Ancoradouro

Shalom lança TV online nas comemorações dos 38 anos

A Comunidade Católica Shalom completa 38 anos de fundação neste dia 9 de julho. A data é especial, pois marca mais um ano de história de vocação e evangelização. O início teve como marco físico uma pequena lanchonete e uma livraria em Fortaleza, que tinham como missão evangelizar e anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegavam para lanchar. Trinta e oito anos depois, a missão está presente em quase todos os estados brasileiros e em 30 países. A internet ampliou ainda a atuação da Comunidade, que hoje consegue alcançar católicos em todos os continentes.

A Comunidade Católica Shalom, que já estava nas redes sociais, fortaleceu ainda mais a sua presença digital com a pandemia do novo coronavírus, na qual o isolamento social foi imposto como a única forma de controle da doença e proteção das pessoas. Mesmo com as dificuldades, o Shalom não deixou de se fazer presente, mesmo que virtualmente, na vida dos fiéis, oferecendo oração, consolo, levando às casas o Amor de Deus por meio da Palavra e das diversas atividades realizadas.

Nesses quatro meses de pandemia, a Comunidade teve de se reinventar. Um desafio novo, mas que está sendo enfrentado com criatividade e inovação. “A igreja está cumprindo seu papel e se fazendo presente no dia a dia das pessoas através da internet. As missas passaram a acontecer de forma on-line. Até o momento, foram realizadas mais de 300 transmissões. A comunidade inclusive disponibiliza uma capela virtual que funciona 24 horas. Basta acessar o nosso canal no YouTube e participar de diversas atividades que vão desde celebrações, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento até reuniões de grupos de orações, aconselhamentos e atendimentos em geral”, afirma padre Silvio Scopel, responsável pela Comunidade Católica Shalom em Fortaleza.

Missa transmitida do Shalom da Paz

O Festival Halleluya, por exemplo, não pôde acontecer neste ano, mas a live Halleluya Solidário conseguiu levar muita música, louvor, momentos de orações e solidariedade para todos os espectadores, que puderam interagir e ser solidários com a doação de material e de alimentos para as obras sociais voltadas para os mais necessitados. Virtualmente também houve retiros, congressos e a celebração da Páscoa, Pentecostes e Corpus Christi, que já estavam programados para acontecer de forma presencial, mas tiveram de ser adaptados.

“Essa saudade do presencial é grande e nos mostra como as celebrações são maravilhosas. Mas tudo o que está acontecendo tem um lado positivo: aprendemos a ser criativos e agindo enquanto padre ou bispo, fazendo com que os fiéis se sintam nas celebrações, transformando suas casas em verdadeiras igrejas domésticas. Ficam a nós, ministros, os ensinamentos da criatividade”, disse o padre Silvio Scopel.

Novidade histórica

A TV Shalom Online também surge como um dos frutos da evangelização deste período de pandemia e se inicia como uma novidade histórica na comunidade. Ela funcionará a partir de três estúdios montados no Centro de Evangelização Shalom da Paz, estúdio do Programa Fazendo Barulho e no estúdio montado na Diaconia Geral, sede do Governo da Comunidade.

Para o padre Silvio Scopel, o fortalecimento da tecnologia auxiliou os fiéis a continuarem presentes na comunidade e fortalecendo a sua fé neste momento de pandemia, mesmo que virtualmente. “Jesus Cristo usou o barco que, na sua época, era o transporte mais rápido que existia. Paulo pregou o Evangelho em grego, naquela época era a língua das nações, como se fosse o inglês do nosso tempo. Então, é próprio do cristão pregar o Evangelho, levar a boa nova com sabedoria fazendo uso de meios eficazes. Hoje está em voga a tecnologia. Eu vejo que ela pode ser bem utilizada, nos deixando próximos das pessoas. Quando usamos a internet, acabamos nos limitando pela distância por conta da pandemia. No entanto, em uma situação normal, o virtual é uma ponte para o presencial, mas não uma substituição. Devido ao momento atual, agradecemos a Deus que nos deu outras formas, possibilitando o contato de longe, só que perto ao mesmo tempo”.

Comemoração

Para a comemoração de aniversário, a Comunidade Shalom ao longo do mês de julho traz uma programação na LiveSH, no Canal do YouTube da Comunidade Católica Shalom. Um dos momentos a serem celebrados é uma reunião de membros da comunidade de todas as partes do mundo para um grande Encontro Geral da Obra Shalom, que acontecerá por meio da LIVE SH. Com testemunhos, músicas e vídeos, será possível agradecer a Deus pelo Carisma e acompanhar uma programação exclusiva, que falará com gratidão sobre a história da Vocação, os jovens, os pobres e as famílias na Comunidade.

Programação “Obrigado Senhor” na LIVE SH

1ª Semana: Obrigado, Senhor, por me teres escolhido!
09/07 | 12h | Santa Missa em ação de graças pelos 38 anos da Obra Shalom
11/07 | Concerto com todos os artistas da Comunidade
12/07 | Encontro Geral da Obra

2ª Semana: Obrigado, Senhor, pelo Jovens!
18 e 19/07 | Congresso de Jovens Shalom Alive

3ª Semana: Obrigado, Senhor, pelos pobres!
21/07 | 19h | Documentário Expedição Missionária em Chaves
22/07 | 19h | Documentário Expedição Missionária em Madagascar
23/07 | 19h | Espetáculo “Para onde correm os rios”
25/07 | 20h | Noite Amigo dos Pobres: Documentário Amigo dos pobres

4ª Semana: Obrigado, Senhor, pelas famílias!
27 a 30/07 | Curso: Família, caminho para o céu (Renato Varges)   

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + seis =