Foi em um domingo de Pentecostes que a Paróquia São Pedro e São Paulo foi erigida no bairro do Quintino Cunha, em Fortaleza.

Paróquia é conhecida pela participação ativa dos fiéis .

“Era 17 de maio de 1970 quando o bispo da época, Dom José delgado, assinalou nos anais da arquidiocese mais uma paróquia ao povo de Deus, sendo seu primeiro pároco e fundador, o missionário lazarista Holandês, Padre Theodoro Kehrens“, relembra o atual pároco, Padre Gilvan Manuel.

Brasão da Paróquia São Pedro e São Paulo.

“Atualmente, a Paróquia situada no Quintino Cunha compreende mais nove comunidades nos seus arredores e continua sua missão de evangelizar e ser sinal do Reino de Deus, seja na celebração dos mistérios da fé, no atendimento ao povo de Deus e sobretudo aos mais vulneráveis”, relata o pároco.

Conhecida pela vivacidade pastoral, a Paróquia de São Pedro e São Paulo chega aos 51 anos com muitas lembranças e um projeto forte de evangelização.

Padres que já serviram na Paróquia de São Pedro e São Paulo.

“Fui coroinha nos tempos do do padre Teodoro. Ele vinha me pegar em casa em sua bicicleta. Nas suas missas, todas as crianças eram colocadas nos degraus do altar”, relembra o Paroquiano Clemilton Linhares.

“Ele sempre incentivava as famílias a rezarem o terço. Padre Theodoro foi um modelo para o nosso povo do Quintino Cunha”, afirma o homem.

A paróquia hoje

Além do pároco, a Paróquia conta com o vigário Padre Jânio José Pereira da Silva. Ao todo, 26 sacerdotes da Congregação da Missão (Padres Lazaristas) já serviram na paróquia como pároco ou vigário.

Presbitério da Matriz de São Pedro e São Paulo.

As comunidades de São José, Nossa Senhora dos Navegantes,
Imaculada Conceição,
Perpétuo Socorro, Rainha da Paz, Aparecida, São Vicente,
São Judas, P. Socorro no Cruzeiro e a igreja matriz compõem a abrangência geográfica da Paróquia.

Na Paróquia de São Pedro e São Paulo, a atividade pastoral é intensa. São pelo menos 27 agrupamentos entre pastorais e movimentos, que atuam nas mais diversas frentes de evangelização e assistência aos mais vulneráveis.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles