Ceará é o terceiro Estado do Consórcio Nordeste que passa a adotar o Lockdown como medida urgente  para conter o avanço da Covid-19. A Arquidiocese de Fortaleza se pronunciará sobre as novas medidas nesta quinta-feira dia4, após a publicação do decreto, que valerá por 14 dias.

“Por hora, rezemos ao bom Deus para que nos ajude a superar este momento com fé e prudência, confiando que venceremos os desafios que o momento propõe”, escreveu Padre Watson Façanha, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, em nota publicada nesta noite no site da Arquidiocese de Fortaleza.

Atividade religiosa não é considerada “atividade essencial’ pelo Governo do Estado

O anúncio do Lockdown, que implica em medidas ainda mais restritivas e fechamento de atividades não essenciais foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em live, nesta quarta-feira (3).

Governador do Ceará em entrega de imagens religiosas ao Papa Francisco.

Na terça-feira (2), a produção do Blog Ancoradouro perguntou ao Governo do Estado se este considera a Igreja como atividade essencial. “Não é”, foi a resposta emitida pela assessoria.

É provável que os fiéis fiquem sem a possibilidade de celebrarem culto público neste mês dedicado a São José, padroeiro do Estado, mesmo tendo cumprindo os protocolos rígidos impostos pela Igreja desde o início do pandemia.

A Igreja não afrouxou em suas orientações quando previu o retorno gradual às participações com a presença de fiéis, em agosto de 2020. Durante a campanha eleitoral, enquanto  políticos promoveram diversas aglomerações e no final de ano e no carnaval também se verificou pouca atenção aos cuidados sanitários, a Igreja permaneceu firme em sua orientação.

“As pessoas encontram na Igreja um oásis, um porto seguro. Muitas estão desempregadas, outras tantas passando por desafios até de ordem psíquica e emocional por conta do atual cenário. A Igreja oferece e promove conforto, esperança e sentido de vida, ativos de suma importância para este tempo de calamidade pública, além de ajuda material em muitas situações. Nosso  serviço, embora não seja reconhecido por algumas autoridades, se mostra como tal para os fiéis que procuram nossas liturgias’, disse um clérigo  que preferiu não se identificar, ao blog.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles