forca-de-vontade-1

Outro dia li um brilhante texto do grande escritor alemão Goethe falando sobre a importância de ter ousadia e determinação para realizar os grandes sonhos.

Antes do compromisso
Há a hesitação, a oportunidade de recuar,
Uma ineficácia permanente.
Em todo atos de iniciativa e criação
Há uma verdade elementar,
Cujo desconhecimento destrói muitas idéias
E planos esplêndidos.
No momento em que nos comprometemos
De fato, a Providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar,
Coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão,
Fazendo vir em nosso favor todo tipo
De encontros, de incidentes
E de apoio material imprevistos, que ninguém
Poderia sonhar que surgiriam em seu caminho.
Sempre que você pode fazer ou sonha que pode, comece.
A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.”

Goethe

Este pequeno texto fala sobre a lei da atração, amada por muitos e odiada por uma minoria que resiste a compreender a magia simples que existe por trás dela. Cada vez mais eu entendo porque tantas pessoas regeitam a lei da atração, sabe por quê? Por causa da sua simplicidade, só por isso! Ela é tão simples que muitos não acreditam que possa ser verdadeira.

Eu mesmo! Levei um tempo para utilizar esta lei a meu favor. Para utilizá-la ao nosso favor, precisamos mudar nossos padrões de pensamento. Temos que visualizar o que queremos e passarmos a focar os pensamentos em objetivos específicos. Percebo que tudo que eu conquistei na minha vida até hoje veio a partir de uma mudança nos padrões de pensamento.

Vou contar alguns exemplos. Sou um pouco tímido, mas venho trabalhando há muito tempo minha timidez a partir da vivência do hoje. Essa filosofia de vida quando aplicada de verdade nos ajuda a desenvolver a fé, a autoconfiança, a coragem, a determinação e a ousadia, tudo o que está colocado neste genial texto do Goethe.

Durante muito tempo tive dificuldade para namorar, muito por causa da timidez e de um sentimento de inferioridade que me dominava. Depois de quebrar muito a cara resolvi mudar meus padrões de pensamento para um estilo mais autoconfiante. Cheguei mesmo a fingir ser alguém extremamente confiante, o que me ajudou a por este padrão a meu favor. Hoje namoro uma garota incrível que só faz o meu mundo se tornar cada vez melhor dia após dia.

Vestibular e diversas provas que já fiz e passei. Percebo que em todas que passei eu estava extremamente confiante. No fundo do meu coração eu sabia que a vaga era minha e de mais ninguém, então passei.

É simples! E o que o Goethe fala sobre as situações favoráveis é bem verdade. Quando você quer, mas quer mesmo alguma coisa. Todas as experiências lhe levam a concretização e sucesso da empreitada. Mesmo que seja clichê é verdade sim: O UNIVERSO CONSPIRA A NOSSO FAVOR.

 Agora é preciso deixar claro que muitas vezes não conseguimos realizar o que queremos porque existe forças inconscientes envolvidas. Este é outro motivo para muitos acharem a lei da atração uma balela. Existe uma palavrinha que destrói a eficácia das nossas realizações chamada DÚVIDA. A dúvida, em si, não é ruim, ela se torna ruim quando nos leva a caminhos de AUTOSSABOTAGEM.

 Isso acontece quando você diz: “Eu vou passar naquele concurso com certeza…”, mas lá no fundo vem um pensamento do inconciente dizendo: “Eu não mereço essa vaga, existem outros candidatos bem melhores e mais preparados do que eu…”. Mesmo que você esteja confiante, se não limpar esses pensamentos até o nível da consciência, você dificilmente passará no concurso.

 Ou quando você diz: “Vou abordar aquela garota e vou convidá-la para sair…”, mas vem um pensamento de fracasso dizendo: “O que eu vou dizer para ela? Ela vai me achar um bobão! Ela é muito bonita, é muita areia pro meu caminhãozinho…”. Da mesma forma, enquanto pensamentos de fracasso estiverem presentes, a probabilidade de sucesso será diminuta.

 Quando você quer trabalhar com algo totalmente diferente do que faz atualmente diz: “Tenho certeza que essa nova empreitada será um sucesso. Serei muito feliz e realizado fazendo isso…”. Porém, vem lá do subconsciente o medo do novo, o medo de arriscar, o medo de fracassar. Você tem o pensamento: “Nossa! Eu nunca fiz isso! O que os outros vão dizer? Eles vão pensar que eu estou ficando louco!…”. Quase sempre, quando tentamos algo profissional totalmente diferente do habitual e o fracasso acontece, o motivo não é a incompetência, mas o medo em relação ao que os outros venham a dizer e pensar.

 É impossível falar sobre isso sem lembrar dos grandes empreendedores. Todos eles foram chamados de loucos e venceram! Para depois levarem “tapinhas nas costas”, como diria o Flávio Augusto.

 Acredite em você! No seu potencial! Seja um louco! Qual o problema? Você está lendo o texto de uma pessoa meio maluca que fez Física, mas é apaixonado por Filosofia, Psicologia, Teologia, Artes e todas as coisas belas que vem da natureza.

 Enfim! Tenha ousadia e determinação. Com esses ingredientes, garanto que você chegará muito mais longe…

E se quiser se aprofundar nos princípios da lei da atração, recomendo esse artigo abaixo do terapeuta André Lima, especialista nesta área. Vale a pena a sua leitura!

 5 passos para a lei da atração

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles