“Depois do nascimento do nosso primeiro filho, minha esposa sofreu três abortos espontâneos, inclusive um com um pouco mais de cinco  meses de gestação.  Na quinta gravidez ela pediu a intercessão de São José e a nossa filha nasceu em 19 de março”. O relato é Mauro César Simões, de Embu-Guaçu. As histórias de graças recebidas através da intercessão de São José se multiplicam.

Ícone de São José, pai adotivo de Jesus.

No Ceará, existe uma razão a mais para se comemorar, São José é o padroeiro do Estado, invocado como o santo protetor e aquele que intercede pelas chuvas. Mas também vale lembrar que o pai adotivo de Jesus é o patrono de toda a Igreja Católica e padroeiro da boa morte, conforme uma tradição antiga.

São José é invocado em muitas instituições e famílias como o santo provedor. O relato de Vanda Lins, de Fortaleza, mostra um pouco dessa devoção. “Quando os meus 3 filhos eram bem pequenos ainda e eu morava de aluguel, nos encontrávamos eu e meu esposo desempregados. Certa noite vendo que não amanheceria nada de alimentação para as crianças eu fiz uma lista de compras como se estivesse de saída para o supermercado, escrevi no início da lista ‘São José, providenciai’.

Coloquei essa lista embaixo de um imã de São José –  que até hoje tenho na geladeira. No outro dia qual não foi a surpresa: chegou um irmão do Grupo de Oração me dizendo  que estava fazendo seu mercantil na noite anterior e ouviu como uma voz que lhe dizia pra ele fazer compras também pra nós. Veio tudo que tinha na minha lista e  mais um pouco”.

Isawi e Marcela.

Quem conta outro testemunho sobre a providência através das mãos de São José é o educador físico Isawi. “Quando eu e Marcela fomos casar, durante o período que antecedeu o casamento rezamos juntos todos os meses a novena de São José. A providência dele foi tão grande em nosso matrimônio que ganhamos várias coisas, o vestido da Marcela, o penteado dela, as fotos, o local para casar. E o maior de todos os presentes nossa casa. Nós não tínhamos o dinheiro suficiente para dar a entrada na compra de nossa casa e a providência foi agindo de tal maneira que conseguimos comprar uma casa dentro do valor que tínhamos, com um espaço que deu para fazer nossa capela e claro um local digno para nós entregarmos e confiarmos cada vez mais na providência de São José em nossas vidas”.

Em Ocara, cidade localizada a 100 quilômetros da capital,  na comunidade do Arisco dos Marianos, uma tradição se repete há muitos anos. Após a Santa Missa em homenagem ao santo os fiéis peregrinam em procissão até as margens do rio Pirangi com uma imagem de São José. Nos anos de seca a imagem era colocada no meio do rio. Neste ano, os moradores daquela região têm muito a agradecer. Devido às chuvas rio e açudes da região estão cheios. Motivos não faltarão para agradecer a São José.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles