A Paróquia de São José – Canindé prepara uma intensa programação para celebrar o mês de maio, dedicado à Virgem Maria. As atividades começam neste sábado, dia 1º, com Missa celebrada às 17h, em honra a São José Operário e abertura oficial do Maio Mês de Maria. Logo em seguida, às 18h, haverá a recitação do Santo Rosário, este primeiro rezado e meditado pelo Grupo do Terço dos Homens. Toda a programação será transmitida pelo Youtube, Facebook e Instagram da Paróquia de São José – Canindé. Para as atividades durante a semana precisa-se ser feito agendamento pelo telefone 3343-0050. 

Coroação de Nossa Senhora, na Paróquia de São José – Canindé, será feita em uma linguagem virtual.

“Durante todo este mês vamos meditar sobre o tema ‘Mãe do Rosário, rogai por nós!’”, afirma o pároco Padre Roberto. Desta forma, a Paróquia está em unidade com toda a Igreja na Maratona de orações pelo fim da pandemia empreendida pelo Santo Padre neste mês Mariano. A oração do Rosário consiste na reza de quatro Terços intercalados pela contemplação dos mistérios da vida de Cristo, desde a anunciação do Anjo à Virgem Maria. 

Durante todos os dias do mês haverá a oração do Regina Caeli (Rainha do Céu), ao meio dia. Nas segundas, quartas e sextas-feiras a Paróquia vai rezar a Novena à Nossa Senhora, às 18h. 

Destaque para o dia 22 de maio, data da coroação de Nossa Senhora. A programação está prevista para começar às 16h com uma programação que incluirá oração do Santo Terço, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e testemunhos. O ápice do cronograma é a Coroação à Nossa Senhora. “Preparamos a  coroação deste ano em uma linguagem para quem está assistindo em casa. Certamente será, além de um momento tocante, ocasião para rezarmos pelos falecidos deste tempo e render ação de graças ao Senhor, através da Virgem Maria, pelos recuperados da Covid-19”, explica o Diácono Vanderlúcio Souza.

Na parte cultural, a paróquia vai realizar no dia 23 a Feijoada de São José, organizada pelo Movimento Encontro de Casais com Cristo E.C.C . “O objetivo é levantar recursos para continuarmos com nossas ações de evangelização, manutenção do nosso templo, pagamento de funcionários e outras necessidades próprias de uma paróquia”, ressalta Padre Roberto. Toda renda será revertida para a Paróquia. 

Vigília de Pentecostes  

Outra novidade neste ano, é a realização da Primeira Vigília de Pentecostes, que será realizada do dia 22 para o dia 23 de maio. “Nesta Festa à espera do Espírito Santo vamos, a exemplo dos Apóstolos, nos colocar em oração unidos à Virgem Maria, como mostra o livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2”, explica o Diácono Vanderlúcio. Deste modo,  a programação também estará dentro do Maio Mês de Maria. 

Tradição 

A tradição da Coroação de Nossa Senhora no Brasil, remonta ao ato feito pela Princesa Isabel que deu sua coroa para Nossa Senhora Aparecida. Em 8 de setembro de 1904, o Papa Pio X, por decreto, coroou aquela imagem com a joia recebida da princesa, em uma solenidade realizada  na Praça. 

Em Canindé, a devoção à Nossa Senhora é muito forte, herança da evangelização e presença Franciscana no município. A primeira coroação de Nossa Senhora nesta cidade aconteceu em 1911, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, uma tradição que em 2021 completa seus 110 anos de criação.                                                  

A Paróquia de São José 

Criada em 2015, a Paróquia de São José – Canindé completou seis anos de criação no dia 31 de janeiro deste ano. A  missão da instituição é colaborar na evangelização em estreita unidade e profunda comunhão com a nossa Arquidiocese de Fortaleza.

A Paróquia de São José possui 24 comunidades divididas em 4 setores. Desenvolve diversas atividades de evangelização ao longo semana e mantém pastorais, grupos e movimentos como o Encontro de Casais com Cristo, Terço dos Homens, Terço da Misericórdia, Mães que Oram pelos Filhos, diversos corais, entre outros.

Programação do Maio Mês de Maria 

Dia 1° :: 17h – Missa em honra a São José Operário e abertura do Maio Mês de Maria 

1° a 31/5 :: 12h – Oração do “Regina Caeli” (Rainha do Céu). 

Transmissão:  Instagram  da Paróquia de São José 

Segundas, quartas e sextas-feiras :: 18h – Novena à Nossa Senhora

 Transmissão: Youtube, Facebook da Paróquia de São José 

Sábados :: 18h – Recitação do Santo Rosário. 

Transmissão: Youtube, Facebookda Paróquia de São José 

22/5  :: 16h – PSJ AO VIVO Edição Coroação 

18h –  Coração de Nossa Senhora

20h – Sorteio da Promoção

22h – Vigília de Pentecostes

 Transmissão: Youtube, Facebookda Paróquia de São José 

23/5 :: 10h – Feijoada de São José .

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles