O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro intimaram a Prefeitura de Petrópolis a proibir o funcionamento de templos e cultos religiosos. A intervenção gerou reação dos Bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em favor de Dom Gregório Paixão, Bispo de Petrópolis que pronunciou uma palavra de indignação sobre a vedação das Igrejas.

Dom Gregório foi enfático em sua palavra de protesto.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Dom Murilo conta que recebeu com surpresa a referida notícia. “Para nós cristãos esta decisão judicial nos causou uma profunda chaga por ter sido proferida justamente na semana sagrada do Natal”. O pastor do rebanho católico elenca em sua fala  todas muitas ações preventivas para diminuir a propagação do novo coronavírus feitas naquela Diocese.

O Bispo finaliza o vídeo de forma contundente. “Injustiça em uma linguagem direta é quando a gente não tem o direito de colher aquilo que plantamos, a omissão é sempre alimento para a injustiça e é por causa disso que deixo aqui minha palavra de profunda  indignação e de protesto”, enfatiza. Dom Gregório adianta que a Diocese lutará pelas vias adequadas pelos seus direitos.

No mesmo vídeo, Dom Gregório relembra que a atividade religiosa é  essencial. Esta conquista se deveu a decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro que incluiu, em março deste ano,  estas atividades como indispensáveis em meio ao combate ao novo coronavírus.

Dom Gregório recebe apoio dos Bispos do Regional Leste 1

“Como desde o início da pandemia assumimos com responsabilidade o cuidado das pessoas que frequentam nossos ambientes, causou-nos perplexidade a decisão da 2ª Vara Federal que, acolhendo um pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual ordenou o fechamento de templos religiosos em Petrópolis. Assim, unimo-nos à manifestação de Dom Gregório Paixão e nos solidarizamos a ele e a todos os seus diocesanos, pedindo que seja revogada essa decisão”, lê-se na nota dos Bispos do Regional Leste 1.

Assista ao vídeo de Dom Gregório com sua palavra de protesto contra a decisão da justiça de fechar Igrejas em Petrópolis

https://www.youtube.com/watch?v=ygwKu0QQq_U

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles