O autor Valber Carvalho dedicou sete anos de pesquisa e teve acesso a mais de 13 mil documentos sobre a vida e a obra da santa baiana

A esperada biografia Além da Fé – A vida de Irmã Dulce, escrita pelo jornalista Valber Carvalho, foi lançada no último dia 10 de dezembro em Salvador. O livro traz histórias e relatos inéditos de Santa Dulce dos Pobres, resultado de um extenso trabalho de pesquisa do autor que realizou mais de 500 entrevistas e estudou 13 mil documentos para escrever a obra de 624 páginas, amplamente ilustrada com fotos, charges e reprodução de matérias de jornal.

Os leitores terão a oportunidade de saber um pouco mais da vida e da personalidade da primeira santa brasileira, como também conhecer o contexto histórico e econômico da Bahia e do Brasil nos principais acontecimentos que marcaram a sua trajetória. A biografia começa antes de seu nascimento, a partir da história dos antepassados da sua família, passando pela influência de seu pai Augusto Lopes Pontes, a vocação desde cedo para as causas sociais, a iniciação religiosa e os principais momentos de sua vida até o ano de 1952, quando ela tinha 39 anos. Os outros anos de sua história, serão contados no segundo volume a ser lançado.

Para o autor, essa é uma obra que vai inspirar as pessoas, principalmente nessa época do ano, em tempos desafiadores. “As pessoas precisam conhecer a alma nobre de Irmã Dulce. Quanto mais descobrirmos sobre ela, mais vamos ser gratos por ter esse exemplo de amor e solidariedade na nossa história.”

Sobre Valber Carvalho

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia em 1984, trabalhou em diversos jornais da capital baiana: A Tarde, Tribuna da Bahia e Bahia Hoje. Em São Paulo integrou as equipes da Revista Imprensa, TV Manchete e TV Cultura. Ao retornar à sua terra, foi repórter da TV Bahia, afiliada da Rede Globo. A partir de 1999, durante 20 anos, foi redator final e apresentador do Programa Bahia Rural na mesma emissora. Desde julho de 2013, vem pesquisando a vida de Irmã Dulce. Percebeu que a parte mais preciosa da vida da santa estava refletida nos anônimos beneficiários de seus pequenos milagres cotidianos. Partiu em busca de garimpar esses testemunhos e encontrou verdadeiros cristais de “pequenas histórias”. O autor sustenta que, para entender o apostolado de Irmã Dulce, faz-se necessário voltarmos a prestar atenção no legado deixado por Jesus Cristo. Foi a partir de sua chegada a este planeta, que o Amor ao próximo passou a ser ensinado e praticado como um ato de vida.

Livro: Além da Fé – A vida de Irmã Dulce (Santa Dulce dos Pobres) / Parte I
Autor: Valber Carvalho
Editora: Irmabem
Páginas: 600
Preço: R$ 89,90
Assessoria de Comunicação

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles