A missa com o rito de beatificação da jovem mártir de Santana do Cariri, no Ceará, Benigna Cardoso da Silva, prevista para 21 de outubro foi adiada para o ano de 2021, em data a ser confirmada. A decisão leva em conta a atual situação de pandemia. O bispo local, dom Gilberto Pastana, inclusive divulgou um vídeo no início deste mês em que comenta sobre a mudança:

Menina Benigna será beatificada.

“Hoje é muito improvável nós marcamos uma data. Vamos rezar, pedir a Deus que a gente vença essa pandemia, que se encontre logo uma vacina e, depois disso, sem dúvida, vamos remarcar essa data. Tão logo se marque, nós estaremos comunicando a todo o povo de Deus.”

Ao mesmo tempo, o pastor diocesano tranquilizou os fiéis, afirmando que o importante “é saber que ela já foi beatificada, agora, precisa fazer a celebração”. A cerimônia depende do Vaticano, da agenda e do calendário da Congregação para a Causa dos Santos, através do representante do Papa Francisco. Desde 2005, os ritos de beatificação são presididos pelo prefeito do dicastério e realizados, preferivelmente, nas dioceses. E dom Gilberto acrescentou:

Em 2 de outubro de 2019, o Papa Francisco autorizou a beatificação de Benigna, que há muito é invocada pelos fiéis como intercessora e “heroína da castidade”. Anualmente, uma romaria é organizada em sua homenagem, reunindo milhares de peregrinos.

Exclusivo] Blog entrevista amiga de infância de Benigna, a primeira mártir do Ceará reconhecida pela Igreja Católica

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles