Neste sábado, 26 de setembro, os moradores de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, receberão atendimento médico gratuito, a partir das 8 horas da manhã. A iniciativa faz parte do projeto “Trailer da Esperança”, uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo nefrologista Dr. Moisés Santana, diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de nefrologia e otorrinolaringologia.

Iniciativa leva medicina preventiva à comunidades carentes. Foto: divulgação. (Setembro/2020)

“Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como pressão alta e diabetes, até que o quadro foi evoluindo para insuficiência renal. Ou seja, cuidar da saúde primária é fundamental para evitar um problema maior”, conclui o especialista.

O atendimento nas localidades iniciou no último dia 12 de setembro com atendimento médico no bairro Planalto Caucaia. Além de consultas, houve também aferição de pressão, teste de glicemia, palestra sobre a campanha setembro amarelo e atendimento jurídico com o advogado Edson Santana. A população teve acesso ainda a serviços como corte de cabelo e massoterapia, além de apresentações culturais.

Neste sábado, dia 26, o Trailer da Esperança atenderá em comunidades de Caucaia.

As consultas obedecerão a um calendário de visitas, para que todos os bairros tenham o serviço médico garantido. Para ter acesso ao atendimento na unidade móvel de saúde, é preciso agendar pelo whatsapp (85) 99656-5151. Os moradores deverão levar a carteira de identidade (RG) para a marcação de consultas. A próxima visita do projeto será na Praça do bairro Catuana.

“O nosso projeto visa garantir os serviços básicos de saúde, nos bairros mais críticos, com alta vulnerabilidade social, até a zona rural, sobretudo as regiões mais distantes onde a população não conta com atendimento médico regular. Queremos alcançar também os que não possuem condições de buscar atendimento por causa da pandemia. Caucaia contabiliza mais de 300 mortes em decorrência do coronavírus. Em vez de levar o paciente até o hospital, ir até o paciente é uma forma mais segura e a única opção para muitos”, ressalta Dr. Moisés Santana.
O coordenador do projeto informa que todas as medidas de segurança serão tomadas para evitar aglomerações e filas.

Serviço: Unidade Móvel de Saúde levará atendimento médico primário e especializado para comunidades em Caucaia
Data: 26 de setembro
Local: Praça da Catuana
Horário: A partir das 8 horas
Agendamento de consultas: whatsapp (85) 99656-5151

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles