O Santuário de Canindé realiza neste ano a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, de 3 a 11 de fevereiro, com o tema “Nossa Senhora de Lourdes fortalece nossa fé para buscarmos a verdadeira fonte que é Jesus”. O primeiro dia da festa coincide com o Dia do Romeiro, data importante do calendário religioso da cidade. As atividades vão acontecer  sempre às 18h, na Quadra da Gruta, localizada atrás da Basílica de São Francisco das Chagas,  construída justamente em homenagem a este de Nossa Senhora. 

Cartaz da Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Conheça a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário de Canindé:

Nossa Senhora de Lourdes lembra a aparição de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous, na região de Lourdes, na França, no rochedo de Massabielle, em 25 de fevereiro de 1858, quando a adolescente recebeu a ordem para beber de uma fonte. Entretanto, no lugar indicado, não havia nada. Bernadete começou a cavar a terra com suas mãos, e apareceu uma pequena fonte, que jorrava cada vez mais forte. O povo doente que bebia desta água ou nela se banhava relataram muitas curas  milagrosas.

A água de Lourdes é natural. A própria Bernadette Soubirous disse certa vez: “Esta água é considerada como um remédio, mas você tem que manter a fé e rezar: esta água não poderia fazer nada sem fé”. Santa Bernadette era membro da “irmandade do cordão de São Francisco” e levava sua vida de freira na espiritualidade franciscana.

Quadra da Gruta em Canindé.

No Santuário de Canindé, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi construída pelo mestre Luiz Fabiano. Dela  jorra água para o romeiro beber. Esta gruta que se encontra perto da escadaria atrás da Basílica foi inaugurada no dia 11 de fevereiro de 1931. Alguns anos depois, quando se precisava do espaço para celebrar as missas da tarde, como a missa com os vaqueiros, recuaram a gruta para o final do terreno, mais perto do rio que leva o nome da cidade, o Rio Canindé.

A gruta é um importante ponto de visita na romaria. Devotos de São Francisco chegam ao local com garrafinhas para guardar a água que sai das pedras e levar para seus familiares e amigos.

É como dizem as orientações de Santa Bernadette para a gruta de Lourdes, na França, que também valem para a nossa gruta: “A água por si só, é nada mais que água natural. Mas quando o romeiro a bebe com fé, poderá experimentar a ajuda misericordiosa de Deus através da intercessão de Nossa Senhora”.

Gruta original de Lourdes.

Confira a programação:

03/02 (quinta-feira): Dia do Romeiro e Abertura da Festa de Nossa Senhora de Lourdes com o Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística.

Grupo responsável: Terço dos homens

Bairro convidado: Santa Luzia

04/02 (sexta-feira): 2ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: Santa Clara

Bairro convidado: Centro e Santa Clara

05/02 (sábado): 3ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: São Sebastião

Bairro convidado: Canindezinho

06/02 (domingo): 4ª noite  Celebração eucarística

Grupo responsável: Santa Cecília

Bairro convidado: Can

07/02 (segunda-feira): 5ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: Vicentinos

Bairro convidado: “S”

08/02 (terça-feira): 6ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: Congregação Mariana

Bairro convidado: Monte

09/02 (quarta-feira): 7ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: Filhos da Misericórdia

Bairro convidado: Cachoeira da Pasta

10/02 (quinta-feira): 8ª noite – Celebração Eucarística

Grupo responsável: E.C.C

Bairro convidado: João Paulo II

11/02 (sexta-feira): Dia da Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Celebração Eucarística

Grupo responsável: Mãe das Graças e Comissão da Juventude

Bairro convidado: São Mateus

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles