“Padre Roberto Lettieri”, fundador da Fraternidade Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, mais conhecida como Toca de Assis, perdeu o estado clerical. Isto significa dizer que ele não pode mais exercer as funções sacerdotais, como celebrar a missa e confessar penitentes, a não ser em perigo de morte de um fiel. A decisão é resultado de um processo eclesiástico, com detalhes públicos desconhecidos, instaurado contra o sacerdote.
Em 2016, Às vésperas de completar vinte anos de sacerdócio, “Padre Roberto Lettieri” havia reaparecido publicamente com mensagem em vídeo e com página no Facebook. Na mensagem, retirada do ar, o então padre fazia um agradecimento: “Minha gratidão à Igreja por todo cuidado comigo neste tempo, minha gratidão a você”. “Creio no Senhor que a minha volta está próxima”. “Será uma alegria está de volta, pregar o Evangelho, adorar ao Santíssimo Sacramento, poder manifestar publicamente meu amor aos sofredores de rua”, completou.
Contudo, não foi o que aconteceu. Roberto Lettieri foi afastado da Toca de Assis, em 2009. Dois anos depois, Dom Bruno Gamberini, o então arcebispo Metropolitano de Campinas, escreveu uma carta aos membros da Fraternidade dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento explicando a situação da instituição e de seu fundador. “Padre Roberto solicitou-me a permissão para recolhimento no eremitério franciscano do Getsêmani, em Jerusalém, local que permaneceu por livre vontade, até final de maio de 2010, quando retornou ao Brasil. Desde então, por motivos pessoais, encontra-se em residência particular na Arquidiocese de Campinas, sendo pessoalmente por mim acompanhado”.
Atualmente, o homem conhecido pelo trabalho com os pobres e promoção da Adoração ao Santíssimo Sacramento se identifica como irmão Roberto e mantém apostolado laico nas redes sociais, com perfis no Instagram, Facebook, Youtube e um site . Deposto do hábito marrom, Roberto Lettieri se apresenta comumente com vestimenta preta e descalço. Irmão Roberto também mantém participação em programas da TV Século 21, como no “Noite Carismática” e “Louvemos o Senhor”, com pregações relacionadas a temas de espiritualidade.
Nas redes sociais, o irmão possui muitos seguidores. No Youtube são quase 100 mil inscritos e mais de 22 mil pessoas o acompanham no Instagram. Irmão Roberto continua com o trabalho com os pobres. Em janeiro deste ano, ele foi a Brumadinho, cidade mineira onde aconteceu a catástrofe do estouro de uma barragem que deixou 240 mortos. “Gratidão Senhor Jesus por estar em BRUMADINHO e poder orar por estes verdadeiros servos de seu amor !”, escreveu irmão Roberto em seu Instagram numa postagem acompanhada da foto dele abraçando um bombeiro.
https://www.instagram.com/p/BtUA0q_HpMN/
Esse fato aconteceu em 2009, porque tanto atraso na postagem? Alguma novidade no caso? Espero que tudo seja esclarecido, porque esse Padre é um exemplo de amor a Jesus e aos pobres que eu não enxergo em muitos outros padres. Ele vive a pobreza e o silêncio de uma forma sem igual. Fiel a igreja. Gratidão por ele me ensinar a adorar Jesus Cristo vivo no Santíssimo Sacramento
Para mim uma vez padre sempre será padre! Força padre Roberto Littiere! Maria roga por ti e pede que coloquemos o senhor e a igreja do mundo inteiro em nossas orações diarias. DEUS está contigo!❤
Padres como o agora irmão Roberto é que fazem falta, esse afastamento dele é uma coisa mal explicada até hoje
Queremos o nosso padre Roberto de volta, isso é um absurdo, afastar um padre que só nos leva a amar Jesus Sacramentado. Porque tanta demora….. Padre Roberto nós te amamos e rogamos a Deus que o traga de volta .
Por qual motivo? Porque fizeram isso com o padre Roberto? Tem tantos padres safados, tantos padres playboy metidos a cowboy e os bispos nada fazem… porque estes padres ganham muitos dinheiro… os bispos pidem desfrutar da vida luxuosa, ja o padre Roberto apenas anuncia o sto evangelio não trouxe dinheiro pas os bispos de araque… que estes bispos que tiraram o sacerdócio do padre Roberto queimem nos quintos dos infernos.
Padre Roberto Lettieri “brincava” demais com o Santíssimo Sacramento antes de ser afastado das Ordens. Que Nossa Senhora Rosa Mística interceda por ele e por todos os sacerdotes e membros consagrados da Santa Igreja para que atendam uma profecia popular: “fé demais, cheira mal”.
O (padre) irmão Roberto fez uma PROCLAMAÇÃO do segundo Misterio Gozoso: a VISITA À PRIMA ISABEL como nunca ouvi. Foi em junho(?) de 2021(?) tecendo um comentário MARAVILHOSO sobre a MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, no seio de ISABEL, junto a JOÃO POR CAUSA DE JESUS ,no seio de NOSSA MÃE. Não me lembro exatamente, mas foi ESPETACULAR. Infelizmente autoridades católicas têm mesmo umas coisas que não entendemos e talvez tenham vergonha de revelar o seu julgamento.
Ahhh!!! Igreja católica! Continua a mesma de sempre! Medieval e política! Sou católico. Estive no seminário durante 4 anos, e conheço bem a política. Sai com honra! Com a sensação de dever cumprido, enquanto estive à frente. Mas, “elevar” (em sentido contrário) um padre exemplo do Cristo vivo, a irmão? (não que isso seja humilhação), num processo mesquinho é obscuro, é mostrar o quanto a igreja católica é gloriosa! Salve a igreja!!!!! Huuuuu! Viva o eterno Pe. Roberto! Viva o eterno jesus Cristo, glorificado é adorado no santíssimo sacramento!!!!!! Irmão Roberto…., vc me representa e representa todo o ideal que eu acredito. Conte com minhas orações.
Deus proverá a sua Misericórdia não faltará Que Deus o proteja.
Amém
Olá!! Morei na toca de Assis por 2 anos e digo com toda a sinceridade da minha alma fui muito feliz naquele tempo. Saí pq Deus assim permitiu, queria casar, ter filhos… Não sei o que o padre fez!! isso não é da minha conta, se o próprio filho de Deus o perdoou e me perdoou também!! Quem sou eu para julgar?! .. tirem primeiro a trave do seu olho antes de apontar o dedo para o seu irmão… O inimigo usa de várias artimanhas para ferir quem é luz. Mais jesus vem e nos tira do poço de lama e coloca nossos pés seguro em uma rocha. Obrigada jesus por não me deixar lá na lama. O senhor é meu bom pastor.