Com o objetivo de ajudar na cura de pessoas infectadas com a Covid-19 e evitar o acúmulo de pacientes em hospitais do município de Morada Nova, um projeto de iniciativa popular junto à igreja Missionária de Jesus, vem despertando atenção por seus resultados positivos.

Foto: divulgação.

Intitulado “Missão Cura”, o projeto conta com o apoio do médico, Dr. Rômulo Jales, e já ajudou cerca de 500 pessoas infectadas por coronavírus na cidade. A iniciativa funciona, inicialmente, por meio das redes sociais do projeto, nas quais o paciente que apresenta algum tipo de sintoma relacionado à doença realiza um cadastro. Uma equipe especializada faz a análise e repassa para o médico responsável; o mesmo verifica os casos e por meio do WhatsApp dá uma orientação médica  para o paciente e uma receita com os remédios indicados. Os medicamentos são distribuídos de forma gratuita pelo projeto, que vem ajudando na cura dessas pessoas.

A consulta acontece de forma virtual, todos os dias, e o projeto conta também com consultas presenciais que acontecem na sede da igreja das 18h às 00h. Lá, os pacientes recebem os remédios que são doados pela igreja. Os medicamentos que os pacientes recebem são a ivermectina e zinco e, além deles, as pessoas também recebem uma oração e louvor.

O objetivo é atender o paciente ainda na primeira fase da doença. Neste caso, o médico indica um tratamento precoce com ivermectina. ‘’A ivermectina vem tendo um excelente resultado em nosso pacientes, quando administrada já nos primeiros sintomas’’, ressalta Dr. Rômulo Jales.

Atendimento é gratuito. Foto: divulgação.

O projeto tem mudado o atendimento na cidade, visto que, em nenhum lugar do estado do Ceará, o protocolo da secretaria de saúde estadual prevê qualquer tratamento na primeira fase da doença. Até o momento, a rede pública só oferece tratamento na segunda fase, o que aumenta a possibilidade de agravamento da doença.

‘’O Projeto Missão Cura já ajudou cerca de 500 pessoas contaminadas com a Covid-19. O tratamento é totalmente grátis, o paciente recebe assistência médica, consulta, acompanhamento e medicação de forma gratuita’’, ressalta o pastor Osmanir Celestino, que coordena o projeto.

No município de Morada Nova já são mais de 1.125 casos notificados e 541 confirmados.

A iniciativa ganhou apoio da vereadora Priscila Costa (PSC) que pretende trazer o projeto para Fortaleza. ‘’Não posso ficar de braços cruzados em meio à tantas pessoas morrendo, quando existe a possibilidade de tratamento. Com atendimento já nos primeiros sintomas e medicamentos corretos receitados por um médico, poderemos ajudar a leva cura para a população fortalezense e desafogar os hospitais. As igrejas, com uma equipe treinada e capacitada para isso, tem papel fundamental neste momento”, ressalta a parlamentar.

Para mais informações e consultas: (88) 9 9787- 6114

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles