Artesanato da Mente

A lista do não aguento mais

2222 10

resolucoes-ano-novo

Hoje eu vou falar pra você sobre um tema que não é novo, não fui eu que inventei, mas que quando passei a utilizar na minha própria vida, fez toda, absolutamente toda a diferença. Estou falando da chamada “lista do não aguento mais”. O que quer dizer esta lista? Vou explicar.

 Ela existe para ser seguida por todas aquelas pessoas que desejam se libertar de muitas das amarras que são impostas por nossa sociedade, e mais ainda, para aquelas pessoas que tem um desejo profundo de seguirem seus próprios caminhos, sem ter de depender de um chefe.

 Eu tenho acompanhado há um tempo o trabalho do empresário Flávio Augusto e ele tem me ajudado muito a vencer os meus medos, a ter mais ousadia para correr atrás dos meus sonhos e para fazer aquilo que me faz vibrar de emoção, de paixão. E uma frase sua que vem martelando o tempo todo na minha mente e espero que venha chacoalhar na sua também é a seguinte: “Você sabe que está cada vez chegando mais perto dos seus sonhos quando define aquilo que NÃO quer mais em sua vida”.

 Essa frase tem uma força, um poder, que você não faz ideia… Ele dá exemplos próprios ao tocar nesse assunto. Quando ele trabalhava e tinha que pegar ônibus e metrô todos os dias, perdendo mais de duas horas do seu dia, ele tomou como objetivo e perseguiu com todas as forças o seguinte: “Não quero mais andar de ônibus”, e em pouco tempo, conseguiu dinheiro para comprar um carro. Depois ele tomou como objetivo “Vou me casar com a Luciana (sua esposa)”. E retirou do seu caminho tudo que era empecilho para isso. Ele casou aos 20 anos de idade e está casado com ela até hoje. Ele também decidiu trancar a faculdade que estava fazendo, pois era algo que definitivamente ele não queria mais. E com todas as coisas que ele foi dizendo “Não quero mais”, pouco a pouco ele foi se aproximando dos seus objetivos e conquistando muito mais até do que imaginava. Ele é verdadeiramente um grande exemplo. Para você ter determinação e dizer a você mesmo aquilo que NÃO quer mais, é preciso ter muita coragem, muita determinação, muita ousadia.

 Quero compartilhar algumas palavras do próprio Flávio Augusto que falam sobre isso:

 “Basicamente, o aumento da autoestima também aumenta a lista do que você passa a considerar ser inaceitável. Já a diminuição da autoestima aumenta brutalmente a aceitação passiva de sua convivência com o inaceitável.

Como o ingrediente fundamental da mudança é você decidir não conviver mais com o inaceitável, podemos afirmar que a autoestima é um ingrediente importante pra mudança que você tanto deseja pra sua vida.

Como você tem se relacionado com o inaceitável? A resposta pra essa pergunta é um excelente raio X do estado de sua autoestima…”

Flávio Augusto

Veja só! Uma palavra fundamental é a AUTOESTIMA, ou seja, o valor que damos a nós mesmos? Qual é o valor que você dá a você mesmo? É alto? É baixo? Essa é uma pergunta que não se pode fazer uma única vez. Não. Essa é uma pergunta que deve ser feita diariamente e ela pode nos impulsionar no crescimento pessoal. Quero salientar que esse valor que estou falando é no mais profundo da palavra, valores humanos, familiares, sociais, afetivos, espirituais e financeiros.

Eu estou correndo atrás dos meus sonhos. Já cai, continuo caindo, e sei que ainda vou cair bastante. Mas de uma coisa eu sei, as quedas que eu tenho levado estão me ajudando a cada vez mais me aproximar do que eu quero verdadeiramente para a minha vida, que é ajudar as pessoas a evoluírem através das minhas palavras escritas. E uma das coisas que foi crucial em todo esse processo foi a “lista do não aguento mais”. Eu já fiz essa lista diversas vezes escrevendo em um papel aquilo que não queria mais para a minha vida, e isso me deu a motivação necessária para crescer e conquistar o que queria. Vou citar poucos exemplos.

Quando era extremamente travado com as garotas (sou um pouco tímido, admito isso! Mas a trabalho todos os dias), eu fiz minha lista do não aguento mais e coloquei como propósito: “Não aguento mais ser tão travado com as garotas”. E o que aconteceu? Em menos de dois meses encontrei uma namorada incrível, exatamente como eu queria, e estamos juntos até hoje.

Quando estava na Graduação em Física disse: “Não aguento mais conviver com tanta gente egocêntrica e prepotente. Não aguento mais ser tratado como um lixo pelos professores. Não aguento mais estudar tanto e ter que ser um puxa-saco dos professores para conseguir algum destaque…”. A lista era imensa! Nem vale a pena colocar todos os pontos aqui… Resultado? Descobri que minha maior vocação não é com a Física teórica, mas com as pessoas, através das palavras. Essa foi a experiência que mais mudou a minha vida até hoje, e a que mais me fez sofrer também. Conto com bem mais detalhes no meu e-book gratuito, se você ainda não baixou, o link está logo abaixo:

E-book: Descobrindo um novo sentido no viver

Por fim. O meu mestrado. Disse para mim mesmo: “Não aguento mais fazer pesquisas que eu não quero. Não aguento mais ter que fazer tudo o que a minha orientadora pede e ter de ficar calado. Nao aguento mais escrever desse jeito que eu odeio (seguindo as normas da ABNT), não aguento mais ter que fazer um doutorado para ter algum espaço dentro da universidade…)”. Essa também foi uma lista bem grande! Resultado? Não quis fazer o doutorado e não faço a menor ideia se ainda vou fazer um dia.

Poderia citar vários outros exemplos, mas com esses dá pra ter uma boa noção. Eu fiz as muitas “listas do não aguento mais” e estou cada vez mais perto de conquistar o que eu realmente quero, seguir meu próprio caminho, sendo feliz, ajudando as pessoas e crescendo junto com elas. Esse é meu maior desejo e estou correndo atrás dele para realizá-lo.

E você? Já fez a sua “lista do não aguento mais”? Eu posso afirmar para você que ela pode ser libertadora, mas digo também que ela só será libertadora se você tiver muita coragem e muita ousadia. Digo como o próprio Flávio Augusto: “Você terá que ter muita garra, força, determinação, para sair de dentro do galinheiro e voar no mais alto do céu, como fazem as águias…”.

 Sigamos em frente…

Recomendado para você

10 Comentários

  • Maria Lana. disse:

    Isaias, encontrei seu Blog por acaso. Que maravilha ele é, parabéns! Irei fazer a minha lista do “Não aguento mais.”

    • Isaias Costa disse:

      Que ótimo Maria Lana! Certamente sua vida dará grandes saltos de qualidade se você fizer essa lista não só uma vez, mas diversas vezes ao longo dos anos. Sempre temos coisas para deixar pra trás e você já está percebendo isso muito bem, tenho certeza disso! Beijo!

  • maria oliveira meller disse:

    Li na noite passada ,o livro Geração de Valores, do Autor Flávio Augusto, e estee deu o impulso que precisava para lançar minha marcar, que já tenho registrada à meses e por covardia ! Ainda não lancei!
    Ler esse livro , literalmente , foi um chute no traseiro!!
    Não aguento mais minhas desculpas!

    Obrigada ,Bruno Varisco! Pelo presente!!

  • maria oliveira meller disse:

    Gostaria de receber em meu email, mais informações de superação de comodismo?!

    • Isaias Costa disse:

      Infelizmente Maria Oliveira, este blog não tem esse mecanismo dos conteúdos exclusivos para e-mail. Mas posso lhe dar umas dicas boas. Pelo menos para mim, dois livros que me ajudaram demais a me tornar mais autoconfiante e superar o comodismo foram esses:
      – Poder sem limites
      – Desperte o seu gigante interior

      Os dois são do autor americano Anthony Robbins, ele é considerado um guru nesse tema da autoconfiança e liderança. Tem os livros dele pra baixar na internet e tem pra vender nos sebos virtuais bem baratinho. Vale a pena! Acredito que pode lhe fazer muito bem. Outras dicas minhas estão em outro comentário em resposta ao amigo Rodrigo. Dá uma lida nele também! Se tiver alguma dúvida ou quiser mais algum esclarecimento é só escrever. Abraço!

  • Rodrigo disse:

    Cara, hoje evito muito dizer o que não quero e sim buscar apenas me focar no que desejo. O que posso fazer?

    • Isaias Costa disse:

      Você precisa cada vez mais desenvolver sua AUTOCONFIANÇA meu amigo. Não é tão simples, nem algo da noite para o dia, é um exercício que se faz e se melhora um pouquinho a cada dia. A dica que lhe dou é ler livros e assistir a vídeos edificantes de pessoas que sabem transmitir essa mensagem e impulsionar nessa direção. Recomendo fortemente os livos do místico OSHO, são todos absolutamente incríveis, eles farão uma revolução na sua vida. E uma dica boa de vídeo são os do terapeuta LUIZ GASPARETTO, a maioria é voltada para a prosperidade e autoconfiança.
      Procura na net, tem muita coisa boa dos dois. Qualquer dúvida ou outras sugestões, é só escrever. Abraço!

  • Edna disse:

    Gostei muito da lista ñ AGUENTO MAIS.Espero um dia ter essa coragem de fazer essa lista pois.

  • Bianca Linhares disse:

    Isaias,
    quantos textos maravilhosos, quantos ensinamentos, palavras de conforto, confiança você transmite. Encontrei teu blog a pouco tempo, mas já li vários artigos, e ás vezes passo horas lendo… Com certeza consegue ajudar as pessoas com tuas sabias palavras.
    Grande abraço!!!!!

  • Walter C. Vianna.:. disse:

    Bom seus comentários e ensinamentos, vieram aos meu encontro..Preciso acender minha chama interna,vejo,um lado escuro, aguardando, aguardando,brilhar…Ser Auto confiante,, aumentar minha estima, esta é minha Met.A.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *