Ancoradouro

Luto: Dom Henrique Soares falece aos 57 anos

308 29

O Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares, fez sua páscoa na noite deste sábado, dia 18, vítima da Covid-19. O Bispo estava internado desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensiva do Hospital São José, de Recife.

Dom Henrique Soares.

No dia 6 de julho,9 o Bispo testou positivo para a Covid-19. Apresentou leve melhora no quadro respiratório, mas há dois dias precisou ser entubado. A informação da morte de Dom Henrique foi comunicada no primeiro momento pelo  Padre Noberto, Vigário Geral da Diocese.

O irmão de Dom Henrique,Adriano Soares da Costa,  que estava informando com regularidade a situação da saúde do Bispo também lamentou a páscoa do pastor. “Comunicamos com muita dor e com muita fé em Cristo e na Santa Igreja o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa.

Adriano havia contado em vídeo que Dom Henrique estava fraca na carne, devido à doença, porém, forte no espírito.”‘A carne está fraca, mas o espírito continua forte, estou na mãos de Deus, sou Dele’,  e terminando disse : ‘ não tenhas medo’ , repetindo as palavras de São João Paulo II”.

Em um vídeo respondendo a uma pergunta sobre a morte, Dom Henrique explica que a vida é uma semente. “A vida é uma semente. A morte não é o fim, mas um desabrochar para a eternidade, um verdadeiro nascimento. Nascemos para dizer um sim a Deus, crescermos na Fé e no amor a Deus para um dia na morte  possamos nos abrir para a vida que nunca se acabará”, disse Dom Henrique.

Dom Henrique também foi pioneiro no bom uso das plataformas digitais para anunciar a Palavra de Deus. Ainda padre, lá nos inícios no novo milênio, mantinha um blog com pistas de reflexão sobre a Liturgia da Palavra Dominical, um serviço de muita utilidade aos padres. Foram vários os artigos publicados e posteriormente se dedicou também à gravação de vídeos e programas de rádio.

Nota da Diocese de Palmares 

Bispo era conhecido pela voz profético e amor ardente pela Igreja.

É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19.

Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe.

Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco.

Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: “Pai e Pastor”.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor.

O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares.

Qualquer atualização, divulgaremos pelas redes sociais oficiais da Diocese de Palmares/PE.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!
Palmares-PE, 18 de julho de 2020

Nota da CNBB Regional NE 2

O Regional Nordeste II da CNBB, diante do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), solidariza-se, na fé e na caridade, com a referida Diocese e com os familiares do prelado. Dom Henrique nos deixa, depois de ter servido à Igreja com generosidade e doação.

Rendemos graças a Deus pelo dom de sua vida e pela fecundidade do seu ministério pastoral. Elevamos nossas súplicas pelo clero, religiosos, religiosas e pelos fiéis leigos da Igreja de Palmares, contristados pela morte do seu pastor e pai. Que sejam confortados pelo Sagrado Coração de Jesus e pela certeza de que “Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele” (2Cor 4,14).

Imploramos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que, com o abraço terno de sua compaixão, acolha em sua Casa este servo bom e fiel e o faça participante dos bens do seu Reino e da alegria eterna, reservada aos justos.

Presidência e demais bispos do Regional Nordeste II da CNBB

Mais sobre Dom Henrique

Nascido em Penedo em 11.04.63 e criado em Junqueiro – Alagoas, Diocese de Penedo. Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa . Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas
Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Eclesiologia
Professor de Teologia no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, em Maceió. Professor de Teologia no Curso de Teologia do CESMAC, em Maceió. Diretor e Professor de Teologia no Instituto Nossa Senhora do Livramento, em Maceió.

Capelão do Mosteiro da Santíssima Trindade, das Servas da Ssma. Trindade de Rovigo. Professor de Teologia do Seminário Diocesano de Caruaru. Professor de Teologia do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda
Professor de Teologia no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife. Vigário Episcopal para os Leigos da Arquidiocese de Maceió.

Pregador de Retiros para Sacerdotes, Religiosos, Monges e Leigos. Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Maceió. Cônego do Cabido da Catedral Metropolitano de Maceió. Membro do Conselho de Cultura do Estado de Alagoas representando a Arquidiocese de Maceió. Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió
Coordenador da Comissão de Educação Política da Arquidiocese de Maceió. Articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar e Vigário Geral de Aracaju desde 2009. Apresentador do programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe. Bispo referencial para os Religiosos do Regional Nordeste III da CNBB
Vice-Presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III. Atual bispo da Diocese de Palmares – PE

Recomendado para você

29 Comentários

  • Lindaura Benedita Gonçalves Silva disse:

    Meus sentimentos a todos os familiares! Qule Deus o acolha em seus braços misericordiosos! O Brasil ganha mais um intercessor no Céu! Vá em paz Dom Henrique

  • Raquel Pongeluppi disse:

    Perdemos um grande discípulo do Senhor!
    Com certeza está junto de Deus!

  • Regina de Fátima Fernandes Jesus disse:

    Sou Regina , de São José dos Pinhais , rezei por Dom Henrique desde o momento que soube pelas redes sociais . Desejo que já está no céu e que também já está intercedendo por todos nós . Obrigada por sua entrega sacerdotal !

  • JOSE CARLOS ESTEVES GUIMARÃES disse:

    Lamentamos pelo passamento do amado DOM HENRIQUE, grande evangelizador,com fará falta, mas nos curvamos a vontade de DEUS e rogamos para veja a face do SENHOR.

  • Elosmani Lopes Sabino disse:

    Que o Senhor te misericórdia do mundo todo e do nosso Brasil. Jesus Misericordioso nós confiamos em Vós.

    Meus sentimentos a toda família !

  • Letícia disse:

    Um servo de Deus!

  • Helbert Barroso disse:

    Triste… Mas na certeza de que ganhamos mais um intercessor… Dom Henrique Soares, Santo dos Nossos Tempos…

  • Alessandra disse:

    Perdemos um grande bispo. Fiel a sã doutrina Católica. Muito triste. Oremos pela sua família e pelos irmãos da Diocese de Palmares.

  • Alessandra disse:

    Perdemos um grande bispo. Fiel a sã doutrina Católica. Muito triste. Oremos pela sua família e pelos irmãos da Diocese de Palmares/PE.

  • Nádia disse:

    Hoje a Igreja de Cristo, perde um dos seus melhores pastores. Dia triste para todos Católicos. Que Deus acolha a alma dele!

  • José Adalberto Pironti disse:

    Boa noite a todos, sou de Ribeirão Preto, São Paulo, e deixo aqui minha condolências aos familiares do Sr. Cardeal, que Jesus o receba em sua Páscoa definitiva, descansa em paz Dom Henrique.

  • Tive a graça de participar com Dom Henrique de um retiro em Salvador/Bahia.
    Fiquei encantado com seu modo de pregar nosso retiro.
    Um homem que transmitia uma fé inabalável é um amor profundo pela Igreja.
    Vai fazer muita falta …
    Padre Fred

  • Pe.Luiz Henrique Oliveira Alves E.P. disse:

    Meus sentimentos pelo passamento de tão brilhante e fiel pastor do rebanho a ele confiado pelo Senhor.
    Marcou a vida de muitos milhares de brasileiros que acompanhavam com entusiasmo seus lúcidos pronunciamentos em defesa da Fé. Que receba o prêmio que lhe está reservado no Céu.

  • DOMINGOS BATISTA DE ALMEIDA disse:

    Grande perda para igreja no Brasil. Seu testemunho de fidelidade e amor nos encoraja a viver a radicalidade do evangelho na esperança do céu.

  • Paulo Vasconcelos disse:

    Descanse em PAZ, D. Henrique. Sabemos que V. Eminência está entre os eleitos do nosso PAI ETERNO.

  • Lindas Palavras do Senhor Bispo dom Henrique quando fala sobre a vida é a morte, que descanse em paz no Reino de Deus que com certeza foi acolhido de braços abertos. Aos familiares ,paroquianos e especialmente irmãos do sacerdócio meus sinceros sentimentos.

  • Francisco J. A. Severiano disse:

    Que Jesus te receba, Dom Henrique Soares, Pastor Zeloso, Homem de palavra forte e Reta. Lamento sua partida, ante a falta q nos fará, ante a carência q temos de verdadeiros Pastores das ovelhas do rebanho do Senhor. Mas fico alegre por crer que, diante de Deus, por nós Intercederás.

  • Marina disse:

    Deus o tenha

  • LEONARDO disse:

    Que tristeza! Foi sem dúvida um grande homem e religioso.

  • ALBERTO disse:

    Que o Senhor recompense o nosso irmão Dom Henrique Soares e repouse na sua santissima paz…………..

  • Altino Rabelo & Eli Maria disse:

    REQUIESCANT IN PACE – Rezemos ao Deus Pai Celeste para que o seu exemplo e seus ensinamentos nos leve a poder dizer o que ele, com certeza, proclama agora: “Combati o bom combate, terminei a batalha, guardei a fé”. Nossa solidariedade aos diocesanos de Palmares, aos seus familiares, ao irmão Guto, seu filho espiritual, companheiro de programas que sofrem uma grande tristeza, pela perda material, ao lado da imensa alegria por ofertarem ao Céu, mais um Santo que intercederá por todos nós.

  • Jorge Maciel disse:

    Dom Henrique Soares da Costa era um filho amado de Deus que cumpriu sua missão neste plano e agora servirá ao Pai no Reino Eterno. Perdemos um grande Pastor, mas ganhamos um intercessor no céu. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno. E que a luz perpétua o ilumine.

  • Angela Marta Magalhaes Leite disse:

    Essa doenca é cruel,so o que tenho a dizer.Meu irmao tambem foi virima mais nao como acometido por esse mal,mais no exercicio do trabalho e doi muito perder pessoas tao boas que amamos tanto para um mostro invisivel.Meu sentimento

  • CONHECI DOM HENRIQUE NA IGREJA JESUS RESSUSCITADO ATRAVÉS DO NOSSO PÁROCO DO CORAÇÃO PADRE GENIVALDO GARCIA, DAÍ MR TORNEI SEU ADMIRADOR E AMIGO. SONHEI VENDO ELE UM DIA SENDO ESCOLHIDO PAPA E ELE SERIA CHAMADO PAULO II. NUNCA PENSEI DE VE-LO SER CHAMADO POR DEUS JESUS CRISTP AGORA, PARA UMA NOVA MISSÃO DO CÉU. QUE SEJA FEITA S VONTADE DE DEUS ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. COMO ELE DIZIA. SOMOS UMA SEMENTE SAMEADA PELO BOM SEMEADOR O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. DOM HENRIQUE FOI UM GRANDE PÉ DE TIGRO QUE RENDEU MUITAS SEMENTES BOAS PARA O CELEIRO DE DEUS AQUI NA TERRA E PARA O CÉU COLHIDOS PELOS ANJOS DE DEUS.

  • Deus o tenha!Muito triste!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − onze =