Um vídeo emocionante circula nas redes sociais. Duas fiéis peregrinam com uma Capelinha das Santas Chagas no interior da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro Canindezinho, em Fortaleza.

Maria Escobar atendeu o pedido feito em sonho à sua irmã para levar a Capelinha das Santas Chagas a UPA. Foto: divulgação.

O Blog Ancoradouro conversou com Ana Karine e Maria Escobar, protagonistas da ação que trouxe alento e esperança em um momento de desafio extremo. Tudo começou com um sonho. “Eu já faço parte dos Mensageiros das Santas Chagas. Tenho um grupo e a capelinha passava pelas casas. Devido ao isolamento social, a Capelinha ficou parada na casa da minha irmã Leiliana. Ela me ligou um dia e disse sonhou  me entregando a Capelinha, mas não  na minha casa e sim na UPA”, conta Maria Escobar, Assistente Social daquela unidade.

Maria falou com as demais colegas do setor e elas acenaram positivamente para que a Capelinha fosse levada para a unidade de saúde. “Levei a capelinha das Santas Chagas dia 28 de abril. Na segunda-feira seguinte, quando cheguei ao plantão, a coordenadora interina, Gleicy Brasil,  me disse que daríamos uma benção na unidade com a Capelinha. Senti que a Mãe de Deus agiu, pois, a Karine tinha levado água benta”, conta.

Maria Escobar conduziu a Capelinha e Ana Karine aspergiu o espaço com água benta. Iniciativa da benção foi de Gleicy Brasil.

Ana Karine é colega de Maria, trabalha na parte administrativa da UPA. É carismática há 22 anos, membro do Grupo de Oração Família Crista, no Parque Santa Rosa. A profissional conta que foi uma ação totalmente espontânea. “Antes de iniciar fizemos oração pedindo a unção do Senhor sobre nós. Depois fomos pela UPA. Não entramos nos eixos devido  restrições, mas em cada local desses fizemos  uma parada e uma oração”, relembra.

“Acredito que fomos guiadas pela vontade divina”, frisa Maria. “Também não avisamos aos demais profissionais. Eles foram vendo à medida que a Capelinha passava”, complementa. “No momento em que passamos pela unidade com a Capelinha das Santas Chagas, eu sentia que tanto os profissionais quanto os pacientes eram tocados por Deus. Era como se naquele momento fôssemos todos abraçados e acalentados no colo de Jesus. A reação das pessoas foi a melhor possível, Jesus no seu infinito amor conseguiu envolver a  todos. Foi um momento de muita emoção e fé para os profissionais e pacientes”, descreve Ana Karine.

Padre Reginaldo Manzotti tem sido o grande propagador da devoção às Santas Chagas no Brasil. Foto: divulgação.

Maria Escobar acredita que seria muito interessante fazer a Capelinha circular em outras unidades, caso seja possível. A colega de UPA concorda. A devoção às Santas Chagas tem sido estimulada pelo Padre Reginaldo Manzotti. “O padre Manzotti tem sido um instrumento de Deus para muitas famílias levando o amor de Deus aos corações que hoje sofrem por conta dessa pandemia. Também tem nos inspirado, pois sabemos que Evangelizar é Preciso”, relata Ana.

Neste tempo de pandemia,  os pacientes estão privados da assistência sacramental como a Unção dos Enfermos, tradição da Igreja Católica, especialmente nos momentos do ocaso da vida do fiel ou diante de grande provação, como a contaminação com a  covid-19. Gestos como esse de Ana e Maria alimentam a Fé das pessoas que estão na linha de frente no combate da pandemia, e também aos convalescentes.

Edifício Andréa

Capelinha das Santas Chagas foi levada aos escombros do Edifício Andréa. Foto: divulgação.

Em outra tragédia que se abateu sobre Fortaleza, o desabamento do Edifício Andréa, uma Capelinha das Santas Chagas também foi levada ao local onde o prédio foi ao chão. Fiéis se reservaram em oração pelas vítimas e apoio aos voluntários que estavam nas buscas.

Mais sobre a devoção às Santas Chagas

Imagem das Santas Chagas de Nosso Senhor.

Inspirada em um dos carismas da Obra, a Associação Evangelizar é Preciso, motivada pelo Padre Reginaldo Manzotti, abraçou a devoção às Santas Chagas Dolorosas e Gloriosas de Jesus.

Jesus das Santas Chagas é uma devoção de cura e libertação com a qual as pessoas se identificam muito, tanto que muitos testemunhos já chegaram contando as maravilhas de Deus através dela. Trata-se de uma devoção que está sendo convertida em uma forma de profunda oração.

A fim de propagar ainda mais esta devoção, em inúmeros lugares, evangelizando cada vez mais pessoas, lançamos a Capela de Jesus das Santas Chagas: um artigo religioso exclusivo da Obra Evangelizar é Preciso.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles