Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, celebrará uma missa no dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, dia 4 de outubro, para anunciar oficialmente a parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a empresa canadense Plastic Bank.
A ocasião servirá para o lançamento do projeto que visa unir fé e ação no cuidado com o Meio Ambiente. A Plastic Bank atua globalmente no combate ao despejo de plástico nos oceanos e na redução da pobreza extrema. Atendendo a um apelo do Papa Francisco, a instituição lançou um projeto que tem por finalidade reunir as comunidades de fé na missão de interromper o fluxo do plástico até os oceanos.
Como acontecerá?
O fiel levará seu resíduo plástico para a Igreja, a Plastic Bank irá coletá-lo e conduzi-lo em todos os processos até a reindustrialização do material. Parte do valor gerado será revertido para os projetos sociais das igrejas.
A Plastic Bank e a Arquidiocese esperam impactar significativamente nos próximos meses a Cidade Maravilhosa com uma cultura de reciclagem. Espera-se um engajamento não apenas dos fiéis, mas de toda a comunidade onde está localizada a Igreja.
A Plastic Bank
A Plastic Bank foi fundada no Canadá, em 2013, por David Katz e Shaun Frankson. Atualmente opera no Brasil, Haiti, Filipinas e Indonésia e já impediu que mais de 14 milhões de quilos de plásticos chegassem aos oceanos.
Serviço:
Local: Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha
Horário: 10h
Endereço: Largo da Penha, 19, Penha – Rio de Janeiro