, desde a concepção, e são contrárias ao aborto.

O evento segue formatos que já acontecem em manifestações à favor da vida em diversos lugares do mundo, como o March for Life. Este ano, estarão presentes na Marcha pela Vida, o cantor Chico Pessoa, a ativista pró-vida Sara Winter entre outras atrações.

Sara Winter tornou-se uma das mais conhecidas militantes pró-vida do ´país.

Sara foi uma das fundadoras do ramo brasileiro do grupo feminista radical FEMEN conhecido pelos atos com mulheres nuas especialmente em lugares sacros. Após a segunda metade de 2013 atuou em um grupo próprio, o BastardXs. A partir de 2015, passou a participar do “grupo Pró-Mulher”, ao mesmo tempo em que começou a militar contra as pautas que outrora defendia, incluindo a ideia da construção social da diferença de gênero e o feminismo

A edição que marca os 10 anos do movimento traz como ponto de partida o NÃO À ADPF442. A mobilização visa alertar à população quanto aos trâmites no Supremo Tribunal Federal (STF) que tenta legalizar a interrupção da gravidez com até 12 semanas. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 questiona artigos do Código Penal que criminalizam a realização do aborto.

 

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 78% da população brasileira é contra o aborto. O número é ainda maior entre os Nordestinos (82%). Em âmbito local, em pesquisa realizada pelo Instituto Ampla, divulgada no último mês de agosto, 92,7% dos cearenses se mostraram contrário à prática do aborto.

A 10ª Marcha pela Vida Contra o Aborto conta com o apoio de entidades como o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), Fórum Arquidiocesano dos Movimentos Eclesiais e Comunidades Novas (FAMEC), Arquidiocese de Fortaleza, Casa Luz, CHAMA, Naturágua, SERVIS Segurança, Assembleia de Deus Bela Vista, CORPVS, Pastoral Familiar, Obra Lumen de Evangelização, Comunidade Católica Shalom, Rádio Shalom AM, Centro Humanitário de Amparo à Maternidade (CHAMA), Federação Espírita do Ceará (FEEC), Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (ORMECE), Renovação Carismática Católica de Fortaleza (RCC) e outras instituições, grupos e movimentos.
Sobre o Movida

Criado em abril de 2008, o Movimento pela Vida e Não Violência (Movida) é uma organização sem fins lucrativos que defende a vida, da concepção à morte natural. A entidade é suprapartidária e suprareligiosa. Isso significa que, embora seus integrantes possam ter suas posições políticas e convicções religiosas pessoais, a instituição não adota partido ou religião oficiais. Com base em dados científicos, o Movida esclarece e apoia as pessoas, com o intuito de evitar práticas como o suicídio, a eutanásia e o aborto. Todos no Movida estão envolvidos na mesma missão: salvar vidas.

Serviço:

10ª Marcha pela Vida Contra o Aborto
Data: 22 de setembro de 2018
Horário: a partir das 16 horas
Local: Praia de Iracema – Próximo ao Ideal Club

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles