Dentro da missão da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF de oferecer  formação acadêmica e doutrinal, além  dos futuros ministros ordenados, aos agentes de pastoral leigos e leigas em geral, a instituição oferece, neste semestre,  quatro Cursos de Extensão especialmente voltados para trabalhos amplamente desenvolvidos nas paróquias.

Católica de Fortaleza é herdeira do prestigiado Seminário da Prainha, que neste ano completa 155 anos de fundação.

Comunicação, Formação Básica para Ministros Extraordinários da Palavra, Formação Básica para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão  e Gestão de Economato são os cursos  ofertados. “Além da formação de qualidade com especialistas em cada área, nos preocupamos em manter um preço acessível para que o máximo de agentes de pastoral possam participar”, explica Padre Moésio Pereira, Coordenador do Departamento de , Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da FCF.

As inscrições podem ser feitas na sede da FCF, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro. Mais informações: 3453.2150

Site: catolicadefortaleza.edu.br

Mais informações sobre cada curso:

Comunicação: as relações com a Igreja e Sociedade

O curso de extensão pretende oferecer ao participante a oportunidade de envolvimento teórico-prático, como agente social e pastoral em processos de comunicação atualmente conduzidos pelas novas tecnologias.

Público alvo:

Agentes pastorais, profissionais da área de comunicação, estudantes, sacerdotes, seminaristas, leigos, religiosos, integrantes de ONGs e público interessado.

Período: De 14 de setembro a 7 de dezembro (aos sábados / aulas presenciais)

Obs: Não haverá aula nos feriados de 12 de outubro e 02 de novembro.

Horários: 8h às 12h / 14h às 17h

Carga horária: 77h/a

Sobre os docentes:

Titular

Jocasta Pimentel Araújo 

Jornalista, radialista e educomunicadora. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fanor-Devry Brasil, especialista em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC-SP, pós graduada em Teorias da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará – UFC e cursando Ensino de Ciências Humanas no IFCE. Já atuou em rádios dos Sistemas Jangadeiro e Verdes Mares, atualmente é jornalista daFM Dom Bosco, em Fortaleza-CE. Pesquisa sobre a área da Educomunicação.

Convidado 

Francisco  Allef Fragoso Bezerra

Publicitário, fotógrafo e analista de marketing. Graduado em comunicação Social com habilidade em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceara- UFC.  Já atuou como coordenador de comunicação na Fundação Marcos de Bruin (ONG), situada na comunidade do Lagamar.  Catequista do Grupo JBD Lagamar – Jovens em Busca de Deus. Trabalhou na coordenação de Merchandising do Sistema Verdes Mares. Atualmente, trabalha como Analista de Marketing no Instituto NSF Cursos. Amante da música e Fotografia.

Investimento: 230,00  (Duzentos e Trinta Reais, incluindo taxa de inscrição)

 

 Formação básica para Ministros Extraordinários da Palavra

O objetivo é oferecer ao leigo indicado para exercer esse ministério os fundamentos teológicos, litúrgicos e pastorais de sua ação, bem como orientações práticas a partir dos documentos da Igreja (Santa Sé, CNBB e Arquidiocese de Fortaleza).

Público Alvo: Atuais ministros (reciclagem) e novos

Carga Horária: 20 h/a (Sábado, 8h-12h , quinzenalmente)

Início: 14 de setembro de 2019

Duração do Curso: 4 semanas

  Titular

Pe. Emilio Cesar Porto Cabral (
Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana (1997), graduado em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas (2008), já foi professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (2009-2014), Instituto Teológico-Pastoral de Fortaleza (2007-2009), Faculdade Católica Rainha do Sertão (2000-2006). Já desempenhou a missão de vigário episcopal da Região Sagrada Família (2000-2004), atualmente dedica-se à paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Messejana.

Convidado

Bruno Moreira Rodrigues
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza, membro da comissão Arquidiocesana de Catequese, facilitador na Escola de Pastoral Catequética – ESPAC, atua na pastoral catequética da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Messejana, onde colaborou com a implantação e desenvolvimento do projeto catequético de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração catecumenal. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e em Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza – FCF.

Investimento: 80,00  (Oitenta Reais, incluindo taxa de inscrição)

 

Formação básica para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

O objetivo é oferecer ao leigo indicado para exercer esse ministério os fundamentos teológicos, litúrgicos e pastorais de sua ação, bem como orientações práticas a partir dos documentos da Igreja (Santa, Sé, CNBB e Arquidiocese de Fortaleza).

Público Alvo: Atuais ministros (reciclagem) e novos

Carga Horária: 20 h/a (Sábado, 8h-12h , quinzenalmente)

Início: 14 de setembro de 2019

Duração do Curso: 5 semanas

Docente(s):

Pe. Emilio Cesar Porto Cabral

Investimento: 80,00  (Oitenta Reais, incluindo taxa de inscrição)

 

Gestão de Economato

O Objetivo é apresentar aos participantes conceitos básicos e instrumentais na gestão do economato.

Público Alvo: Ecônomos, profissionais de gestão e contadores das organizações religiosas.

Carga Horária: 48 horas

Duração do Curso: 6 sábados realizando carga horária de 8 horas.

Docente(s):

Socorro Cândido

Contadora e mestre em administração e controladoria, atuando no mercado como consultora e assessora contábil de instituições sem fins lucrativos desde 1995, no estado do Ceará e em outras unidades da federação. É professora de instituições de ensino superior e palestrante pelo CRC Ceará – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.

Luis Alves

Administrador; bacharel em direito; especialização em Direito do Trabalho; Processo do Trabalho, auditor fiscal do trabalho; multiplicador do e-Social pela Superintendência Regional do Trabalho. É professor de instituições de ensino superior e palestrante.

Investimento: 310,00  (trezentos e Dez Reais,  incluindo taxa de inscrição)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles