Pelo segundo ano consecutivo, a Comunidade Católica Shalom realizará seu tradicional retiro de Semana Santa de forma on-line, entre os dias 1° e 4 de abril de 2021, devido às restrições da pandemia de Covid-19. A programação será voltada para o aprofundamento da razão da fé católica: Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sacerdote trabalha em Dicastério da Sé Romana.

O tema deste ano é “Deus nos amou primeiro” (1ºJo, 4-9) e tem o objetivo de unir todos os membros da comunidade e fiéis independentemente da distância física e celebrar esse mistério de amor e fé. O retiro, que todos os anos reúne milhares de pessoas em uma só causa, teve de se adaptar novamente à realidade virtual. “Neste ano, nós temos a oportunidade de viver uma Quaresma diferente. Estamos em todas as partes do mundo vivendo o isolamento social. No entanto, usaremos este isolamento para aprofundar a nossa fé”, afirma Padre Silvio Scopel, assistente local da Comunidade Shalom em Fortaleza.

Entre os pregadores do retiro deste ano, estão os fundadores da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo e a cofundadora Emmir Nogueira. Além deles, Pe. João Wilkes, que atualmente está na Missão de Roma, onde serve à Igreja no Vaticano como responsável do Setor da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e Pe. Cristiano Pinheiro, membro do Conselho Geral da Comunidade Shalom e está em missão em Nova Iorque (EUA) como Responsável Local.

Além de pregações, o evento on-line contará com momentos profundos de oração. Entre eles, está a Via-Sacra produzida por artistas e missionários da Comunidade. Neste ano, o itinerário da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus terá um momento de intercessão pelas vítimas da Covid-19. A Via-Sacra acontecerá na Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril, a partir das 10h30 no Retiro de Semana Santa. O momento também será de homenagem a essas pessoas, em que cada uma será lembrada de forma especial, e também de intercessão pelas suas famílias.

A organização reforça aos participantes a importância de realizar a inscrição no site semanasantashalom.com.br para ter acesso aos conteúdos por mais dias na plataforma, além de manter um contato com a organização do evento. O encontro será gratuito, podendo o participante contribuir com o evento com uma taxa simbólica no ato da inscrição do evento.

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade Shalom lança uma edição da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja. O livro será usado no retiro on-line para auxiliar os participantes nas pregações, na Via-Sacra e na Liturgia de cada dia da semana.

“Nossa expectativa é levar aos participantes, e mesmo dentro deste contexto de tantos sofrimentos, a meditarem e experimentarem do Amor primeiro de Deus por todos nós e assim celebramos com alegria a Festa da Páscoa”, reforça a missionária Jéssica Lopes.

Serviço:

Retiro de Semana Santa 2021 da Comunidade Católica Shalom

Data: de 1º a 4 de abril de 2021
Horários: das 9h às 12h (todos os dias)
Inscrição: https://semanasantashalom.com.br/
Youtube: https://youtube.com/comshalom

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles